NBA

O Oklahoma do ‘triplo-duplo’ Westbrook vai ficar fora dos playoffs? Leia os prognósticos!

Foto: Christian Petersen/Getty Images

NBA tem três jogos nesta terça, com destaque para o decisivo confronto do City Thunder contra Portland.

Vamos às rapidinhas da NBA antes de entrarmos na prévia desta terça?

» Recém-contratado pelos Cavs, o pivô australiano Andrew Bogut fraturou a perna logo na estreia e talvez nem jogue mais nesta temporada. O Cleveland, que perdeu Bogut, perdeu também para o Heat: 106×98. A fase dos Cavs só não é mais preocupante porque os Celtics também estão deixando vitórias pelo caminho. A equipe foi derrotada pelos Clippers por 116×102 em um show do veterano armador Jamal Crawford, de 36 anos, que ofuscou Isaiah Thomas.

» O grande jogo da segunda-feira foi San Antonio Spurs 112×110 Houston Rockets (bingo para o Ganhador, que cravou o placar!). O partidaço foi definido só na última bola, com um toco inesquecível de Kawhi Leonard em James Harden. MVP à vista para ele?! Quanto aos Spurs, já vimos este filme antes. Caminham em silêncio, não chamam a atenção, jogam com eficiência, usam o banco, defendem com agressividade e…brigam pelo título. Vai ser assim também neste ano. É a oitava vitória seguida dos comandados por Gregg Popovich.

» “Splash Brothers”? Que nada! Quem tem salvado o Golden State é o excelente Andre Iguodala, que saiu do banco para cravar 24 pontos e comandar a virada dos Warriors sobre os Hawks por 119×111 nesta noite. O Golden State segue o melhor time da NBA – e a força do seu banco de reservas é um ponto a favor que tem tudo para ser ressaltado daqui até o fim da temporada regular.

Pronto. Vamos agora aos três interessantes jogos da NBA nesta terça (7):


22h00 – Oklahoma City Thunder, campanha com aproveitamento de 55% (1.34) x Portland Trail Blazers, 42% (3.35)
Que todos esperem muita agressividade do primeiro ao último minuto. Será um duelo essencial para as ambições que ambas as equipes têm de ir para os playoffs. É praticamente um mata-mata dentro da temporada regular, pois o Thunder está em sétimo e os Blazers, em nono. Entre eles está o Denver Nuggets (oitavo), e é bem provável que esses três times briguem entre si por duas vagas. O Oklahoma está em queda, em que pese a fantástica fase de Russell Westbrook, que mantém uma média individual acima de um triplo-duplo por partida. Não temos o costume de fazer isso, mas Westbrook merece: são absurdos 31 pontos, 11 rebotes e 10 assistências como média de suas 63 partidas jogadas até aqui!! O Thunder vem de três derrotas seguidas, e uma delas foi para o próprio Portland, no final de semana. As outras duas quedas foram para os Mavs (!) e para os Suns (!!). Preocupante. Pelos lados do Trail Blazers, há vantagens importantes. Além das duas vitórias seguidas, a equipe vem de um inesperado descanso da última noite: o jogo contra os Wolves foi adiado devido à quadra escorregadia. O confronto direto é surpreendentemente favorável ao Portland: 2×1 na temporada, com 114×109 como resultado mais recente.
Palpite:
Blazers vencem por 7-9 pontos

22h30 – Dallas Mavericks, 41% (1.16) x Los Angeles Lakers, 30% (5.50)
A novidade da semana da NBA é também uma das mais tristes dos últimos tempos. Os Lakers foram ultrapassados pelos Suns e ocupam agora a lanterna da Conferência Oeste. Isso mesmo. O Los Angeles multicampeão de Magic Johnson e Kobe Bryant ocupa atualmente a 15ª posição entre as 15 equipes da zona. Nesta situação, qualquer adversário que enfrente os Lakers entra em quadra como evidente favorito. Vai ser este o caso do Dallas, que tampouco está tão melhor: é só o 10º no Oeste, mas tem time e ânimo para ganhar dos Lakers sem maiores complicações. Os Mavs carregam 4-1 nos últimos cinco jogos; os Lakers, 0-5 no mesmo período. Que surpresa: Los Angeles não vence Dallas desde abril de 2013!
Palpite:
Mavs vencem por 10-13 pontos

23h00 – Phoenix Suns, 33% (2.41) x Washington Wizards, 60% (1.58)
Os Suns, como descrevemos no caso dos Lakers, brigam para fugir da lanterna. E estão se dando bem: somam três vitórias seguidas, a melhor sequência do ano. Já os Wizards estão em caminho oposto. Superaram o Toronto e são hoje a terceira força do Leste, atrás apenas de Cleveland e Boston. O time está com tudo: soma 7-3 nas últimas dez partidas, credenciando Washington a frear até com certa tranquilidade esta ascensão do Phoenix. Há um único confronto direto na temporada: 106×101 Wizards em novembro.
Palpite:
Wizards vencem por 3-6 pontos