Copa do Brasil

Noite de gala! Grêmio x Fluminense pela Copa do Brasil!

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio e Fluminense se enfrentam às 21h45, na Arena do Grêmio.

Tricolores gaúcho e caricoca fazem logo mais a primeira metade dos 180 minutos de sua chave das oitavas de final da Copa do Brasil, em Porto Alegre. O jogo de volta está previsto para o dia 31, às 19h30, no Maracanã.

 

Grêmio estreia na Copa do Brasil

Por estar disputando a Taça Libertadores da América, o Grêmio foi isento das primeiras etapas da principal competição copeira nacional. O duelo contra o Fluminense marcará a estreia do tricolor gaúcho na Copa do Brasil. Os comandados por Renato Gaúcho, que fracassaram no Estadual, ainda estão vivos no certame internacional, no Brasileirão e na Primeira Liga.

O Grêmio, que começou o ano alternando boas e más apresentações, parece ter alcançado uma estabilidade no patamar de cima. Prova disso foi sua última exibição no domingo, pelo Brasileirão, contra o Botafogo. A melhora de alguns jogadores, como Michel, é nítida. Ramiro também se destaca, como elemento surpresa no ataque. Já Arthur é o novo xodó da torcida e ganhou o apelido de Rei Arthur. Outro que vem aprimorando sua técnica é Luan, cujas negociações de renovação de contrato estão evoluindo.

Os desfalques para o espetáculo de hoje ficam por conta de Marcelo Oliveira, com luxação no ombro, e Edílson, suspenso. Bolaños provavelmente não irá a campo, apesar de ter deixado o departamento médico ontem.

 

Fluminense decidirá em casa

O Fluminense começou com o pé direito no Brasileirão ao bater o Santos por 3 a 2. O clube também leva a sério a Copa do Brasil e a comissão técnica já alertou seus atletas sobre o regulamento. O Pó de Arroz decidirá a vaga no Rio de Janeiro, mas não pode pisar no gramado do Maracanã precisando de muitos gols para avançar. Outro detalhe que poderá ser decisivo é o número de tentos marcados fora de casa. Por isso, fazer gols em Porto Alegre é muito importante.

O Grêmio é o primeiro rival da Série A com o qual o Fluminense cruza este ano. Na campanha carioca, Globo-RN, Sinop-MT, Criciúma e Goiás foram batidos, mas nenhum deles era da elite. Até aqui, o Richarlison e companhia venceram quatro vezes, empataram uma e perderam uma pelo torneio.

Wellington Silva e Orejuela ficaram no Rio se recuperando de contusões. O primeiro sente dores no púbis e o segundo nas duas coxas. Eles encararam o Santos no sacrifício.

Em outra frente, a agremiação das Laranjeiras não aguenta mais os seguidos prejuízos do Maracanã e aguarda ansiosamente que o America renove todos os laudos do estádio Giulitte Coutinho para que a casa americana seja também o lar do Fluminense.

Os prováveis artistas deste espetáculo:

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Cortez e Michel; Arthur, Ramiro e Luan; Lucas Barrios e Pedro Rocha. Técnico: Renato Gaúcho.

Fluminense: Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Pierre, Wendel e Sornoza; Marcos Junior, Richarlison e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

    

Grêmio tem vantagem no mata-mata com o Flu

Grêmio e Fluminense se chocam pela sexta vez na história da Copa do Brasil. Nas cinco guerras anteriores, os gaúchos avançaram em três e os cariocas em duas. Todas as eliminatórias foram de oitavas ou de quartas de final.

Deu Grêmio em 2001 (1 a 0 e 0 a 0), em 2004 (2 a 2 no Rio e 4 a 1 no Olímpico) e em 2010 (dois triunfos gremistas por 3 a 2 e 2 a 0)).

O Flu prevaleceu em 2005 (dois êxitos por 3 a 0 e 1 a 0) e em 2015. Nesta última vez, tivemos dois empates: 0 a 0 e 1 a 1. Os gols fora de casa foram determinantes para o sucesso carioca.

    

Também hoje

No mesmo horário, em São Paulo, Palmeiras e Internacional duelam na Arena Palmeiras. Ambos estrearam de maneira formidável no Campeonato Brasileiro. Apesar de se tratar de um clássico nacional, é impossível negar o favoritismo do Verdão. Além de ser o campeão nacional, permanece como um dos favoritos a repetir a conquista este ano, além de ter feito um belo Paulistão. O Inter, como todos sabem, está na Série B e perdeu a final do Gauchão para o Novo Hamburgo. Repito que ambos estrearam goleando no Brasileirão. Mas cada um em sua série…a partida de volta entre gaúchos e paulistas está confirmada para o dia 31, às 21h45, no Beira-Rio.

 

Próximos jogos e quartas de final

Semana que vem, teremos a abertura da última eliminatória com Paraná x Atlético-MG. Já Atlético-GO e Flamengo decidirão quem seguirá adiante no mata-mata.

As oitavas de final terminarão no dia 01 de junho e os emparelhamentos das quartas de final serão determinados por sorteio, que será realizado na sede da CBF.

 

Oitavas de final, jogos de ida:

  • Quarta-feira, 17 de maio, às 21h45: Grêmio x Fluminense
  • Quarta-feira, 17 de maio, às 21h45: Palmeiras x Internacional