Brasileirão Série A

No Morumbi, São Paulo busca a 2ª vitória seguida no returno do Brasileiro contra o líder Corinthians

Foto: Agência Corinthians

São Paulo e Corinthians fazem, a partir das 11 horas, a matinê do Campeonato Brasileiro no estádio do Morumbi abrindo os jogos do domingo pela 25ª rodada da competição. Embalado pela vitória (foi por pouco!) sobre o Vitória na rodada anterior, fora de casa, o tricolor contará com o apoio da torcida para derrubar o Corinthians, que lidera o Brasileirão com folgas, mas que perdeu rendimento no returno e ainda se recupera do desgaste da viagem até a Argentina, na última quarta-feira, onde foi eliminado da Copa Sul-Americana pelo Racing, após empatar o jogo em 0 x 0 (no jogo de ida, empate em 1 x 1).

 

Uma semana para treinar

Depois da vitória fora de casa na última rodada, o São Paulo teve uma semana para se preparar para o clássico paulista deste domigo. Sem problemas para escalar o time, o técnico Dorival Júnior deve manter a aposta de Militão improvisado na lateral-direita e, talvez, comece o jogo com Cueva no meio, já que poderá contar com o volante Jucilei, que volta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Jogar em casa é um alento para o São Paulo neste momento uma vez que 18 dos 27 pontos que a equipe tem no Brasileirão foram conquistados como mandante. Mesmo assim, o aproveitamento geral do tricolor como mandante é mediano: apenas 57%.

Com um bom ataque – foram 32 gols marcados até aqui – o problema maior do tricolor tem sido a fragilidade de sua defesa, que foi vazada em 36 oportunidades e é a terceira pior do campeonato. Para deixar tudo um pouco mais complicado, dentre as qualidades de Dorival Júnior não está a montagem de bons sistemas defensivos.

Mesmo assim a comissão técnica, o elenco e a torcida acreditam que chegou o momento de o São Paulo embalar para sair do Z-4, pontuando contra o Corinthians.

 

Líder vacilante

Depois de um primeiro turno irretocável e de cravar na história a melhor campanha no Campeonato Brasileiro de pontos corridos até hoje, o Corinthians perdeu gás e viu seu desempenho cair no returno da competição. Em 15 pontos disputados, o líder do Brasileirão conquistou apenas 6, ficando atrás de Botafogo (12), Avaí (11), Cruzeiro (10) e Atlético-GO (10) times que, pela ordem, mais pontuaram no segundo turno.

Para piorar a situação do alvinegro, sua viagem até a Argentina foi infrutífera e o empate em 0 a 0 diante do Racing na última quarta-feira colocou o Timão fora da Copa Sul-Americana – tudo bem que o foco da equipe é o Brasileiro, mas ninguém gosta de ser eliminado de uma competição internacional. Concentrado apenas no campeonato nacional, o líder isolado precisa voltar a pontuar para manter sua “folga” na tabela, definir o título e começar a pensar 2018.

Para isso, o técnico Fábio Carille deverá contar com sua força máxima – o que significa dizer que Maycon e Guilherme Arana (que ficou no Brasil fazendo aprimoramento físico) irão para o jogo. O que é bom e também ruim: todo mundo já sabe o que esperar desta formação do Corinthians que, embora jogue certinho, ficou previsível – como bem mostraram Vitória e Atlético-GO em seus triunfos sobre o líder em pleno Itaquerão.

 

Histórico recente

Jogando no Morumbi, o São Paulo não vem tendo sorte contra o Corinthians. Pelo menos é isto que podemos extrair dos últimos 10 jogos entre as duas equipes na casa tricolor: foram 4 vitórias alvinegras, 4 empates e apenas 2 vitórias dos donos da casa.

 

Nosso palpite

É inegável que o Corinthians vem para o jogo muito mais cansado que o São Paulo depois de sua viagem até a Argentina. Mas como visitante, o Timão tem um aproveitamento de 79% – maior que seus números como mandante. É uma equipe que gosta de jogar fora de casa, fechada, esperando pelo adversário para poder definir a partida em um contra-ataque cirúrgico.

O São Paulo, obviamente, não irá para cima do alvinegro desesperadamente. Porém, o empate não é bom para o tricolor e gastar o tempo é a arma do Corinthians. Se o jogo for para o intervalo empatado (o mais provável), empurrado pela torcida, o São Paulo se verá na obrigação de agredir o líder do Brasileirão e isso será fatal.

Meu palpite é que o Timão fatura mais esta por 2 a 1 e equilibra sua balança pessoal de aproveitamento no segundo turno.

 

Caneladas ao vivo

Acompanhe amanhã no Twitter do Ganhador nossas Caneladas ao Vivo para Fluminense e Palmeiras pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro – só porque alguém na CBF achou que era uma boa ideia marcar São Paulo e Corinthians para as 11 horas da manhã… #espertosoquenao

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 25ª rodada do Brasileirão terá os seguintes jogos:

Sábado – 23/09/2017

  • 19:00 – Flamengo x Avaí – Ilha do Urubu (Premiere) – Palpite: Avaí
  • 21:00 – Santos x Atlético-PR – Vila Belmiro (Premiere) – Palpite: empate

Domingo – 24/09/2017

  • 11:00 – São Paulo x Corinthians – Morumbi (Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Atlético-GO x Cruzeiro – Olímpico (Globo, Premiere) – Palpite: Atlético-GO
  • 16:00 – Fluminense x Palmeiras – Maracanã (Globo, Premiere) – Palpite: Fluminense
  • 16:00 – Coritiba x Botafogo – Couto Pereira (Globo, Premiere) – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – Chapecoense x Ponte Preta – Arena Condá (Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Atlético-MG x Vitória – Independência (Premiere) – Palpite: empate
  • 19:00 – Bahia x Grêmio – Arena Fonte Nova (Premiere, SporTV) – Palpite: Bahia

Segunda-Feira – 25/09/2017

  • 20:00 – Sport x Vasco – Ilha do Retiro (Premiere, SporTV) – Palpite: Vasco