NBA

NBA: o que acontece com Kawhi Leonard?

Foto: Thearon W. Henderson/Getty Images

Astro do San Antonio Spurs tem talento para fazer frente a qualquer um – LeBron e Curry inclusive -, mas seu corpo o fará perder este começo de temporada   

A camisa de Kawhi Leonard é a #2 – mas em termos de talento, pode ser colocado como o número 1 por quem quer que seja. Aos 26 anos e vendo o auge da sua energia ser atravessado apenas como um espectador da dinastia LeBron James e Stephen Curry, o fantástico ala-armador do San Antonio Spurs poderia ser bem mais do que é não fossem os problemas físicos que atrapalham a sua decolagem rumo ao estrelato que merece.

 

Warriors: os grandes beneficiados

O mundo anda tão acelerado que convém lembrar. O San Antonio Spurs atropelava o Golden State Warriors no Jogo 1 da decisão do Oeste do último playoff da NBA. A vantagem pró-Spurs era de 25 pontos. Foi quando Kawhi sofreu uma entrada tida como “criminosa” pelo técnico Gregg Popovich e mal jogou depois dali, com o tornozelo detonado.

Os Spurs perderam a partida e o playoff por um 4×0 que mostrou toda a “Leonardependência” que a franquia sofre do exuberante basquete de Kawhi. Sim, sabemos que ele esteve em quadra depois daquela trombada animalesca do pivô Zaza Pachulia, mas jogar em alto nível, de fato, não foi mais possível.

A temporada 2017/2018 está começando para Kawhi Leonard infelizmente da mesma maneira como terminou a anterior: com lesões e sem poder fazer o que ele faz como poucos, que é comandar sua equipe com uma liderança humilde, bem ao gosto de Popovich.

Os números de Leonard na última temporada regular não precisam de legendas. Ele terminou com médias de 25,5 pontos, 6 rebotes e 3,5 assistências. Ficou com a terceira posição também na votação para MVP, atrás só de Russell Westbrook e James Harden.

Ninguém em San Antonio sabe bem quando ele irá voltar – Kawhi, afinal, sequer participou dos jogos da pré-temporada e já é baixa certa para o arranque da Temporada Regular, marcada para esta sexta (20).

A versão oficial indica um problema muscular na coxa direita, mas o próprio Popovich é muito vago para tratar do tema: “Não acompanho esses assuntos. Ele está na mão dos nossos médicos”.

 

Um astro precoce

Aos fanáticos por LeBron James e Stephen Curry, vale lembrar que Kawhi foi campeão da NBA em 2014 em cima do Miami Heat de LeBron. Além disso, o jovem foi eleito MVP das finais com tão somente 22 anos. É um craque bem à moda antiga, cujo destaque vem de toda sua aplicação em quadra, e não de atitudes de ostentação ou de desrespeito.

Por conta de seu perfil discreto, não há especulações nos Estados Unidos sobre eventuais crises psíquicas e outras histórias nebulosas que envolvem o esporte de alto rendimento no país. A versão que vem do corpo médico do San Antonio Spurs é a mais aceita por todos: Kawhi acabou fazendo um esforço extra com seu corpo para curar a lesão no playoff, e agora a conta está sendo cobrada com um desequilíbrio que afeta a sua participação nos treinos e nas demais rotinas da franquia.

Sem Leonard, os Spurs vão ser praticamente um time de veteranos na NBA. Manu Ginóbili está com 40 anos; Paul Gasol, 37, enquanto Tony Parker tem 35 e La Marcus Aldrige, 32.

É de se esperar uma campanha parecida com a do ano passado. Os Spurs terminaram a Temporada Regular da Conferência Oeste na segunda colocação e perderam a final do setor justamente para os ponteiros, o absoluto Golden State Warriors.

A última conquista da NBA foi a de 2014, ano em que representou o penta dos Spurs, somando-se às taças de 1999, 2003, 2005 e 2007. O time que já teve Avery Johnson, David Robinson e Tim Duncan hoje tem uma vela bem posta no vestiário e uma reza das mais fortes para Kawhi Leonard voltar logo a ser o cara brilhante em quem todos confiam.

 

Jogos da pré-temporada da NBA

Sexta-feira, 13 de outubro

  • Charlotte Hornets 111×96 Dallas Mavericks
  • Orlando Magic 106×113 Cleveland Cavaliers
  • New York Knicks 103×110 Miami Heat
  • Chicago Bulls 104×125 Toronto Raptors
  • Vancouver Grizzlies 142×101 New Orleans Pelicans
  • Houston Rockets 97×106 San Antonio Spurs
  • Philadelphia 76ers 119×95 Miami Heat
  • Golden State Warriors 117×106 Sacramento Kings
  • Milwaukee Bucks 107×103 Detroit Pistons
  • Los Angeles Clippers 104×111 Los Angeles Lakers
  • Phoenix Suns 114×93 Brisbane Bullets
  • Portland Trail Blazers 129×81 Haifa Maccabi Haifa

Terça-feira, 17 de outubro

  • 22:00 – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics – Palpite: Cavs