NBA

NBA: Com Kyrie Irving inspirado, Cleveland Cavaliers abre 3 a 1 sobre o Boston Celtics na final do Leste

Foto: Gregory Shamus/Getty Images

Série decisiva pode ser encerrada já nesta quinta-feira

Jogando em Cleveland, o Cleveland Cavaliers venceu o Boston Celtics por 112×99 na noite desta terça-feira (23), na quarta partida válida pela decisão da Conferência Leste da NBA. Com o triunfo, a série agora está 3-1 para os Cavs, que só precisam ganhar mais um único confronto para avançar à grande final da temporada 2016/2017 do melhor basquete do mundo.

   

VERDES DE SUSTO

O Cleveland começou a partida desta terça vacilando e repetindo o fraco desempenho do segundo tempo do Jogo 3, quando foi amplamente dominado pelos Celtics. Mesmo sem seu astro, o baixinho bom de bola Isaiah Thomas, os verdes de Boston arrasaram os Cavs no primeiro quarto com um 29×19 no placar. A vantagem cresceu até chegar aos 16 pontos no segundo período. E quando todos imaginavam que a série do Leste poderia ter um surpreendente 2-2, eis que LeBron James e companhia colocaram as coisas no devido lugar.

A segunda parcial já foi 28×28 – o quarto mais emocionante que nós, do Ganhador, vimos nessas decisões de conferência. Boston e Cleveland jogaram tudo o que sabem, e mesmo assim o placar no intervalo apontava um surpreendente 57×47 para os Celtics.

Estava por vir mais um jogaço no segundo tempo – e veio.

   

KYRIE IRVING EM NOITE DE LEBRON

O mais interessante desta final do Leste está sendo perceber como os coadjuvantes tomaram para si os papeis dos astros.

Com a partida complicadíssima, quem salvou os Cavs na Quicken Loans Arena foi Kyrie Irving, que fechou a noite com 42 pontos. E vejam que interessante: 21 desses 42 pontos vieram do terceiro quarto, quando o Cleveland mais precisou.

A atuação de Irving foi tão notável que ele precisou até mesmo superar o susto de torcer o pé e quase deixar a quadra.

Motivado pelo brilhante momento do armador, LeBron mostrou que segue também o “King James” de quem todos esperam tudo.

Ele inclusive protagonizou um dos lances mais engraçados da temporada. Foi na metade do terceiro quarto, quando errou, sozinho e com a bola totalmente na mão, uma enterrada daquelas que ficam na história provando que até os craques bilionários cometem as suas falhas.

Mesmo com um vacilo aqui ou ali, LeBron fechou a partida com números notáveis. Foram 34 pontos, 5 rebotes e 6 assistências.

E um detalhe da sua atuação diz muito sobre o estilo de jogo adotado pelos Celtics em Cleveland. O Boston abriu os tais 16 pontos de frente justamente quando LeBron não esteve em quadra, sobrecarregado por quatro faltas apenas no primeiro período.

Concluindo o “supertrio” dos Cavs, Kevin Love fechou o Jogo 4 com um duplo-duplo, atingindo 17 pontos e impressionantes 17 assistências.

O Boston fez o que dava e o que não dava. Sem Isaiah Thomas, a chance de vencer por duas noites seguidas o Cleveland Cavaliers em Cleveland era mesmo improvável demais.

Isso posto, há atuações que merecem destaque sim: o ala Jae Crowder, por exemplo, fechou o jogo com 18 pontos e 8 rebotes.

   

E O QUE ESTÁ POR VIR?

O Jogo 5 ocorre já nesta quinta-feira, desta vez no TD Garden, em Boston, onde os Cavs venceram com facilidade duas das três partidas desta série. Com o quadril machucado, Isaiah Thomas vai continuar fora, e a classificação do Boston parece mesmo improvável.

Pelo que acompanhamos de toda a temporada e de todos os jogos do playoff até aqui, nossa sensação de vitória para os Cavs nesta quinta é de 65%. Para a classificação? Aí colocaríamos 70% Cleveland. Há até espaço para ser mais arrojado e aumentar esta margem para 75 ou 80%.

Um único dado já mostra bem o que o Boston tem pela frente: LeBron até hoje disputou 11 séries de playoff com o placar 3-1. E não perdeu nenhuma delas.

Os astros estão mesmo alinhados para o terceiro capítulo da trilogia entre Cavs e Golden State Warriors na decisão da NBA. Deu Warriors em 2015; e Cavs em 2016. O 2017 está sendo escrito – e estamos todos acompanhando e curtindo.

   

CONFIRA COMO ESTÁ A DECISÃO DA CONFERÊNCIA LESTE DA NBA:

Cleveland Cavaliers 3-1 Boston Celtics

  • 17/5 – Jogo 1 – Boston Celtics 104×117 Cleveland Cavaliers
  • 19/5 – Jogo 2 – Boston Celtics 86×130 Cleveland Cavaliers
  • 21/5 – Jogo 3 – Cleveland Cavaliers 108×111 Boston Celtics
  • 23/5 – ONTEM – Jogo 4 –  Cleveland Cavaliers 112×99 Boston Celtics
  • 25/5 – QUINTA – 21h30 – Jogo 5 – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers
  • 27/5 – SÁBADO – 21h30 – Jogo 6* – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics
  • 29/5 – SEGUNDA – 21h30 – Jogo 7* –  Boston Celtics x Cleveland Cavaliers

* Se necessários