NBA

NBA: Celtics e Warriors perdem, Rockets e Pistons seguem subindo

Foto: Tim Warner/Getty Images

Temporada atinge momento de equilíbrio, com os líderes atingindo campanhas que não destoam dos demais, como nos anos anteriores             

A Temporada Regular já atingiu um quarto de disputa, e neste início já é possível afirmar que os “supertimes” vistos nos últimos anos não entraram em quadra na NBA 2017/2018 até aqui. No Leste e no Oeste, o momento é de equilíbrio. Equipes que não figuravam na lista de favoritos estão fazendo por merecer posições de destaque. Basta ver quem são os líderes. Nada de Golden State Warriors e nada de Cleveland Cavaliers. A ponta de Oeste e Leste está, respectivamente, com Houston Rockets e Boston Celtics, com a grande perspectiva de acontecer movimentações até o final de ano.

 

Boston cai um pouco

Um grande exemplo da inconstância que vem atingindo as franquias de elite é o Boston Celtics, que surpreendeu ao ganhar nada menos que 16 partidas seguidas, mas que dos últimos quatro jogos, venceu dois e perdeu dois. A derrapada foi bem percebida na madrugada desta terça (28), no difícil duelo contra o Detroit Pistons, o vice-líder no Leste. Em um jogo com os quatro quartos com placares bem apertados, o Detroit levou a melhor no confronto realizado no TD Garden lotado. A casa do Boston, desta vez, não pôde fazer nada a não ser aplaudir o desempenho dos Pistons – e especialmente do pivô Andre Drummond, que teve uma atuação avassaladora ao marcar 26 pontos e agarrar 22 rebotes.

O jogo pegou fogo no fim, e foi Drummond o grande responsável pelo triunfo do Detroit. Ele marcou 13 pontos só no último período, barrando a reação dos Celtics, que se aproximou bastante na contagem – mas não o suficiente para concretizar a virada. A partida terminou 118×108 para o Detroit, que segue surpreendendo com uma campanha que deixa a tradicional franquia na vice-liderança do Leste, com 13 vitórias e 6 derrotas. A liderança segue com o Boston, que agora é visto bem mais de perto pelos demais. Os celtas têm 18 vitórias e 4 derrotas até o momento. Os Pistons têm 13-6. O Cleveland Cavaliers segue subindo, e agora ocupa a terceira colocação, com 13-7. Os Cavs têm a melhor série invicta do momento, com oito triunfos consecutivos. O time de LeBron James e companhia vencem sem parar desde o último dia 9.

 

Warriors seguem derrapando

Atual campeão da NBA, o Golden State Warriors está insistindo em um cenário que não era visto nos anos anteriores. A equipe poupou Kevin Durant e Stephen Curry na partida desta madrugada contra o Sacramento Kings, o 14º no Oeste. E os que estiveram em quadra não foram suficientes para bater a frágil equipe adversária, que calou a Oracle Arena ao ganhar uma partida emocionante por 110×106. Foi a sexta derrota dos Warriors na temporada, e eles agora estão mais distantes do líder até aqui, o Houston Rockets, que ganhou a partida que fez contra o Brooklyn Nets por 117×103. Anotem bem: James Harden cravou mais 37 pontos – repetindo a quantidade que havia feito na partida anterior, contra o New York Knicks.

A situação para os Warriors é tão fora do normal que a equipe corre o risco inclusive de ser ultrapassada na vice-liderança do Oeste. Tudo porque o San Antonio Spurs também venceu sua última partida e agora já está colado no retrovisor do Golden State. A diferença é cada vez menor. Os Warriors carregam 15-6, com os Spurs somando 13-7. Os Rockets seguem à frente, mas nada que assombre: 16-4.

A boa notícia para o San Antonio é a volta de Tony Parker, que nesta segunda (27) atuou pela primeira vez na temporada. Ele havia se machucado no último playoff, justamente contra o Golden State Warriors, e só agora está em condições de jogar. Quem continua afastado misteriosamente é Kawhi Leonard, o grande craque dos Spurs, que segue afastado. A equipe não dá maiores detalhes de sua recuperação – muito menos de quando ele estará apto para voltar às quadras.

 

Jogos da Temporada Regular da NBA 2017/2018

Segunda-feira, 27 de novembro

  • Indiana Pacers 121×109 Orlando Magic
  • Philadelphia 76ers 91×113 Cleveland Cavaliers
  • Boston Celtics 108×118 Detroit Pistons
  • New York Knicks 91×103 Portland Trail Blazers
  • Houston Rockets 117×103 Brooklyn Nets
  • San Antonio Spurs 115×108 Dallas Mavericks 

Terça-feira, 28 de novembro

  • Golden State Warriors 106×110 Sacramento Kings
  • Los Angeles Clippers 120×115 Los Angeles Lakers
  • 22:00 – Cleveland Cavaliers x Miami Heat – Palpite: Cavs
  • 23:00 – Chicago Bulls x Phoenix Suns – Palpite: Bulls
  • 23:00 – Minnesota Timberwolves x Washington Wizards – Palpite: Wizards 

Quarta-feira, 29 de novembro

  • 01:00 – Utah Jazz x Denver Nuggets – Palpite: Jazz
  • 01:00 – Sacramento Kings x Milwaukee Bucks – Palpite: Kings