NBA

NBA 2017/2018: Estamos vendo o melhor LeBron James da história?

Foto: AP Photo/Tony Dejak

Astro do Cleveland Cavaliers comanda vitória sobre o Chicago Bulls e tem números impressionantes nesta temporada      

O título do Golden State Warriors na última temporada chacoalhou a ordem de forças da NBA, e o momento do melhor basquete do mundo não poderia ser melhor para os fãs. LeBron James está jogando bem como nunca, e sua atuação diante do Chicago Bulls, na noite desta terça (24), já merece entrar em uma perspectiva mais ampla: estamos diante do melhor LeBron James da história?

 

Um duplo-duplo do “King James”

Percebendo que está enroscado em uma concorrência pesada como nunca, o LeBron 2017/2018 faz jus à fama de verdadeiro sucessor de Michael Jordan. No triunfo de 119×112 na Quickens Loans Arena dos Cavs sobre os Bulls, na noite desta terça (24), ele respondeu por 34 pontos e 13 assistências. É preciso dar uma olhada com carinho nas suas médias até aqui.

LeBron está com menos minutos em quadra que o habitual. Nesta temporada, até por uma lesão no tornozelo, ele preenche 36 minutos do tempo atuando com os seus companheiros – quando o normal em sua carreira é uma taxa por volta dos 39 minutos de um total de 48 de cada jogo.

E mesmo assim sua efetividade está maior.

“King James” está com 60% de aproveitamento dos arremessos de dois e impressionantes 92% de acertos de lances livres – seus números gerais na carreira são de 50% e 74%, respectivamente. O único item em que ele está abaixo, e ainda assim muito pouco, é o de chute de três: 33,3% nesta temporada, contra 34,2% em sua carreira até aqui.

E olhem que interessante. Mesmo passando menos tempo em quadra, como já explicamos, os números gerais de LeBron nesta Temporada Regular são melhores que os seus gerais de média em rebotes (8,3 contra 7,3) e tocos (1,3 contra 0,8 por partida). Há uma queda no geral de pontos (25 a 27), claro, seria impossível que houvesse um aumento se sua presença em quadra é menor, e em assistências (6,3 diante de 7 no total).

Uma das razões da melhora de LeBron é a presença do seu grande parceiro Dwyane Wade, que parece ter renovado o ânimo do camisa #23 em quadra.

Wade, de 35 anos, está ainda se adaptando à nova equipe e entrando aos poucos, participando de um total de 23 minutos por jogo. É menos da metade da partida. E o que dizer de sua média atual de pontos, de 5,7 por partida, enquanto sua efetividade geral até aqui vinha sendo de 23,2 por jogo? É o grande exemplo para ilustrar como LeBron arrancou esta temporada realmente com tudo, em que pese a campanha dos Cavs já contar com uma derrota, diante do Orlando. No fim, este aproveitamento do Cleveland de três vitórias em quatro jogos merece ser considerado positivo.

 

Ball x Wall

Quer um grande motivo para ficar ligado na NBA? Não perca então o enorme confronto entre os armadores Lonzo Ball e John Wall em Lakers x Wizards, à 0h30 (de Brasília) desta quinta (26).

Os Lakers estão com uma vitória e duas derrotas, enquanto os Wizards vêm com 100% (3/3). A estreia de Lonzo Ball, de 19 anos, vem sendo positiva, em que pese o seu pai falastrão, LaVar Ball, não parar de esbanjar arrogância e menosprezar os adversários.

Muitos dos rivais, claro, não conseguem ficar quietos nesses tempos de redes sociais.

O pivô Marcin Gortat, dos Wizards, postou no Twitter nesta semana que “Ball seria torturado por Wall durante os 48 minutos”. É uma evidência de como Lonzo passa a ser um alvo para os demais não pelo que faz – mas exclusivamente pelo que o pai fala.

Que loucura.

 

Jogos da Temporada Regular da NBA 2017/2018

Terça-feira, 24 de outubro

  • Orlando Magic 125×121 Brooklyn Nets
  • Cleveland Cavaliers 119×112 Chicago Bulls
  • Boston Celtics 110×89 New York Knicks
  • Minnesota Timberwolves 107×130 Indiana Pacers

Quarta-feira, 25 de outubro

  • Portland Trail Blazers 103×93 New Orleans Pelicans
  • Los Angeles Clippers 102×84 Utah Jazz
  • 21:00 – Charlotte Hornets x Denver Nuggets – Palpite: Hornets
  • 21:00 – Detroit Pistons x Minnesota Timberwolves – Palpite: Pistons
  • 21:00 – Philadelphia 76ers x Houston Rockets – Palpite: Rockets
  • 21:30 – Brooklyn Nets x Cleveland Cavaliers – Palpite: Cavs
  • 22:00 – Miami Heat x San Antonio Spurs – Palpite: Spurs
  • 22:00 – Oklahoma City Thunder x Indiana Pacers – Palpite: Thunder
  • 22:30 – Dallas Mavericks x Memphis Grizzlies – Palpite: Grizzlies

Quinta-feira, 26 de outubro

  • 00:00 – Phoenix Suns x Utah Jazz – Palpite: Jazz
  • 00:30 – Golden State Warriors x Toronto Raptors – Palpite: Warriors
  • 00:30 – Los Angeles Lakers x Washington Wizards – Palpite: Wizards
  • 22:00 – Chicago Bulls x Atlanta Hawks – Palpite: Bulls
  • 22:00 – Milwaukee Bucks x Boston Celtics – Palpite: Bucks
  • 22:00 – Memphis Grizzlies x Dallas Mavericks – Palpite: Grizzlies