NBA

NBA 2017/2018: Boston Celtics perde a segunda seguida em noite de show do “Grego Maluco”

Foto: AP Photo/Charles Krupa

Maior campeão da NBA está sofrendo na mão dos gigantes. Primeiro, Lebron James. Agora, Giannis Antetokounmpo     

A temporada 2017/2018 apenas começou, mas o Boston Celtics vai precisar reagir se quiser evitar um princípio de crise e mostrar que há, sim, vida pós-Isaiah Thomas. Contando com um Kyrie Irving apagado, a franquia que mais vezes conquistou o título da NBA perdeu na noite desta quarta (18) para o Milwaukee Bucks por 108×100 no TD Garden, em Boston. Foi a primeira partida da equipe em casa. E a segunda derrota, somando-se à primeira, diante do Cleveland Cavaliers, na noite de terça (17).

 

Estamos diante do novo “Melhor de todos os tempos”?

A lista de astros da NBA atual é farta como talvez nunca o basquete tenha oferecido. E é bom o fã da bola laranja se acostumar com um nome esquisito dono de um talento magistral. O que o “Grego Maluco” Giannis Antetokounmpo fez nesta estreia de temporada pelos Bucks foi simplesmente sensacional. Ele marcou 37 pontos e pegou 13 rebotes, mostrando que não estão exagerando aqueles que consideram o ala de 2,11 metro e meros 22 anos como o potencial melhor jogador de todos os tempos – acima até de Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James.

Quem fez esta análise foi outro craque: Kevin Durant, MVP da última final. “Esse cara é uma espécie que nunca se viu antes. Garanto que ele será MVP um dia. Eu já fui MVP e você tem que respeitar meu conhecimento sobre o jogo”, disse, com a inigualável soberba da maioria absoluta dos grandes jogadores de basquete.

“Eu admiro jogadores atléticos. É assim que sou. E Giannis é uma força que nunca vi igual. O seu limite? Ele pode ser o melhor jogador de todos os tempos, se ele realmente quiser isso. É assustador. É, de longe, o jogador que mais gosto de assistir.”

“Muitas pessoas me disseram que fui uma inspiração para ele. Eu não sabia. Fico feliz que eu possa ter influenciado um jogador tão bom assim”, finalizou o #35 dos Warriors.

Na contramão da euforia com “O Grego Maluco” está o desânimo momentâneo de Kyrie Irving, que foi mal na derrota e acertou apenas sete dos 25 (!) arremessos de dois pontos no TD Garden. Compreensível. Toda a equipe ficou extremamente consternada com a pavorosa lesão de Gordon Hayward, pivô recém-contratado que quebrou a perna de maneira chocante contra o Cleveland Cavaliers.

 

Outra lesão séria na “noite do gatilho”

O segundo destaque da NBA nas primeiras horas desta quinta-feira (19) vai para a impressionante partida entre Indiana Pacers e Brooklyn Nets em Indiana, com a vitória do time da casa por 140×133.

Isso mesmo: 140×133.

A NBA não registrava tantos pontos em uma partida de estreia desde um Nuggets x Warriors de 1990. Há 27 anos, foram 320. Nesta quinta (19), 271.

A cena triste ficou por conta da lesão no joelho do armador oriental Jeremy Lin, do Indiana. Ele virou a perna de um jeito parecido ao de Hayward, mas sua reação não foi fria como a do atleta de Boston. Lin caiu no choro e já será um desfalque certo para a franquia nas próximas semanas.

 

E Lonzo Ball?

Chegou o dia que os fãs do Los Angeles Angeles tanto esperam. A sexta-feira (19) que pode entrar para a história como o “Ato 1” de Lonzo Ball na NBA promete muita emoção a partir da 0h30 (de Brasília) com o clássico ante o Los Angeles Clippers.

Ball tem 19 anos e fez uma pré-temporada discreta, mas nada que desanimasse o seu pai, o maior falastrão do momento. Guarde bem esse nome: LaVar Ball. “Eu conheço bem meu filho e conheço bem o basquete. Lonzo tem talento especial. Vai ser o maior da história, melhor até que Stephen Curry. Tenho certeza. Eu o conheço bem. Ele saiu do ventre da mãe e já dava para perceber que ele seria especial”, bradou o pai. “Sua estreia não é um sonho, é uma meta. É um objetivo que traçamos juntos há muito tempo.”

Veremos, senhor LaVar. Veremos.

 

Jogos da Temporada Regular da NBA 2017/2018

Quarta-feira, 18 de outubro

  • Golden State Warriors 121×122 Houston Rockets
  • Indiana Pacers 140×131 New Jersey Nets
  • Washington Wizards 120×115 Philadelphia 76ers
  • Detroit Pistons 102×90 Charlotte Hornets
  • Orlando Magic 116×109 Miami Heat
  • Boston Celtics 100×108 Milwaukee Bucks
  • Memphis Grizzlies 103×91 New Orleans Pelicans
  • Dallas Mavericks 111×117 Atlanta Hawks
  • Utah Jazz 106×96 Denver Nuggets
  • San Antonio Spurs 107×99 Minnesota Timberwolves
  • Phoenix Suns 76×124 Portland Trail Blazers
  • Sacramento Kings 100×105 Houston Rockets

Quinta-feira, 19 de outubro

  • 21:30 – Toronto Raptors x Chicago Bulls – Palpite: Bulls
  • 22:00 – New York Knicks x Oklahoma City Thunder – Palpite: Thunder

Sexta-feira, 20 de outubro

  • 00:30 – Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers – Palpite: Clippers