NASCAR

NASCAR chega ao Alabama, que é dominado pela Família Earnhardt

Foto: Sean Gardner/Getty Images

Corrida também vai ser importantíssima para Johnson, Kenseth e Keselowski

A NASCAR chega à sua penúltima corrida do Round of 12 e as vagas para a penúltima fase da competição começam a ser definidas. Neste domingo, o clima de eliminação deve deixar a etapa ainda mais quente, principalmente porque pilotos de sucesso como Jimmie Johnson, Matt Kenseth e Brad Keselowski correm riscos e, se não tiverem um bom desempenho, podem ficar de fora da disputa. Acontece que outro nome, Dale Earnhardt Jr, tem um excelente histórico no Alabama, local da próxima prova e pode derrubar os candidatos à taça.

 

Líderes com folga

Com excelentes vantagens, Martin Truex Jr, Kyle Larson e Kevin Harvick estão praticamente garantidos na próxima fase. O líder conta com uma boa folga inclusive para o segundo colocado. Aliás, Truex JR vive uma temporada espetacular, com seis vitórias no ano, incluindo a de Charlotte, na última semana. A boa fase é tão grande, que o piloto ficou entre os cinco primeiros em todas as quatro corridas dos playoffs.

 

No bolo para avançar

Além do trio, Chase Elliott, Denny Hamlin e Kyle Busch certamente vão avançar. Os três vivem excelente fase e conseguirão manter a vantagem que possuem para a turma que está fora da zona de classificação.

Elliott, por sinal, vem de três segundos lugares nas últimas quatro corridas, o que o consolidou como um grande candidato a fase final. Caso consiga manter esta sequência e contar com uma queda de rendimento de Martin Truex JR, pode até sonhar com a taça. Já Bush vem logo na sua cola, após ter vencido em Loudon e Dover, aproximando-o do pelotão da frente. Sem o mesmo destaque, Hamlin aparece na lista mais pela regularidade. Daqui, não seria surpresa ver um dos três beliscando uma vitória.

 

Pelas últimas vagas

Já apresentamos os seis primeiros colocados, que estão mostrando bom rendimento; chegou a hora agora de mostrar quem está com a corda no pescoço. Dos demais seis participantes, somente dois vão avançar para a próxima fase. No momento, Jimmie Johnson e Jamie McMurray são os sortudos, só que estão vendo Matt Kenseth e Brad Keselowski no retrovisor. Completam a lista Ryan Blaney e Ricky Stenhouse Jr, que eu certamente descarto da disputa. A dupla não consegue cruzar a linha de chegada entre os sete primeiros colocados há 13 corridas e nenhum dos dois dá sinais de que farão algo diferente.

Voltando então a quem está na briga, eu aposto as minhas fichas no atual campeão. Johnson está infinitamente melhor nos playoffs do que foi na fase regular. Nesta parte da competição, apareceu somente uma vez atrás do top 10 e com certeza deve ter um bom final de semana em Alabama, para ir para a última corrida sem tanta pressão. A situação de McMurray é bem parecida, só que sem o mesmo talento e experiência, porém com técnica o suficiente para andar na frente.

Com isso, Matt Kenseth e Brad Keselowski terão que surpreender neste domingo se quiserem seguir firmes na disputa pelo título.

 

Earnhardt Jr pela história

Fora da disputa do título, Dale Earnhardt Jr vai para a prova em Talladega com um grande domínio do circuito. Além disso, vem de duas corridas razoavelmente boas, surgindo assim como uma boa opção para vencer neste domingo.

 

Histórico em Talladega

Realizada desde 1969, sem interrupções, a etapa de Alabama 500 é uma das mais tradicionais da NASCAR. Como vimos, a família Earnhardt é a recordista, com o pai com sete vitórias contra três de Júnior, seu filho. Dos pilotos em atividade, Jamie McMurray e Joey Logano também merecem destaque, com dois triunfos cada.

 

Palpite

A história tem o seu valor, principalmente na NASCAR e com isso, acredito que Dale Eanhardt Jr leva a melhor nessa e corta a distância para o recorde do pai. Jimmie Johnson e Jamie McMurray correm por fora e certamente também aparecerão no pelotão da frente.

 

Programação do final de semana da NASCAR no Alabama

Sexta-feira, 13 de outubro

  • 14:00 – Treino livre 1
  • 16:00 – Treino livre 2

Sábado, 14 de outubro

  • 17:15 – Treino de classificação

Domingo, 15 de outubro

  • 16:00 – Corrida da NASCAR CUP

 

Classificação dos Playoffs da NASCAR CUP 2017

  1. Martin Truex JR, 3106
  2. Kyle Larson, 3072
  3. Kevin Harvick, 3069
  4. Chase Elliott, 3059
  5. Denny Hamlin, 3056
  6. Kyle Busch, 3055
  7. Jimmie Johnson, 3051
  8. Jamie McMurray, 3044
  9. Matt Kenseth, 3043
  10. Brad Keselowski, 3042
  11. Ryan Blaney, 3039
  12. Ricky Stenhouse Jr, 3034