Brasileirão Série A

Não para, não para, não para! Corinthians tem caminho livre para o hepta do Brasileirão!

Foto: Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians

Com 12 rodadas para o fim, Timão está na ponta da tabela e conta com vantagem de oito pontos para o vice-líder Santos

O Brasileirão dá uma pausa nesta semana com a chegada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, mas que tal darmos uma geral no que aconteceu nas últimas rodadas e no que está para acontecer nesta reta final? Já vou avisando, se você está torcendo contra o Corinthians, é melhor vir preparado para ler este texto. As notícias não são nada boas para vocês! E não me venham acusar de corintianismo porque definitivamente vai contra os meus princípios. Mas Fábio Carille e seus comandados estão “anos-luz” à frente de seus adversários. Vamos nessa!

 

Desacreditado? Campeão Paulista e líder do Brasileirão

Quem acompanhou o noticiário no início do ano viu que o alvinegro era considerado a quarta força paulista. Estão lembrados? Confesso que eu era um dos muitos que apostavam nisso. Afinal, um técnico iniciando a carreira no profissional, um elenco sem badalação, atrasos de salários e problemas com à Arena eram alguns dos motivos para tal desconfiança. Se perguntarmos para os corintianos, muitos até iriam concordar, não é?!

Mas o Paulistão chegou e o Timão voou. Com um sistema de jogo definido, pronto para contra-atacar e jogar por uma bola, o clube liderado pelo goleador Jô alcançou o título do Estadual e iniciou o Brasileiro em sexta marcha. O resto vocês já sabem.

A equipe assumiu a primeira posição na quinta rodada e nunca mais largou. Para se ter ideia da façanha do Todo Poderoso, o time quebrou o recorde da era dos pontos corridos sendo a equipe com maior pontuação ao final do primeiro turno – terminou invicto – desde que este formato foi inserido (2003). Além disso, o Corinthians teve 34 jogos de invencibilidade na temporada. Foi a segunda melhor marca da história do clube, perdendo apenas para o time de 1957, que atingiu 37 partidas sem uma derrota sequer.

 

Tabela favorável

Com 55 pontos na classificação e a liderança do Nacional, o Corinthians caminha livre para o heptacampeonato (1990, 1998, 1999, 2005, 2011 e 2015). Além de contar com uma vantagem favorável na tabela – são oito pontos de vantagem para o vice-líder Santos -, o Timão tem jogos considerados “ganháveis” nas últimas 12 rodadas.

O alvinegro paulista fará uma série de jogos contra times da parte debaixo da tabela. Com os rivais desesperados, necessitando a todo custo da vitória para garantir a permanência na Série A, o Corinthians sai na frente com a possibilidade de jogar no seu melhor estilo. É deste jeito que Rodriguinho, Jadson, Romero e Jô podem garantir mais um caneco para o time. Entre as equipes que o Timão enfrenta do segundo escalão estão: Coritiba, Avaí e Fluminense, em casa; e Bahia, Ponte Preta e Sport, fora.

Mas até o jogo contra os pernambucanos, que têm encontro pela 38ª e última rodada, o Corinthians já deve estar com a faixa no peito. A não ser que o time faça uma campanha a lá time rebaixado, o que convenhamos não é o caso.

Fabio Carille e companhia até poderiam ter problemas com a turma que está no G-4, mas o fato de algumas equipes pensarem em outros campeonatos é um alívio. O Grêmio, por exemplo, vai a São Paulo pegar o alvinegro, mas está dividido entre este embate e a semifinal da Copa Libertadores. Aí já viu, reservas no Nacional e situação facilitada para o líder. O Palmeiras, instável, não deve mostrar resistência perante à Fiel. Quem poderia complicar seria o Flamengo, mas em meio à Copa Sul-Americana, as chances do Corinthians aumentam ainda mais. Também temos duelos com Botafogo e Atlético Paranaense, longe dos domínios corintianos, e o Atlético-MG, na Arena Corinthians. Como adiantamos, todos “ganháveis”.

 

Força do grupo

A próxima rodada só acontece no dia 11 de outubro, mas ela é fundamental para a equipe. O motivo é um só: três desfalques. Será a hora do plantel alvinegro mostrar força em meio ao olho gordo de Santos, Grêmio e Palmeiras. O volante Gabriel, punido pelo STJD, e Romero e Fagner, que cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo, são desfalques certos.

Do outro lado, o matador Jô, vice-líder artilheiro do Brasileirão com 13 gols, pode voltar. Ele corre contra o tempo para se recuperar de uma lesão na panturrilha esquerda. Com ele, o Todo Poderoso cresce e tem tudo para bater o Coxa Branca. Azar dos rivais na tabela.

E para você, quem vai levar o Brasileirão?

 

Favoritos ao título do Brasileirão 2017

  1. Corinthians – 55 pontos
  2. Santos – 47 pontos
  3. Grêmio – 46 pontos
  4. Palmeiras – 43 pontos
  5. Cruzeiro – 41 pontos
  6. Botafogo – 40 pontos