Brasileirão Série A

Na batalha para fugir do rebaixamento, Atlético-GO e Vitória têm um confronto direto; Chapecoense e Atlético-PR lutam para subir na tabela do Brasileirão 2017

FOTO: MAURÍCIA DA MATTA

Dois jogos prometem esquentar a parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro neste final de semana.

Lutando para fugir do rebaixamento, o Atlético-GO (20º colocado com 7 pontos) recebe o Vitória (18º colocado com 9 pontos) enquanto que, algumas posições acima, a Chapecoense (15º colocado com 14 pontos) recebe o Atlético-PR (14º colocado com 14 pontos), ambos de olho nos 3 pontos que podem afásta-los mais um pouco da temível “zona da degola”.

 

Prognóstico para Atlético-GO x Vitória

Segurando a lanterna do Brasileirão, o Atlético-GO faz uma campanha digna de rebaixamento. Em 11 rodadas foram apenas 2 vitórias, 1 empate e 8 derrotas, com 8 gols marcados (o segundo pior ataque do campeonato) e 18 gols sofridos – a quarta pior defesa ficando atrás de Chapecoense e Vasco (22 gols sofridos cada) e Fluminense (19 gols). Sem se importar muito com o “fator casa” o Atlético tem jogado mal em todos os lugares. Mas apresentou alguma evolução tática depois que Doriva assumiu o posto de técnico da equipe – conseguindo, inclusive, um empate com o Santos na rodada anterior.

Com números um pouquinho melhores – pero no mucho –, o Vitória chega para esta 12ª segunda rodada embalado por 2 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Seu ataque marcou 9 vezes e a defesa sofreu 15 gols (a sexta mais vazada e o terceiro pior ataque) e, embora tenha apresentado alguma evolução com a chegada de Alexandre Gallo para substituir Petkovic – o gerente de futebol que fazia um frila como técnico –, o clube, da mesma forma que o Atlético-GO, carrega consigo números dignos de rebaixamento. Porém, com 9 pontos, tem mais chances de sair do Z-4 nesta rodada. Basta vencer o seu jogo e torcer por tropeços – nem tão improváveis assim – de Bahia ou São Paulo (ambos com 11 pontos).

Com um elenco ligeiramente melhor, o Vitória deve sair do Estádio Olímpico, em Goiás, com os 3 pontos e passar o domingo secando o São Paulo e o Bahia para fugir do Z-4 por, pelo menos, uma rodada.

 

Prognóstico para Chapecoense x Atlético-PR

Depois de demitir o técnico Wagner Mancini e levar pra casa o troféu “Não Sei o Que Estou Fazendo” da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro – superando o São Paulo, que ficou em segundo lugar com a demissão de Rogério Ceni e o clássico das camisas vermelhas entre Sport e Atlético-PR, na terceira posição – a Chapecoense recebe o Atlético-PR tentando reagir no Brasileirão e parar a sua “queda-livre”. Nos últimos 5 jogos, a equipe mais hipster do campeonato (só o visual do Jandrei vale por todo o time), somou apenas 4 pontos – 1 vitória, 1 empate que demitiu Mancini e 3 derrotas. Com 14 pontos, ocupa a 15ª posição ao lado de Atlético-PR e Cruzeiro que, com os mesmos 14 pontos, levam vantagem nos critérios de desempate.

O momento não é dos melhores. A Chape passa por uma irregularidade muito grande e o desempenho já não é o mesmo das primeras rodadas. Ir para o jogo sem um técnico não facilita as coisas.

O Atlético-PR por outro lado, apesar da derrota na rodada anterior, vem jogando bem e crescendo de produção sob o comando de Eduardo Baptista. Foram 4 vitórias nos últimos 5 jogos que o içaram para fora do Z-4 e ajudaram o time a jogar com mais tranquilidade. Mesmo a derrota no meio de semana para o Santos pela Libertadores (3 a 2 para o Peixe) não deve abalar o grupo, que jogou bem e poderia ter conseguido, no mínimo, um empate.

O “fator casa” não deve importar muito – a Chapecoense vem tropeçando dentro e fora de casa com mesma facilidade – mas os acontecimentos da última terça-feira devem influenciar, sim, o desempenho do time. Meu palpite é que a Chape perde mais esta e o Furacão sobe mais um pouco na tabela.

 

Programação

  • Atlético-GO x Vitória – sábado 08/07/2017 – Estádio Olímpico (GO) – 16:00 (Premiere)
  • Chapecoense x Atlético-PR – domingo 09/07/2017 – Arena Condá – 11:00 (Premiere)