Futebol Europeu

Melhor que muita Série A, Série B da Inglaterra encerra 1º turno com zebras na liderança

Foto: Nathan Stirk/Getty Images

Wolverhampton e Cardiff se distanciam e indicam uma briga à parte pelo título          

Quem é fanático/a por futebol não precisa se desesperar. Os campeonatos europeus seguem movimentando suas rodadas, e aqueles que quiserem uma sugestão de torneio para começar a acompanhar tem uma boa pedida na EFL Championship, como é oficialmente chamada a Série B da Inglaterra. A afirmação não é nenhum exagero: o torneio é, realmente, bem mais empolgante que muito campeonato da elite. Estádios modernos e lotados e jogos bem disputados e com aquela pitada de força e garra que só a Inglaterra tem. Nada falta na competição que encerra seu primeiro turno exatamente neste fim de semana. E nada de pausa. Os jogos seguem em datas incomuns, como os dias 26 e 30 de dezembro.

 

Líderes surpreendem

A atual Série B da Inglaterra conta com equipes tradicionais e conhecidas do público brasileiro como o Middlesbrough e o Aston Villa – onde brilharam, por exemplo, Juninho Paulista e o goleiro dinamarquês Peter Schmeichel. A expectativa de bom campeonato por parte de ambos não se concretizou. O “Boro”, como o Middlesbrough é chamado, ocupa só a décima colocação de um total de 24 equipes. O Aston Villa está melhor: em quinto, brigando diretamente com quem está ao redor.

Quem não está ao redor, mas sim no topo da tabela, são duas equipes que pareciam esquecidas na lista dos candidatos ao acesso. O surpreendente líder da EFL Championship no fim deste primeiro turno é o Wolverhampton. Os “Wolves”, como são chamados, seguem um enredo comum na Europa: tiveram dias de glórias com títulos na elite no passado distante (foram três taças nos anos 50), mas recentemente perambulou até pela Série C do país. A reconstrução da equipe parece bem-sucedida: soma excelentes 51 pontos, quatro à frente do Cardiff, de País de Gales, o segundo colocado. A distância do líder para o terceiro colocado, o Bristol City, já é de oito pontos.

 

Uma briga que promete pegar fogo

A EFL Championship conta com três times subindo para a Premier League, a Série A da Inglaterra. E o sistema de disputa tem uma atração que transforma a competição em um sucesso de audiência raramente visto na Europa: os mata-matas que decidem a terceira equipe a subir para a elite é realmente espetacular.

Os dois primeiros colocados ao fim do campeonato sobem automaticamente, e eles hoje seriam os já mencionados Wolves e Cardiff. O pelotão que vem atrás é pesado. Há mata-matas entre os clubes que ficam entre a terceira e a sexta colocações, e essa zona de acesso hoje é marcada por um grande equilíbrio.

A terceira colocada hoje é a equipe do Bristol City, com 43 pontos. Vêm, na sequência, Derby County (41), Aston Villa (37) e Sheffield United (37). Ou seja: cada jogo do returno vai ser muito importante para quem está neste bloco de classificação para o “playoff”, como é chamada esta fase decisiva para ver quem sobe para a Série A.

O sistema deste mata-mata é o mais simples possível, e não é à toa que a atração chega a parar a Inglaterra, um país que é  apaixonado pelo futebol como poucos outros.

O terceiro joga contra o sexto, e o quarto enfrenta o quinto. Os vencedores se cruzam em outro mata-mata, e quem sobreviver a esta série de jogos avança junto aos dois primeiros.

Outra grande zona de perigo é a do rebaixamento – mas aí não há mata-mata. Quem terminar mal realmente desce para a Série C sem muita consideração.

Quatro times desde já correm sério risco de “perder a categoria”, como costumam dizer os ingleses. São eles o Sunderland (18 pontos), o Bolton Albion (17), o Bolton Wanderers (16) e o Birmingham (16). O time que está acima já aparece um pouco mais folgado: o Barnsley, 20º colocado, com 21 pontos.

 

Jogos da 23ª rodada da EFL Championship

Sexta-feira, 22 de dezembro

  • 17:45 – Norwich x Brentford – Palpite: Empate

Sábado, 23 de dezembro

  • 13:00 – Fulham x Barnsley – Palpite: Fulham
  • 13:00 – Preston x Nottingham Forest – Palpite: Preston
  • 13:00 – Sunderland x Birmingham – Palpite: Empate
  • 13:00 – Sheffield Wednesday x Middlesbrough – Palpite: Middlesbrough
  • 13:00 – Derby County x Milwall – Palpite: Derby County
  • 13:00 – Leeds x Hull City – Palpite: Leeds
  • 13:00 – QPR x Bristol City – Palpite: Bristol City
  • 13:00 – Reading x Burton Albion – Palpite: Empate
  • 13:00 – Wolves x Ipswich Town – Palpite: Wolves
  • 13:00 – Bolton Wanderers x Cardiff – Palpite: Cardiff
  • 15:30 – Aston Villa x Sheffield United – Palpite: Empate