Brasileirão Série B

Melhor mandante do país, Paraná recebe o Oeste de olho na 10ª vitória consecutiva em casa na Série B

Foto: Paraná Clube/Divulgação

Tricolores paranaenses são donos da melhor campanha em casa entre todos os clubes do Brasileirão das Séries A e B; equipe quer nova vitória sobre concorrente direto pela vaga para a elite do futebol nacional

Mais uma semana chegou e a Série B está aí, batendo na nossa porta. Depois de superar o Vila Nova, concorrente direto por uma vaga no Brasileirão da Série A de 2018, o Paraná volta a medir forças com um rival de peso de olho na vaga antecipada para a elite do futebol nacional. Melhor mandante do país, os tricolores, quartos colocados na tabela de classificação, abrem nesta terça-feira (31 de outubro) a 33ª rodada em confronto com o Oeste, o quinto colocado, que precisa vencer fora de casa se quiser continuar na disputa. Se liga no resumo deste jogão em Curitiba!

 

Caldeirão tricolor

Nenhum dos demais 39 clubes das Séries A e B do futebol brasileiro se impõem com tanta força e facilidade que o Paraná Clube. O Tricolor é dono da melhor campanha do país como mandante com o incrível aproveitamento de 85,4%. A equipe dirigida por Matheus Costa possui a expressiva marca de 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota atuando em seus domínios, na segunda divisão. Para se ter ideia, o dono da segunda melhor campanha do Brasil é o Internacional, com 75,6% de aproveitamento. Um clube da primeira divisão só aparece em terceiro. É o caso do Santos, que em 15 jogos possui o aproveitamento de 73,3%.

Para explicar um pouco da façanha paranaense precisamos destacar o fator Vila Capanema. A equipe tem sido imbatível quando joga em seu caldeirão. Tirando o confronto com o Internacional, que o clube mandou na Arena da Baixada e terminou em 0x0, são nove vitórias consecutivas atuando em casa. É ou não é de se impressionar?

 

Sequência animadora

Há cinco rodadas, quando o Paraná iniciava uma série de duelos contra equipes do G-4, a previsão não era das melhores. Para falar a verdade, não sei nem se o torcedor mais otimista apostava em uma performance tão boa. Depois de um primeiro turno bastante ruim no famoso duelo dos seis pontos contra Criciúma, Ceará, América-MG, Vila Nova e Oeste, alcançando apenas uma vitória em cinco jogos, o clube deu um salto de produção no returno. Antes de fechar a quina de jogos com os paulistas, os tricolores já somaram sete em 12 pontos disputados. Em termos de comparação, o clube havia conquistado apenas quatro na fase inicial da Série B. Se mantiver o ótimo desempenho em casa, o Oeste não será páreo.

 

Luta até o fim

Se você já ouviu falar naquele ditado “a esperança é a última que morre”, ele se encaixa perfeitamente ao Oeste. Em quinto lugar com 52 pontos na tabela, o Rubrão está quatro pontos atrás do Paraná, o último time que garante acesso à Série A de 2018. Ou seja, o confronto de logo mais é o tal jogo de vida ou morte para os paulistas. Uma vitória cola o clube na briga por uma vaga. Já uma derrota ou mesmo empate praticamente afundam as chances do clube.

Vindo de três jogos sem derrotas, o Oeste aposta no oportunismo do armador Mazinho, ex-Palmeiras, para fazer frente ao melhor mandante do país. O rápido meio-campista é o artilheiro da competição nacional com 15 gols. Outra importante peça no esquema tático do técnico Roberto Cavalo é o experiente Robert. O atacante, que possui seis gols na atual edição da Série B, é o talismã da equipe. Na última partida, por exemplo, saiu do banco de reservas para dar à vitória ao Rubrão no segundo tempo, por 1×0, sobre o Figueirense, na Arena Barueri.

Com essa dupla goleadora, o rubro-negro paulista espera ser mais uma vez a pedra no sapato dos paranaenses. Isso porque no jogo do primeiro turno entre as duas equipes, o Oeste venceu por 2×0 e ainda decretou a queda do treinador rival Cristian de Souza.

 

Jogos da 33ª rodada da Série B 2017

Terça-feira, 31 de outubro

  • 19:30 – Goiás x Criciúma – Palpite: Goiás
  • 19:30 – Paraná x Oeste – Palpite: Paraná

Sexta-feira, 3 de novembro

  • 19:15 – Juventude x Ceará – Palpite: empate
  • 19:15 – Internacional x CRB – Palpite: Internacional
  • 21:30 – ABC x Luverdense – Palpite: ABC
  • 21:30 – Paysandu x Vila Nova – Palpite: Paysandu

Sábado, 4 de novembro

  • 16:30 – Figueirense x Brasil de Pelotas – Palpite: Figueirense
  • 17:30 – Santa Cruz x Náutico – Palpite: Empate
  • 17:30 – Guarani x América-MG – Palpite: América-MG
  • 17:30 – Boa Esporte x Londrina – Palpite: Boa Esporte