NASCAR

Martin Truex JR larga com boa vantagem no Round of 8 da NASCAR

Foto: Sarah Crabill/Getty Images

Fase começa neste domingo em Martinsville com oito na disputa do título

Sobraram apenas oito pilotos na luta pelo tão sonhado título da NASCAR. Neste domingo, a etapa de First Data 500, em Martinsville, abre o Round of 8, que define os quatro finalistas para a corrida decisiva. No momento, Martin Truex Jr é “o cara” do campeonato, aparecendo com uma vantagem de 52 pontos para o quinto colocado.

 

Poucas surpresas no Round of 8

Dos participantes desta temporada, Kyle Larson e Matt Kenseth seriam os dois únicos nomes que poderiam aparecer neste Round of 8 e ficaram de fora. A dupla bateu na trave e terminou a última fase em nono e décimo, respectivamente. No entanto, todos os oito classificados tiveram seus méritos, especialmente Kyle Busch, Brad Keselowski e Jimmie Johnson, que estão arrebentando nos playoffs.

 

Martin Truex Jr está impossível

Vencer três de seis corridas nos playoffs é para poucos. O que Martin Truex Jr está fazendo é digno de ser campeão. A trajetória é tão boa que ele dificilmente perde a primeira posição nesta corrida. Isso porque mesmo quando não vence, fica sempre andando no pelotão da frente. Das últimas 15 etapas, somente em quatro oportunidades não completou no top 10.

Truex só terá que ficar atento em Kyle Busch, que pulou para a segunda posição do geral e aparece com 27 pontos a menos. Campeão em 2015, o piloto da Joe Gibbs já chegou a ganhar duas etapas seguidas nesta temporada e se repetir o feito pode sim saltar para a ponta antes da prova do título.

Na terceira posição aparece Brad Keselowski. Vencedor em 2012, ele não vive um bom momento nos playoffs, porém, no único grande dia que teve soube aproveitar e ganhou uma prova, o que o deixou no bolo. Resta agora saber se consegue realizar a façanha em Martinsville. No entanto, é que eu menos acredito do trio.

 

Campeão segue vivo

Eu avisei na última semana que neste momento chave do campeonato experiência é tudo. Jimmie Johnson mostrou todo o seu talento na etapa de Hollywood Casino e pulou para a quarta posição no geral. Isso significa que por enquanto estaria garantido na corrida do título. Falta agora somente manter o bom desempenho, pois tem quatro concorrentes na cola por esta vaguinha.

 

De olho na classificação

Os outros quatro pilotos que seguem vivos na disputa são Kevin Harvick, Denny Hamlin, Ryan Blaney e Chase Elliott. Destes, este último é o que está no melhor momento, embora seja também o que tem que tirar mais pontos para garantir a classificação. A razão para acreditar que isso é possível é que das seis corridas no mata-mata, conquistou três segundos lugares. O que o atrapalha é que não consegue sair deste quase, sendo um dos poucos pilotos que ainda não venceu nesta temporada.

Quem também vem forte é Denny Hamlin. Ao contrário de Elliott, conta com uma vitória no ano. Além disso, ficou nas sete primeiras posições em todas as últimas três corridas, o que lhe garantiu a classificação para esta etapa.

Ainda na briga aparecem Kevin Harvick e Ryan Blaney, que precisam mostrar em Martinsville que de fato merecem avançar para a corrida final, pois estão um pouco abaixo dos concorrentes.

 

Histórico na etapa de First Data 500

A corrida no Martinsville Speedway é a etapa mais antiga da história da NASCAR. O local da First Data 500 recebe a prova desde 1949 e tem como recordistas Richard Petty, Darrell Waltrip, Jeff Gordon e Jimmie Johnson, com seis vitórias cada. Destes, somente o último tem chances de aumentar este número nesta temporada. Outro que conta com bom histórico na First Data 500 e estará na pista neste domingo é Denny Hamlin. O piloto tem dois triunfos, porém, não fatura desde 2010.

 

Palpite

Não ficaria surpreso de ver Martin Truex Jr vencer novamente. O líder tem sido muito superior aos rivais e tem tudo para andar no pelotão da frente. Outro piloto que merece sempre atenção é Jimmie Johnson, que vem forte nos playoffs e leva meu palpite para ganhar em Martinsville.

 

Programação do final de semana da NASCAR em Martinsville

Sábado, 28 de outubro

  • 13:30 – Treino livre 1
  • 18:00 – Treino livre 2

Domingo, 22 de outubro

  • 14:05 – Treino de classificação
  • 17:00 – Corrida da NASCAR CUP

Classificação dos Playoffs da NASCAR CUP 2017

  1. Martin Truex JR, 4069
  2. Kyle Busch, 4042
  3. Brad Keselowski, 4026
  4. Jimmie Johnson, 4017
  5. Kevin Harvick, 4017
  6. Denny Hamlin, 4014
  7. Ryan Blaney, 4009
  8. Chase Elliott, 4006