Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Longe dos tempos de Kanu e Eto’o, Nigéria e Camarões duelam por vaga na Copa do Mundo

Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Seleções são concorrentes diretas e uma delas ficará pelo caminho

As eliminatórias africanas chegam ao momento decisivo nesta semana. A competição alcança a terceira rodada e praticamente encaminhará duas ou, no máximo, três equipes por chave para disputarem um lugar na Copa do Mundo. É o caso de Nigéria e Camarões, que brigam no Grupo B – e apenas uma irá para a Rússia no ano que vem.

 

Nigerianos chegam mais fortes

Apesar do vexame de não ter se classificado para a Copa das Nações Africanas, a Nigéria chega com mais jogadores experientes do que o adversário. Os mais conhecidos são Moses e Obi Mikel. O primeiro pertence ao Chelsea, enquanto o segundo joga na China, mas também teve boa passagem pelo time londrino.

A equipe ainda evoluiu consideravelmente do começo de 2016 para cá, ficando inclusive seis partidas sem perder com seu time principal. Os únicos reveses foram atuando com um selecionado que joga apenas no seu próprio país. Bem mais encorpada e entrando em campo com uma boa vantagem na tabela, a Nigéria não deve sofrer para conquistar mais três pontos.

 

Campeão de fora?

Vencer a Copa das Nações Africanas e não ir para a Copa do Mundo não é uma novidade, que o diga o Egito, que já ganhou sete vezes e não aparece no mundial desde 1990. Acontece que Camarões é bem mais tradicional na competição, principalmente por causa do auge de jogadores como Roger Millar e Samuel Eto’o.

No momento, a seleção não conta com nenhuma grande estrela, tendo Vincent Aboubakar como o principal nome. O atacante pertence ao Porto e inclusive marcou quatro gols nesta temporada, mas havia sido emprestado para o Besiktas no último ano.

Além disso, a equipe mostrou toda a sua fragilidade na Copa as Confederações, quando foi derrotada facilmente por Chile e Alemanha e não passou de um empate com a Austrália. Até mesmo o título da Copa Africana foi conquistado com uma campanha mediana, com três empates em seis jogos. Com isso, é muito pouco provável que consiga surpreender o adversário fora de casa. Para piorar, o time deve entrar no desespero, pois uma derrota faz com que fique sete pontos atrás do líder.

 

Demais grupos

A situação das outras chaves das eliminatórias africanas está ainda mais embolada. No Grupo A, RD Congo e Tunísia aparecem empatadas com seis pontos e se enfrentam nesta sexta-feira e a expectativa é de um duelo equilibrado. No entanto, atuando em casa, os tunisianos são favoritos e devem conquistar uma vitória apertada.

No terceiro grupo, Costa do Marfim é disparada a equipe mais forte e lidera com quatro pontos, porém, terá que encarar o Gabão de Aubameyang fora de casa e um tropeço pode acontecer.

No D, a grande surpresa é ver Burkina Faso com quatro pontos. Porém, o time certamente perde para Senegal e será superado não só pelo adversário, como também pela África do Sul, que encara o Cabo Verde e deve vencer, assumindo a ponta.

Pelo Grupo E, Uganda e Egito já se enfrentaram nesta quinta-feira e a equipe da casa conseguiu uma importante vitória por 1 a 0, roubando a liderança e tendo a vantagem de empatar na volta.

 

Jogos das eliminatórias da Europa

Sexta-feira, 1 de setembro
  • 12:30 – Gana x Congo. Palpite: Gana vence por 2 a 0
  • 13:00 – Nigéria x Camarões. Palpite: Nigéria vence por 2 a 1
  • 15:30 – Cabo Verde x África do Sul. Palpite África do Sul vence por 1 a 0
  • 15:45 – Marrocos x Mali. Palpite: Marrocos vence por 2 a 0
  • 15:45 – Tunísia x República Democrática do Congo. Palpite: Tunísia vence por 1 a 0
Sábado, 2 de setembro
  • 10:00 – Zâmbia x Argélia. Palpite: Argélia vence por 1 a 0
  • 13:00 – Gabão x Costa do Marfim. Palpite: 1 a 1
  • 17:00 – Senegal x Burkina Faso. Palpite: Senegal vence por 1 a 0

 

Classificação nas Eliminatórias da África

Grupo A
  1. RD Congo, 6 – Copa do Mundo
  2. Tunísia, 6
  3. Guiné, 3
  4. Líbia, 0
Grupo B
  1. Nigéria, 6 – Copa do Mundo
  2. Camarões, 2
  3. Zâmbia, 1
  4. Argélia, 1
Grupo C
  1. Costa do Marfim, 4 – Copa do Mundo
  2. Marrocos, 2
  3. Gabão, 2
  4. Mali, 1
Grupo D
  1. Burkina Faso, 4 – Copa do Mundo
  2. África do Sul, 4
  3. Senegal, 3
  4. Cabo Verde, 0
Grupo E
  1. Uganda, 7 – Copa do Mundo
  2. Egito, 6
  3. Gana, 1
  4. Congo, 0