Primeira Liga

Londrina recebe o Atlético-MG para final da Copa da Primeira Liga 2017

Londrina x Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Nessa quarta-feira, o Galo visita o Tubarão para jogo único da final da Copa da Primeira Liga.

Um mês após as semifinais, finalmente chegamos à decisão da Copa da Primeira Liga! A final acontece em jogo único, na quarta-feira, dia 4 de outubro, no Estádio do Café. Após superar os times mistos do Fluminense e do Cruzeiro, o Londrina recebe o time titular do Atlético-MG, e promete fazer valer o mando de campo conquistado na Primeira Fase.

 

Galo busca salvar a temporada 2017

Após fazer um excelente final de temporada em 2016 e encerrar o Brasileirão em quarto lugar, havia quem dissesse que o Atlético-MG jogaria pelo título brasileiro de 2017. O time tinha elenco para isso, e o ano começou bonito, com a conquista do Campeonato Mineiro para cima do Cruzeiro. Porém, o desempenho na temporada decepcionou. O Galo passou a maior parte do Campeonato Brasileiro na parte baixa da tabela e foi eliminado da Libertadores pelo Jorge Wilstermann nas oitavas de final.

Sai técnico, entra técnico. Roger Machado dá lugar a Rogério Micale, que dá lugar a Oswaldo de Oliveira. A estreia do novo treinador aconteceu no último domingo, em vitória por 2 a 0 diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada. Depois de ficar no banco por nove rodadas, Robinho voltou a entrar como titular e correspondeu, marcando os dois gols do duelo. Agora, a equipe segue para Londrina com ótimo estado de espírito, pronta para arrematar a Copa da Primeira Liga. O título serviria como fonte de ânimo no finzinho da temporada. O Galo pode não brigar mais pelo título, mas ainda tem a missão de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2018.

Provável escalação do Atlético-MG: Victor; Alex Silva, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Elias, Valdívia e Cazares; Robinho e Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

 

Londrina tenta fazer história

Se o Atlético-MG ainda briga para vencer os cinco pontos que o separa de uma vaga para a Libertadores, a batalha do Londrina na Série B é ainda mais ingrata.

No ano passado, o Londrina chegou muito perto do acesso para a Série A. Encerrou a temporada com 60 pontos na tabela, apenas três atrás do Bahia, primeiro time na zona de classificação. Porém, a essa altura em 2016, a campanha do Tubarão já se mostrava mais sólida, com 42 pontos conquistados na 27ª rodada, o que lhe garantia a 4ª colocação. Hoje está apenas em 9º lugar, com 37 pontos. São nove a menos do que o Vila Nova, primeiro time na zona de classificação para a Série A em 2018. Ainda é possível conquistar o acesso — há 2,3% de chances, segundo cálculos da UFMG — mas apenas um milagre tornaria isso possível. E é justamente isso o que torna a final da Primeira Liga tão valiosa para a equipe: o título está a apenas um jogo de distância.

O Londrina chegou à final da Primeira Liga invicto. Na fase de grupos, venceu o Figueirense e o Avaí fora de casa, ambos pelo placar de 1 a 0, e finalizou com vitória por 2 a 1 em cima do Paraná. De acordo com o regulamento do campeonato, a campanha perfeita nessa fase lhe rendeu o mando de campo ao longo de todo o mata-mata, quando marcou 2 a 0 no Fluminense e empatou por 2 a 2 com o Cruzeiro, resultado que levou a decisão da semifinal para os pênaltis. Porém, é importante lembrar que os dois times da elite do futebol brasileiro entraram em campo com times mistos, e agora o Londrina encara o Atlético-MG em sua força máxima. Se vencer, erguerá o título mais importante de sua história desde 1980, quando se sagrou Campeão Brasileiro da Série B.

Provável escalação do Londrina: César; Lucas Ramón, Dirceu, Édson Silva e Ayrton; Rômulo, Jumar e Jardel; Negueba, Carlos Henrique e Artur. Técnico: Cláudio Tencati.

 

Palpite

A torcida do Londrina promete aparecer em peso no Estádio do Café para embalar a vitória diante do Galo. Porém, dificilmente o décimo segundo jogador terá força suficiente para combater a técnica do time visitante, ainda mais considerando o excelente momento vivido pelo Atlético-MG. Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração o fato de que o Londrina possui o melhor ataque da Série B e a pior defesa. Apesar de ser uma final de campeonato, meu palpite fica para um jogo com muitos gols e vitória do visitante. Londrina 1×2 Atlético-MG.

 

Final da Copa da Primeira Liga

  • Jogo: Londrina x Atlético-MG
  • Data: Quarta-feira, 4 de outubro de 2017
  • Horário: 21h45
  • Local: Estádio do Café, em Londrina