Copa do Brasil

Ligeiramente favorito, Palmeiras encara o Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil; veja o nosso prognóstico

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Dando sequência à Copa do Brasil, o Palmeiras recebe o Cruzeiro hoje, no Allianz Parque pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Depois de vencerem seus compromissos no final de semana pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, os times vêm embalados para a partida e prometem um grande jogo em São Paulo.

 

Palmeiras no rumo certo?

O Palmeiras vem de uma ótima série no Brasileirão: nos útlimos 5 jogos foram 4 vitórias (3 em sequência) e 1 derrota. Conquistou 12 pontos em 15 disputados. Pela Copa do Brasil, entretanto, o time tem um percentual de aproveitamento menor (50% contra 53.3% no Brasileiro). Foram duas partidas contra o Internacional – vitória por 1 a 0 em casa e derrota por 2 a 1 em Porto Alegre, onde o Verdão não jogou bem e passou sufoco (o gol salvador saiu no momento de maior “desespero” do time, quando o zagueiro Mina se deslocou para o ataque fazendo as funções de centro-avante).

Na temporada, o alviverde não tem sido um bom visitante: nos últimos 15 jogos fora de casa, a equipe teve 6 vitórias, 1 empate e 8 derrotas. Sua superioridade em em seus domínios, entretanto, é inegável: em outros 15 jogos, foram 13 vitórias e 2 empates.

Muito provavelmente, o técnico Cuca promoverá mudanças no time em relação à equipe que enfrentou a Ponte Preta no último domingo. Certa mesmo apenas a participação do meia Guerra, destaque do Verdão no domingo.

 

Cruzeiro assusta?

Embalado pela boa vitória no último final de semana – 2 a 0 pra cima do Coritiba –, o Cruzeiro chega às quartas de final da Copa do Brasil “mais acostumado”  à competição do que o Palmeiras. Diferente do rival que entrou apenas na fase de oitavas de final, a equipe mineira precisou passar por Volta Redonda, São Francisco-PA, Murici, São Paulo e Chapecoense.

Assim como o rival de hoje a noite, o Cruzeiro tem jogado melhor diante de sua torcida. Em 30 jogos na temporada, foram 15 como visitante com 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas e 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas em 15 duelos como mandante.

Adepto da filosofia que ajudou a implantar no Corinthians, priorizando a solidez defensiva, o Cruzeiro é um time que costuma jogar “fechado” e no erro da adversário – o que pode ser perigoso para um time como o Palmeiras que se lança mais ao ataque.

 

Prognóstico

O “fator casa” é importante para os dois times. O Palmeiras tem um elenco melhor que, aos poucos, começa a mostrar parte de seu real potencial. Está encorpando – apesar das constantes mudanças de escalação promovidas por Cuca –, e vem ganhando confiança. O Cruzeiro passou por uma forte turbulência nas últimas semanas, mas com o retorno de jogadores como Rafael Sóbis e Robinho dá sinais de que recuperou o equilíbrio. Falando em termos de Copa do Brasil – onde não perder fora é importante –, os números do Cruzeiro são muito bons: apenas 5 derrotas em 15 partidas na temporada.

Apesar de vir numa recuperação dentro do Brasileirão, o Palmeiras sabe que está muito difícil, neste momento, sonhar com o título – 10 pontos de distância para o líder é, sim, muita coisa em um torneio de pontos corridos –, e fazer um bom papel na Copa do Brasil (e na Libertadores) virou prioridade. O time deverá agredir o Cruzeiro desde os primeiros momentos do jogo, testando fortemente a defesa mineira. Com um leve favoritismo, tem tudo para sair do Allianz Parque com uma boa vitória que lhe dará tranquilidade para o jogo de volta; mas não será surpresa se o Cruzeiro conseguir garantir um empate e apostar todas as suas fichas no “fator Mineirão”.

NA TV: GLOBO (MG, menos Juiz de Fora) e SPORTV, à partir das 21:45