NBA

Liderança contra desespero: os prognósticos de Cleveland Cavaliers x Detroit Pistons!

Foto: AP Photo/Carlos Osorio

NBA reserva mais um duelo interessante nesta terça-feira: Golden State Warriors x Philadelphia 76ers.

A contagem regressiva rumo ao fim da temporada regular da NBA ganhou um tom especial nesta semana. A partir de agora, tudo vai ser definido em apenas um mês, pois é no dia 12 de abril que termina a extenuante série de 82 partidas que cada equipe tem de fazer antes de tentar a sorte nos playoffs.

Se há equipes mais tranquilas na classificação, outras estão realmente no ápice do esforço desses últimos meses. Um duelo que ilustra bem este contraste é o Cleveland Cavaliers x Detroit Pistons das 20h (de Brasília) desta terça-feira, um horário excelente para o fã de basquete que quiser acompanhar o atual campeão da Liga em ação.

Há mais – sempre há mais quando o assunto é a NBA. Russell Westbrook, espetacular craque como poucos na história, também estará em quadra, assim como o Golden State Warriors que está tentando fugir do vexame que vem apresentando desde que Kevin Durant machucou o joelho.

Os nossos prognósticos para esta terça-feira começam aqui:


20h00 – Cleveland Cavaliers, aproveitamento de 66% (1.26) x Detroit Pistons, 50% (4.00)
A tranquilidade que os Cavs têm na liderança do Leste está totalmente em falta pelos lados dos Pistons, que estão numa briga de foice para chegar aos playoffs. O curioso é que as duas equipes podem voltar a se encontrar logo no primeiro mata-mata no confronto do líder (o Cleveland) contra o oitavo (o Detroit) da Divisão. Os Pistons hoje estão em sétimo, bem pouco à frente do Milwaukee Bucks, o atual oitavo colocado. Detroit vem de 2-0, enquanto o Cleveland perdeu sua última partida para o Houston Rockets. A fome de bola dos Pistons pode sim fazer a diferença em favor da equipe. No confronto direto, surpresa: Detroit 2×1, com um 106×101 na semana passada como resultado mais recente. 
Palpite:
Pistons vencem por 3-6 pontos

20h30 – Brooklyn Nets, 18% (3.00) x Oklahoma City Thunder, 56% (1.41)
Os Nets ganharam mais uma! Foi anteontem, contra o Knicks, em casa, por 120×112. O Oklahoma está em sexto no Oeste e hoje parece estabilizado na luta para ir ao playoff. Quem também parece estar com tudo em sua briga, mas pelo MVP, é Russell Westbrook, inegavelmente o craque do momento na NBA. Mesmo em uma noite razoável ele é capaz, sozinho, de dar conta do Brooklyn. Primeira partida entre ambos no ano. Em novembro, Oklahoma 124×105.
Palpite:
Thunder vence por 13-16 pontos

20h30 – New York Knicks, 38% (2.30) x Indiana Pacers, 51% (1.66)
Os Knicks, como falamos, conseguiram a proeza de perder para os Nets em seu último compromisso. O Indiana vem muito melhor. Ocupa a sexta posição no Leste e não dá sinais de derrapar na briga para se classificar aos playoffs. Curioso: os Knicks estão com 2×1 no “head-to-head”, com um 109×103 no último confronto, em janeiro.
Palpite:
Pacers vencem por 3-6 pontos

21h00 – New Orleans Pelicans, 39% (1.66) x Portland Trail Blazers, 44% (2.30)
Os Blazers também estão na turma dos desesperados para chegar aos playoffs. Ocupam a nona colocação no Oeste e estão até em boas condições de se classificar, pois o oitavo, o Denver, tem duas partidas a mais. Mas esta vantagem precisa ser confirmada em quadra, e esta partida contra os Pelicans é uma que a equipe não pode perder de jeito nenhum, mesmo jogando fora de casa. O Portland vem em um animador 5-1. Está 1×1 no histórico. Foi Blazers 119×104 no último duelo, em novembro.
Palpite:
Blazers vencem por 7-9 pontos

23h30 – Golden State Warriors, 78% (1.02) x Philadelphia 76ers, 36% (16.15)
Os Warriors estão sofrendo sem Kevin Durant, tanto que somam quatro derrotas em seis jogos sem o astro. A má fase permitiu que os Spurs, em incrível arrancada, empatassem no aproveitamento e sonhassem com a liderança geral da NBA. Falar em má fase é falar também do que vem ocorrendo com Klay Thompson e Stephen Curry, nem de longe os arremessadores eficientes que já demonstraram ser, especialmente no ano passado. A grande vantagem do Golden State nesta noite está, na verdade, no outro lado da quadra, na fragilidade dos 76ers, que não põem medo em ninguém: o atual momento de Philadelphia é de 1-4, com uma magra 13ª posição na Conferência Oeste que é liderada pelo Golden State. No confronto direto, Warriors 1×0, 119×108 há três semanas. Se perder, é crise na certa.
Palpite:
Warriors vencem por 10-13 pontos