Copa do Rei

Liderados por tricampeão Barcelona, grandes da Espanha dão pontapé inicial na Copa do Rei

Foto: AP Photo/Manu Fernandez

Catalães iniciam campanha contra o Real Murcia, da terceira divisão, tentando igualar feito de Real Madrid e Athletic de Bilbao, únicos tetracampeões consecutivos da competição 

Com a chegada dos clubes de elite, a Copa do Rei dá início nesta semana – 24 a 26 de outubro – à terceira fase pelos quatro cantos da Espanha. Tricampeão da competição, o Barcelona inicia sua jornada contra o Real Murcia tentando igualar a marca de Real Madrid e Athletic de Bilbao, clubes que foram por quatro vezes campeões do torneio no início do século XXI. Já os merengues estreiam diante do Fuenlabrada querendo apagar o mau desempenho da última edição, quando foram surpreendidos pelo Celta Vigo nas quartas de final. Confira o resumo dos jogos.

 

Real Murcia x Barcelona

Líder invicto do Espanhol com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado Valencia e 100% nos primeiros três jogos da Liga dos Campeões, o Barcelona quer continuar em sexta marcha na Copa do Rei. Campeão das últimas três edições do torneio, os catalães estão de olho no recorde de Real Madrid e Athletic de Bilbao. Os merengues (1905 a 1908) e os bascos (1930 e 1933) são as únicas equipes a terem sido tetracampeões na sequência.

Depois de 85 anos, chegou a hora de o Barcelona quebrar o tabu. Sem Luis Enrique, técnico responsável pelos três canecos anteriores dos blaugranas e com a incrível marca de 23 vitórias, três empates e apenas uma derrota no mata-mata, Ernesto Valverde terá a missão de perseguir a marca.

O Barça começa sua jornada fora de casa diante do Real Murcia, clube da terceira divisão espanhola. Apesar da obsessão pelo título da Copa, os barcelonistas devem ir com um time recheado de reservas, seja por motivo de suspensão, como é o caso de Lionel Messi, ou simplesmente buscando descansar seus atletas, como Paulinho, Busquets, Iniesta e Luis Suárez. O clube tem um duelo complicado no próximo fim de semana contra o Athletic de Bilbao pela La Liga.

 

Fuenlabrada x Real Madrid

Depois de um início instável na Liga Espanhola, o Real Madrid vai se encontrando na temporada 2017/2018. Apesar de Cristiano Ronaldo ainda não ter brilhado neste início de torneio com a camisa madrilenha, o clube vai subindo na classificação – é o terceiro, quatro pontos atrás do Barcelona – e vem de quatro vitórias consecutivas no nacional.

Com o clube voltando “aos trilhos”, as atenções estão voltadas para a estreia na Copa do Rei, única competição que o treinador Zinedine Zidane ainda não faturou no comando técnico da equipe. Depois de algumas frustações nos anos anteriores, sendo eliminado por escalação irregular ou mesmo sendo surpreendido pelo Celta Vigo nas quartas de final, os galácticos querem acabar com a fase nebulosa no mata-mata.

Apesar da possível ausência de Cristiano Ronaldo, que ganhou na segunda-feira pela quinta vez o prêmio de melhor do mundo, o Real não deve tomar conhecimento do Fuenlabrada mesmo fora de seus domínios.

 

Elche x Atlético de Madrid

O Atlético de Madrid entrará em campo contra o Elche aliviado pelo resultado da última partida. Depois de quatro jogos sem saber o que é vencer – três empates e uma derrota entre Liga dos Campeões e Espanhol -, os colchoneros voltaram a encontrar o caminho dos três pontos ao baterem o Celta Vigo pela La Liga e alcançaram o quarto lugar com 19 pontos. Agora, Diego Simeone e sua legião tentam engatar uma sequência de resultados positivos.

 

Zaragoza x Valencia

Dos grandes da Espanha, o Valencia é o clube que pode ter mais problemas na terceira fase da Copa do Rei. O clube, que atualmente está na vice-liderança da Liga com 21 pontos, mede forças com o Zaragoza, 11º colocado na segunda divisão espanhola.

O jogo é um bom teste para o time liderado pelo português Gonçalo Guedes, que no último fim de semana foi fundamental – marcou dois gols e deu uma assistência – na goleada por 4×0 sobre o Sevilla no Mestalla. Os valencianos estão invictos na temporada com seis vitórias em nove jogos.

 

Copa do Rei 2017/2018

Terça-feira, 24 de outubro

  • 15:30 – Cartagena x Sevilla – Palpite: Sevilla
  • 15:30 – Numancia x Málaga – Palpite: Málaga
  • 16:30 – Getafe x Alavés – Palpite: Getafe
  • 16:30 – Zaragoza x Valencia – Palpite: Valencia
  • 17:30 – Cádiz x Real Bétis – Palpite: Real Bétis
  • 17:30 – Real Murcia x Barcelona – Palpite: Barcelona

Quarta-feira, 25 de outubro

  • 15:00 – Formentera x Athletic Bilbao – Palpite: Athletic Bilbao
  • 16:30 – Ponferradina x Villarreal – Palpite: Villarreal
  • 16:30 – Valladolid x Leganés – Palpite: Valladolid
  • 17:30 – Eibar x Celta Vigo – Palpite: Eibar
  • 17:30 – Elche x Atlético de Madrid – Palpite: Atlético de Madrid

Quinta-feira, 26 de outubro

  • 15:30 – Lleida x Real Sociedad – Palpite: Real Sociedad
  • 16:30 – Girona x Levante – Palpite: Empate
  • 16:30 – Deportivo La Coruña x Las Palmas – Palpite: La Coruña
  • 17:30 – Fuenlabrada x Real Madrid – Palpite: Real Madrid
  • 17:30 – Tenerife x Espanyol – Palpite: Espanyol