Brasileirão Série A

Libertadores à vista: São Paulo terá Lucas Pratto para vencer a Chapecoense no Pacaembu

Lucas Pratto
Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Tricolor conta com a volta do atacante argentino para reforçar a equipe e buscar a quarta vitória seguida no Brasileirão   

O torcedor são-paulino que for ao Pacaembu às 20h (de Brasília) desta quinta-feira (9) estará certamente rindo bastante antes mesmo de a partida começar. É que o São Paulo x Chapecoense marcado para esta 34ª rodada do Brasileirão vai acontecer com a perspectiva de o Tricolor buscar a Libertadores – e não simplesmente escapar do rebaixamento, como vinha sendo a pesada pressão até o mês passado.

 

Um arranque impressionante

O São Paulo detém a melhor sequência de vitórias de todas as 20 equipes deste Brasileirão. O Tricolor é o único a estar atravessando uma série de três vitórias. E para comprovar como este campeonato é mesmo o torneio do “perde-ganha”, somente um outro clube soma duas vitórias seguidas: o Coritiba. Incrível.

A chance de ganhar pela quarta vez consecutiva está animando o São Paulo, que vê um dos seus principais jogadores empenhado em colaborar com a equipe e participar também das boas fases. Trata-se do atacante argentino Lucas Pratto, recuperado das dores na coxa que impediram sua participação na última partida do Tricolor, contra o Atlético-GO.

Se Pratto está de volta, outro estrangeiro, o meia peruano Cueva, é desfalque certo pela sua participação na seleção do Peru na Repescagem das Eliminatórias da Copa. O técnico Dorival Júnior tem nada menos que cinco opções para o posto: Shaylon, Gomez, Lucas Fernandes, Thomaz e Maicosuel.

Quem segue na equipe é Araruna, que ocupou com bastante propriedade a vaga aberta pelo ala e volante Militão, lesionado e sem previsão de volta.

O confronto entre São Paulo e Chapecoense terminou com uma convincente vitória da Chape por 2×0 na Arena Condá. O histórico é plenamente favorável à Chape. As duas equipes se enfrentaram sete vezes, com três vitórias do clube catarinense e três empates, com apenas uma única vitória do São Paulo, no Brasileirão de 2015, por um magro 1×0.

Feito o alerta, convém olhar para a situação do São Paulo na tabela. A equipe é a nona colocada, com 43 pontos – contra 45 do Vasco e 47 do Flamengo, clubes que vêm acima e também brigam por vagas na competição continental. Hoje, não há mesmo motivos para não ver o São Paulo na Libertadores 2018.

 

Chape oferece risco como visitante

A campanha da Chapecoense ainda mostra possibilidades de queda para a Série B. A equipe ocupa a 14ª colocação, com 40 pontos, e o primeiro time hoje a cair, a Ponte Preta, tem 35. Como restam seis partidas para o fim, passar uma rodada sem pontuar é tudo o que o time de Chapecó não quer.

Se contássemos apenas as partidas como visitante, a Chape teria uma surpreendente oitava colocação na classificação geral. O desempenho do time fora de casa é mesmo digno de aplausos. São cinco vitórias e quatro empates, somando 19 pontos como visitante.

O momento é positivo, mesmo considerando as partidas disputadas também na Arena Condá. A Chape está sem perder há quatro rodadas, período em que obteve duas vitórias (Atlético-MG e Fluminense) e dois empates (contra Atlético-PR e Sport).

“Nosso caráter para subir na tabela tem sido essencial para buscar esses pontos tanto em casa quanto fora”, comentou o atacante Túlio de Melo. “Sabemos que o São Paulo é forte, e ninguém ganha à toa três partidas seguidas neste campeonato. Mas estamos preparados e sabemos que este é um jogo em que podemos usar nossas estratégias e atuar com tranquilidade mesmo se formos pressionados, que é mesmo o que deve ocorrer”, finalizou.

 

Palpite

O São Paulo fez por merecer sair do sufoco, e agora quer fazer por merecer dar mais alegrias à sua torcida que deve comparecer em bom número ao Pacaembu. Apenas a menção da palavra “Libertadores” já causa arrepio no são-paulino, e a recém-aberta possibilidade de disputar o torneio continental do ano que vem é um incentivo e tanto para o apoio do fanático.

Contando com a experiência e o bom futebol de Hernanes e de Lucas Pratto, o São Paulo merece mesmo ser visto como favorito. Imaginamos um 2×0 convincente, com a Chape lutando e oferecendo resistência – comprovando, assim, a boa fase da equipe de Dorival Júnior.

 

Jogos da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Quarta-feira, 8 de novembro

  • 19:30 – Ponte Preta x Grêmio – Palpite: Empate
  • 19:30 – Avaí x Bahia – Palpite: Empate
  • 21:00 – Sport x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 21:00 – Atlético-PR x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Vitória x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 21:45 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Flamengo
  • 21:45 – Santos x Vasco da Gama – Palpite: Santos

Quinta-feira, 9 de novembro

  • 20:00 – São Paulo x Chapecoense – Palpite: São Paulo
  • 20:00 – Atlético-MG x Atlético-GO – Palpite: Atlético-MG
  • 21:00 – Fluminense x Coritiba – Palpite: Fluminense