NBA

LeBron James ultrapassa Michael Jordan e leva o Cleveland Cavaliers à final da NBA!

Foto: Elsa/Getty Images

Massacre dos Cavs sobre o Boston Celtics tem feito histórico do “Rei LeBron”.

O Cleveland Cavaliers dominou o Boston Celtics e garantiu sua vaga na grande decisão da NBA. Mesmo atuando em Boston, a equipe de LeBron James terminou a noite de quinta-feira (25) com um arrasador 135×102, fechando o playoff em 4-1.

Mais importante até que a aguardada classificação, a partida marcou também  o monstruoso feito de LeBron James, que ultrapassou Michael Jordan como o maior cestinha da história dos playoffs.

   

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTA NBA…

Tanto Cavs quanto Celtics começaram este Jogo 5 com ritmo dos mais intensos – e olhe que de intensidade a NBA conhece bastante.

Mas vejam que absurdo o placar do primeiro quarto: 43×27 para os Cavs, que esbanjaram eficiência com a dupla Le Bron James-Kyrie Irving. Ambos fizeram absolutamente de tudo com o pobre Boston. Os 43 pontos representaram a maior pontuação em um único quarto neste playoff.

Pelos lados dos Celtics, a ausência de Isaiah Thomas estava mais do que clara, pois de novo sem ele a equipe desta vez não ofereceu resistência ao Cleveland.

O Boston amenizou a surra e cortou um pouco da diferença, mas o Cleveland só administrou a vantagem conquistada depois do histórico primeiro quarto. As equipes foram para o intervalo com a inacreditável contagem de 75×57 para os Cavs.

E o que pode ser mais impressionante do que 75 pontos marcados em apenas um único tempo de uma final de conferência na NBA?

Talvez só mesmo o grande momento que estava por vir logo no terceiro quarto. A 2min40s para o fim do período, LeBron James arremessou de três e conquistou aquilo que o mundo todo aguardava. Ele ultrapassou Michael Jordan e passou a ter o maior número de pontos da história do playoff. “King James” precisava de 28 para alcançar o feito – e fechou a partida desta quinta com 35. Ele soma agora 5.995 pontos, contra 5.987 de Jordan no pós-temporada.

A pontuação épica ofuscou um pouco a presença do momento, mas os Cavs mantiveram o ritmo e fecharam o terceiro quarto com liderança de  109×74.

A vitória na partida e na conferência já estava tão decretada que o técnico Tyronn Lue mandou todos os reservas para a quadra no último período – e mesmo assim a diferença foi mantida, terminando com o 135×102 que mandou dois recados ao mundo. O primeiro, a constatação de que esses 33 pontos de vantagem não foram obra do acaso, e sim um retrato bem fiel da atual distância entre Cavs e Boston. E segundo: é bom o Golden State Warriors não se iludir. A decisão deste ano não vai ser nada fácil.

A grande cena da marcante noite no TD Garden foi a saída de LeBron James de quadra, aplaudido pelos torcedores de Boston e por todo o banco de reservas dos Cavs. “King James” teve um tratamento digno do verdadeiro rei do basquete que é.

A partida que coroou a incrível classificação para sua sétima final seguida de NBA terminou com James marcando 35 pontos, além de conquistar oito rebotes e dar oito assistências. Kyrie Irving mostrou que é um parceiro à altura: 24 pontos e 7 assistências.

   

A HORA DO DESEMPATE

Cavs e Warriors decidiram as duas últimas edições da NBA, com uma vitória para cada um; Golden State em 2015, Cleveland em 2016.

Este terceiro capítulo vai ser inédito na história do maior basquete do mundo. Jamais as duas mesmas equipes decidiram a liga por três anos consecutivos.

Em uma liga com o ritmo tão acelerado como a NBA, a espera dos fãs até o Jogo 1 da decisão será um pouco longa. A partida vai ser realizada no dia 1º, a próxima quinta-feira, permitindo que as estrelas se preparem – e todos nós também, pois esta decisão promete ser daquelas para a gente contar para os netos.

      

COMO FOI A FINAL DA CONFERÊNCIA LESTE DA NBA:

Cleveland Cavaliers 4-1 Boston Celtics

  • 17/5 – Jogo 1 – Boston Celtics 104×117 Cleveland Cavaliers
  • 19/5 – Jogo 2 – Boston Celtics 86×130 Cleveland Cavaliers
  • 21/5 – Jogo 3 – Cleveland Cavaliers 108×111 Boston Celtics
  • 23/5 – Jogo 4 –  Cleveland Cavaliers 112×99 Boston Celtics
  • 25/5 – ONTEM – 21h30 – Jogo 5 – Boston Celtics 102×135 Cleveland Cavaliers

Datas das finais:

  • 1/6 – Jogo 1 – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • 4/6 – Jogo 2 – 21h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • 7/6 – Jogo 3 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • 9/6 – Jogo 4 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • 12/6 – Jogo 5 * – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • 15/6 – Jogo 6 * – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • 18/6 – Jogo 7 * – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários