NASCAR

Keselowski, Hamlin, Blaney, Elliott ou Johnson? Quem vai para a grande final da NASCAR?

Foto: Sarah Crabill/Getty Images

Martin Truex Jr ainda não está garantido, mas conta com enorme vantagem

A NASCAR chegou na sua penúltima corrida da temporada. Neste domingo, direto de Phoenix, a etapa de Can-Am 500 vai decidir o último classificado, pois embora Martin Truex Jr não tenha vencido uma etapa da Round of 8, não tem como ser alcançado pelo quinto colocado. Ele se junta a Kyle Busch e Kevin Harvick que estão garantidos na disputa pelo título.

 

Kevin Harvick brilha

Apesar de não ter ido muito bem em boa parte dos playoffs, Kevin Harvick brilhou no momento certo e confirmou sua vaga na decisão após vencer no Texas. O piloto vem crescendo de produção e pode ser uma grande ameaça aos primeiros colocados se mantiver esta evolução.

 

Kyle Busch garantido

Já o segundo colocado Kyle Busch vem de um decepcionante 19º lugar e precisará reagir neste domingo se quiser continuar sonhando com o título. Devido à sua inconstância ao longo da temporada, é um nome incerto.

No entanto, é bom lembrar que mesmo intercalando bons e maus resultados, é um dos únicos três pilotos que pode ir para a corrida decisiva na liderança.

 

Martin Truex Jr impressiona

Apesar de ainda não ter vencido na Round of 8, Martin Truex Jr mantem uma regularidade incrível. O líder terminou em segundo lugar nas duas etapas da fase e só terminou fora das cinco primeiras colocações em uma oportunidade das últimas oito corridas.

Vivendo um grande ano, aparece com 50 pontos de vantagem para o segundo lugar e impressionantes 57 para o quarto, o que significa que não tem como ser alcançado por ninguém desta posição em diante. Aliás, o piloto só perde a ponta se Kyle Busch ou Kevin Harvick conquistem a vitória neste final de semana.

 

Tudo ou nada para o campeão

A temporada realmente não foi boa para Jimmie Johnson. O campeão esteve bem abaixo do desempenho no ano passado e só chegou até aqui graças a lampejo de brilho em algumas etapas. Agora, vai ter que apostar todas as suas fichas em uma vitória em Phoenix, pois qualquer outro resultado praticamente o deixa de fora da corrida do título. Claro que isso não é impossível, e deve inclusive dar um charme a mais na prova.

Outro que basicamente só avança com uma vitória é Chase Elliott. O piloto até pode se classificar com um segundo lugar, porém, teria que contar com uma incrível combinação de resultados. Acontece que as duas opções são bem improváveis e ele deve se dar por satisfeito em chegar ao Round of 8.

 

Três seguem fortes na disputa

Como três estão classificados e dois estão praticamente fora, a briga mesmo deve ser entre três pilotos. Destes, Brad Keselowski é o que aparece na frente e a menos que seus concorrentes conquistem a vitória, tem grandes chances de avançar. Suas principais ameaças são Denny Hamlin e Ryan Blaney, mas ambos teriam que terminar no mínimo com quatro carros de vantagem para se classificar, ou claro, vencerem a corrida.

A briga deve ser boa aqui porque o trio vem em grande fase na temporada e tem feito boas provas nos playoffs. No entanto, é Keselowski que tem mais chances de ganhar, tendo conquistado já três vitórias neste ano. Hamlin e Blaney venceram somente uma até aqui.

 

Histórico na etapa de Can-Am 500

Disputada desde 1988, a etapa realizada no Phoenix International Raceway tem muitos pilotos da atualidade como maiores vencedores. O recordista é Kevin Harvick, que levou a melhor em quatro oportunidades. Logo abaixo aparecem Jimmie Johnson e Dale Earnhardt Jr, que estarão na pista neste final de semana e já conquistaram três vezes. No ano passado, quem saiu vitorioso foi Joey Logano, seguido de Kyle Busch e Kyle Larson.

 

Palpite

Eu tiraria da lista de favoritos para esta etapa os três primeiros colocados, que neste momento devem estar mais preocupados em acumular pontos. A expectativa fica então para que Brad Keselowski e Jimmie Johnson sejam os grandes nomes de domingo.

 

Programação do final de semana da NASCAR em Phoenix

Sexta-feira, 10 de novembro

  • 16:00 – Treino livre 1
  • 21:45 – Treino livre 2

Sábado, 11 de novembro

  • 14:30 – Treino livre 3
  • 17:00 – Treino de classificação

Domingo, 12 de novembro

  • 17:30 – Corrida da NASCAR CUP

 

Classificação dos Playoffs da NASCAR CUP 2017

  1. Martin Truex JR, 4168
  2. Kyle Busch, 4118
  3. Kevin Harvick, 4112
  4. Brad Keselowski, 4111
  5. Denny Hamlin, 4092
  6. Ryan Blaney, 4089
  7. Chase Elliott, 4062
  8. Jimmie Johnson, 4060