Brasileirão Série A

Kazim desencanta e o Corinthians faz as contas para o título de Campeão Brasileiro da Série A

Foto: Agência Corinthians

O inglês naturalizado turco marca o único gol da partida, enlouquece a Fiel e ouve o Itaquerão gritar “é campeão!” na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Foram precisos 23 jogos para que Kazim, o “Gringo da Fiel” voltasse a marcar um gol com a camisa do Corinthians (o último foi marcado em 18 de fevereiro, pelo Paulistão, na vitória por 1 a 0 sobre o Audax). E que gol! Do jeito que a torcida gosta: de peito – no melhor estilo Renato Gaúcho –, quase sem querer, aproveitando o cruzamento perfeito de Guilherme Arana. O 1 a 0 na Arena Itaquera, levou o Timão aos 68 pontos, precisando de apenas mais 5 para comemorar o título de Heptacampeão Brasileiro – ou de um tropeço do Grêmio, hoje, contra o Vitória ou na próxima quarta-feira contra o São Paulo. Se o tricolor gaúcho empatar um dos dois jogos e o Corinthians vencer o Fluminense na próxima quarta-feira, o título estará decidido com três rodadas de antecedência.

 

Começo sonolento

Com uma proposta claramente defensiva, o Avaí jogou recuado, esperando pelos donos da casa e por uma oportunidade de definir o placar em um contra-ataque. O Corinthians também começou a partida em um ritmo muito abaixo do que mostrou no duelo contra o Palmeiras no domingo passado – jogo que marcou a “recuperação” alvinegra no returno do Brasileirão – e só foi ameaçar a meta de Douglas Friedrich (goleiro que pertence ao Timão) aos 14 minutos do primeiro tempo em uma finalização de Romero que, contrariando tudo que se espera dele, fez mais uma boa partida oferecendo perigo no ataque e ajudando (muito) na defesa. Um contraste com Rodriguinho – muito mais habilidoso – que, mais uma vez, fez apenas “figuração” em campo.

Aos 30 minutos, Kazim assustou em uma finalização que passou rente à trave de Douglas, e no final do primeiro tempo, Camacho matou no peito um rebote da zaga do Avaí e mandou um tirombaço em direção ao gol, muito bem espalmado pelo arqueiro da equipe catarinense. E foi só o que aconteceu no primeiro tempo.

 

Timão melhor com Jadson

Sem a necessidade de jogar com dois volantes contra uma equipe que nitidamente queria apenas se defender, o técnico Fábio Carille fez uma alteração “ousada” no intervalo e voltou com Jadson no lugar de Camacho. A qualidade no passe corintiano melhorou um pouco e aos 3 minutos, em jogada que contou com a participação do meia, Guilherme Arana recebeu na esquerda e cruzou com perfeição para Kazim marcar seu primeiro gol na Arena Itaquera.

Com a vantagem no placar, o Corinthians passou a “cozinhar” o Avaí e voltou a fazer aquilo que fez melhor em toda a temporada: jogar para garantir os 3 pontos. Aos 22 minutos, Carille se cansou da inoperância (e dos erros de Rodriguinho e colocou Maycon em seu lugar, voltando a equipe para uma formação mais “conservadora”. Aos 32, Marquinhos Gabriel substituiu Clayson (cãimbras) e os donos da casa aumentaram seu domínio na patrtida.

O Avaí bem que tentou se lançar ao ataque, mas vítima do bom posicionamento do Timão, pouco ameaçou.

Aos 44, o Itaquerão gritava “é campeão”.

 

Como ficam

O resultado deixa o Corinthians com 68 pontos – 11 à mais que o vice-líder Grêmio que ainda joga hoje, dia 12 – e faltando 4 rodadas para o fim do campeonato, precisando de apenas 5 pontos ou de um tropeço gaúcho (hoje ou na próxima quarta-feira) para comemorar o heptacampeonato com três rodadas de antecedência.

A derrota mantém o Avaí na vice-lanterna e seu rebaixamento para a Série B, assim como o do Atlético-GO, é quase certo a esta altura do campeonato.

 

Jogos , palpites e resultados da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 11 de novembro

  • 17:00 – Botafogo 0 x 1 Atlético-PR meu palpite foi: Botafogo
  • 19:00 – Corinthians 1 x 0 Avaí – meu palpite foi: Corinthians

Domingo, 12 de novembro

  • 17:00 – Vasco x São Paulo – Palpite: Vasco
  • 17:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: empate
  • 17:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: empate
  • 17:00 – Atlético-GO x Sport – Palpite: Sport
  • 18:00 – Bahia x Atlético-MG – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Coritiba x Ponte Preta – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Cruzeiro

Segunda-feira, 13 de novembro

  • 20:00 – Chapecoense x Santos Palpite: Santos