Campeonato Italiano

Juventus e Roma fazem clássico da rodada que pode embolar a ponta da tabela na Série A

Foto: Damian Strohmeyer/AP Images for International Champions Cup

Mesmo com um jogo a menos, os giallorossi estão na quarta colocação e poderiam alcançar os mesmos 41 da própria Juventus; Napoli e Inter têm caminhos menos tortuosos na teoria

Na rodada pré-natalina, o Campeonato Italiano 2017/2018 é que pode sair como o felizardo. Afinal, a briga pelo título, hoje, é travada por quatro grandes equipes, algo que era comum nos áureos tempos da Série A, entre as décadas de 1980 e 90. Aliás, um derby muito especial pode colocar ainda mais fogo na disputa pela primeira colocação, quando a vice-líder, Juventus, receberá a Roma, que ocupa o quarto posto com três pontos a menos (41-38), mas com uma partida a mais para realizar em relação aos demais ocupantes do G-4. Sendo assim, em breve, os giallorossi contam com chances reais de assumir a liderança.

 

Rodada 18: Juventus x Roma

Uma coisa é certa na atual temporada: a Juve não é mais aquele Bicho-Papão dos últimos seis anos, quando dominou o futebol na Bota. Mas não se trata de um enfraquecimento do time de Turim. Pelo contrário. O que houve foi um fortalecimento das demais potências do calcio, como o Napoli, a Internazionale e os próprios romanos, que fazem bela campanha na UEFA Champions League também.

No sábado (23), às 17h45 (horário de Brasília), a Vecchia Signora terá a vantagem de atuar no Allianz Stadium contra a Roma, que nunca venceu os juventinos em sua nova casa. Mas nota-se um grande equilíbrio na campanha de ambos, quando os números são exatamente os mesmos. Apenas a quantidade de triunfos não bate porque os visitantes contam com uma partida a menos na competição.

Só que o time da capital sofreu um duro tropeço durante a semana, ao ser eliminado da Copa da Itália pelo Torino, em pleno estádio Olímpico, com a derrota por 2 a 1. Já os comandados de Massimiliano Allegri obtiveram a classificação após bateram o Genoa por 2 a 0.

 

Palpite

A Roma sofre, ultimamente, com um problema no setor ofensivo. Homem-gol da equipe, Dzeko marcou apenas uma vez em dez partidas. No entanto, os giallorossi contam com a melhor defesa da Série A (dez tentos sofridos), enquanto a Juve têm o ataque mais positivo (44 gols marcados). Só que o tropeço diante do Toro mina um pouco a confiança dos visitantes, que irão encarar um adversário muito duro de ser batido em seus domínios. Em função deste equilíbrio de forças, a vitória será dos mandantes pela diferença mínina no marcador.

 

Napoli x Sampdoria

Antes, mais precisamente ao meio-dia, o Napoli deve se manter na liderança ao término da 18ª rodada do Italiano. No estádio San Paolo, os Azzurri Meglio recebem a boa equipe da Sampdoria, que se segura na sexta posição, apesar da sequência negativa de três derrotas e um empate nos últimos compromissos. E justamente esse retrospecto ruim dos genoveses pode facilitar as coisas para os napolitanos, que ostentam um ótimo desempenho quando dispõe do mando de campo. Sendo assim, os três pontos já podem ser contabilizados para os mandantes.

 

Sassuolo x Internazionale

Simultaneamente à partida do Napoli, a Internazionale precisa se recuperar do tropeço da rodada passada, quando foi derrotada, em Milão, pela Udinese, resultado que tirou o time de Luciano Spalletti do topo da tabela, além de ter decretado o fim da invencibilidade dos nerazzurri na competição. Fora de casa, os interistas terão o Sassuolo pela frente, no estádio Città del Tricolore. É bom os visitantes, que caíram para o terceiro posto ao permanecerem com 40 pontos, ficarem bastante atentos, pois os donos cada vencerem seus dois últimos confrontos.

Trata-se de um momento de afirmação para a Inter, que vinha muito bem. Resta saber se a primeira derrota na temporada foi um acidente de percurso ou um indício de que a equipe estava alcançando resultados além da capacidade. O triunfo sobre os neroverdi é fundamental para não perder contato com os primeiros colocados. Mas tudo leva a crer que os nerazzurri sairão vitoriosos do confronto.

 

Jogos da 18ª rodada do Campeonato Italiano

Sexta-feira, 22 de dezembro

  • 15:00 – Chievo x Bologna – Palpite: empate
  • 17h45 – Cagliari x Fiorentina – Palpite: Fiorentina

Sábado, 23 de dezembro

  • 09:30 – Lazio x Crotone – Palpite: Lazio
  • 12:00 – Genoa x Benevento – Palpite: Genoa
  • 12:00 – SPAL x Torino – Palpite: Torino
  • 12:00 – Sassuolo x Inter – Palpite: Inter
  • 12:00 – Udinese x Hellas Verona – Palpite: Udinese
  • 12:00 – Napoli x Sampdoria – Palpite: Napoli
  • 15:00 – Milan x Atalanta – Palpite: empate
  • 17:45 – Juventus x Roma – Palpite: Juventus