Champions League

Juventus e Real Madrid estão com um pé na final da Champions; veja prognósticos das semis

Foto: Clive Rose/Getty Images

Camisas pesadas do futebol europeu podem se reencontrar na decisão 19 anos depois

Quando Predrag Mijatovic fez o gol da vitória, aos 21min do segundo tempo, em uma Amsterdam Arena novinha em folha, o Real Madrid, maior campeão europeu, quebrava um incômodo jejum de 32 anos sem estar no topo do continente. A final da Champions League de 1998 foi contra a Juventus, que tinha Zidane no meio de campo e disputava sua terceira decisão seguida.

Foi a sétima Copa da Europa para o Real, e já naquele ano a Copa dos Campeões havia se transformado em Uefa Champions League, o torneio que viria a tomar conta do planeta.

Agora, quem está na fila é a Juventus. Não é campeã desde 1996, tendo perdido as finais de 97 (para o Borussia Dortmund), de 98 (para o Real), de 2003 (para o Milan) e, mais recentemente, a de 2015 (Barcelona).

Tudo indica que Real Madrid e Juventus farão a final deste ano em Cardiff. Mas ainda falta um pequeno passo para eles chegarem lá. Falta concluir o serviço nas semifinais.

 

JUVENTUS X MONACO

A Juve joga em seu Juventus Stadium com a vantagem de ter vencido a partida de ida, fora de casa, por 2 a 0. A Juve não perde em seu estádio desde agosto de 2015, com 50 partidas de invencibilidade por todas as competições – 43 vitórias e 7 empates. Em jogos europeus, são 22 partidas sem perder em casa, desde 2013.

São muitos os números e tabus que apontam para a classificação da Juventus: a tremenda força em casa, nunca um time reverteu uma derrota por dois gols em semifinais europeias, Monaco nunca venceu fora de casa nas semifinais que disputou, etc, etc, etc.

Mas o que mais aponta para a classificação da Juventus mesmo é o futebol apresentado na temporada. Uma defesa quase intransponível – nenhum gol sofrido nos cinco jogos de mata-mata, apenas dois sofridos em 11 jogos na Champions – e um ataque extremamente rápido e letal. Os argentinos Dybala e Higuaín vivem grande momento, Mandzukic carrega o piano pela esquerda e tem o faro de um centroavante de ofício, Cuadrado (ou Daniel Alves, se jogar por ali) puxa transições rapidíssimas pela direita. Tudo isso com a qualidade de Pjanic e Khedira, ótimos passadores, no meio.

É um time completo, com jogadores táticos e participativos e um técnico, Allegri, em grande fase.

O Monaco já está muito feliz com sua temporada. Está a uma vitória de ser campeão francês (com três jogos a fazer), título que não conquista desde o ano 2000. Chegou à semifinal da Champions, ganhando uma vitrine inestimável para mostrar seus jovens talentos e, claro, vendê-los.

É difícil imaginar que a revelação da temporada, Mbappé, fique no Monaco ao final da temporada. Pode sair por mais de 100 milhões de euros. Por enquanto, temos a chance de vê-lo em ação em Turim, tentando operar um milagre para lá de improvável.

Prognóstico: apesar da vocação e dos números ofensivos, não acredito que o Monaco irá para cima de qualquer forma. Tentará se despedir com dignidade. Juventus 2 x 1 Monaco.

 

ATLÉTICO DE MADRI X REAL MADRID

Na quarta-feira, o estádio Vicente Calderón se despedirá das competições europeias com um dérbi – o Atlético estreia nova arena na próxima temporada. O time da casa jogará mais pela honra do que pela classificação, pois sabe que reverter os 3 a 0 sofridos no Santiago Bernabéu é quase impossível.

O Real Madrid fez pelo menos um gol em todos os 55 jogos oficiais da temporada. Se fizer um no Calderón, obrigará o Atlético a fazer cinco para se classificar. É muito difícil, convenhamos.

Zidane voltou a escalar time reserva no Espanhol no fim de semana, uma estratégia que provou ser de sucesso. Os titulares do Real Madrid estão inteiros no fim de temporada, e Cristiano Ronaldo está voando.

O Atlético, ao contrário do Monaco, deve pelo menos tentar. Afinal, joga em casa e será empurrado para isso. Vai se arriscar mais, vai tentar furar a defesa do Real logo de cara e colocar fogo na eliminatória.

Prognóstico: Atlético 1 x 1 Real Madrid. Vitória do Atlético, mas com o Real Madrid marcando e se classificando, é também uma boa aposta.