Futebol Europeu

Juventus coloca freguesia à prova em busca do tri inédito na Copa da Itália

Foto: Stuart Franklin/Getty Images

Velha Senhora tenta primeiro título da temporada contra a Lazio

Muito perto de um inédito hexacampeonato italiano, que pode ser conquistado no fim de semana, a Juventus pode dar o primeiro passo em busca da tríplice coroa nesta quarta-feira. Disputa, em Roma, a final da Copa da Itália contra a Lazio.

A Juve é atual bicampeã do torneio, e o tri seria inédito – nunca um time ganhou a Copa três vezes seguidas.

Em 2015, contra a própria Lazio, e no ano passado, contra o Milan, a Juventus precisou de prorrogação para ficar com o título.

A Juve está há três jogos sem vencer no Italiano, mas é fácil explicar a razão. Tinha vantagem muito confortável na ponta, estava envolvida nas semifinais da Liga dos Campeões e poupou jogadores.

Contra a Lazio, dos titulares só não jogarão Buffon – é tradição que o goleiro reserva, no caso o brasileiro Neto, atue nos jogos de Copa –, Pjanic (suspenso) e Khedira (machucado). De resto, todo mundo vai para a partida.

Na atual temporada, nos dois jogos entre os times, vitórias da Juventus por 1 a 0 (em Roma) e 2 a 0 (em Turim).

A Lazio é freguesa recente da Juve, tendo perdido os últimos nove jogos entre eles. A última vez que não perdeu foi em janeiro de 2014, empate por 1 a 1 pela Série A. A última vitória da Lazio ocorreu em janeiro de 2013, 2 a 1 pela Copa da Itália.

Nos últimos oito anos, foram 23 jogos. Entre eles: 18 vitórias da Juve, 4 empates e 1 vitória da Lazio.

Os jogos da Lazio têm sido movimentados ultimamente. Nos meses de abril e maio, foram 44 gols marcados em oito partidas, média de 5,5 por jogo. Mas, contra a Juve, a história é outra.

Prognóstico: Juventus 2 x 1 Lazio na prorrogação, após 1 a 1 no tempo normal