Brasileirão Série A

Jogos de sábado na 20ª rodada do Brasileirão 2017 têm Atlético-GO, Coritiba, Vitória e Avaí

EC Vitória
Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Jogos de sábado marcam a luta dos times para se manterem na Série A.

A coisa está feia para Vitória, Avaí e Atlético Goianiense. Terminaram o primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2017 ocupando as três últimas posições na tabela e correndo sério risco de rebaixamento para a Série B. No caso do Dragão, já são 10 pontos de distância para a Chapecoense, primeiro time fora do Z-4. Coincidência ou não, os três lanternas jogam no sábado. Atlético Goianiense tem um duro trabalho pela frente, ao receber o Coritiba no Estádio Olímpico, enquanto o Vitória e o Avaí farão um verdadeiro duelo de leões no Barradão. Confira abaixo os prognósticos!

 

Atlético-GO x Coritiba

O final de semana começa com o Coxa visitando o Dragão em Goiânia, às 16 horas do dia 12 de agosto. Com 12 pontos na tabela, o Atlético Goianiense é o lanterna da competição, e nem mesmo uma vitória nessa rodada será suficiente para mudar isso. Mas com certeza será um começo. O Coritiba que o diga! Duas rodadas atrás, estava na zona de rebaixamento, mas um triunfo diante do São Paulo e outro contra a Chapecoense colocaram o Coxa na 10ª posição. Caso conquiste a terceira vitória seguida, será candidato a entrar na dura briga por uma vaga na fase inicial da Libertadores.

Quem joga contra o Coxa — além do Atlético — é o calor de Goiânia. Quando os jogadores embarcaram no avião em Curitiba, os termômetros marcavam 20°C na capital paranaense. Por sua vez, Goiânia está em estado de alerta devido à baixa umidade do ar. A previsão do tempo para amanhã indica a máxima de 35°C, e o jogo acontece durante no período da tarde.

Além disso, o técnico Marcelo Oliveira terá que lidar com vários desfalques. Está suspenso o atacante Kleber Gladiador — autor de 4 dos 21 gols do time no campeonato — e recuperam-se de lesões: Werley, Iago Dias, Anderson, Daniel Freitas e Thalisson Kelven. Por outro lado, Dodô e Walisson Maia estão recuperados e viajaram com o time.

Provável escalação do Coritiba: Wilson; Léo, Marcio, Luizão e William Matheus; Jonas, Alan Santos, Rildo, Matheus Galdezani e Thiago Carleto; Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.

No Atlético-GO, o técnico João Paulo Sanches deve trocar metade do time titular que enfrentou o Fluminense na semana passada. O lateral William Alves foi apresentado na terça-feira e já deve estrear no lugar de André Castro, que vinha sendo improvidado na posição. Andrigo está suspenso, enquanto Igor retorna de suspensão. E o capitão Roger Carvalho rompeu o tendão de Aquiles, passou por cirurgia e não tem previsão de retornar aos gramados ainda na temporada 2017.

Provável escalação do Atlético-GO: Felipe; Jonathan, Gilvan, William Alves e Bruno Pacheco; Igor, Paulinho, Diego Rosa e Jorginho; Niltinho e Walter. Técnico: João Paulo Sanches.

Palpite: Ambos marcam.

 

Vitória x Avaí

Logo mais, às 19 horas, é a vez do Duelo de Leões! O Leão da Barra recebe o Leão da Ressacada para confronto direto que ajudará a definir o destino dos dois times. Para o Avaí, um triunfo significaria deixar para trás o Vitória e o São Paulo e ficar na portinha do Z-4. O Rubro-Negro, por sua vez, pode até sair da zona de rebaixamento caso marque três gols e derrote os visitantes.

A verdade é que o Vitória está em euforia. O retorno do técnico Vagner Mancini trouxe motivação e levou o time a emplacar sua primeira sequência de dois triunfos no campeonato. Um foi em casa, com placar de 3 a 1 contra a Ponte Preta. O outro foi fora, na rodada passada, em um heroico 2 a 0 conquistado após entrar em campo como grande zebra diante do Flamengo. Agora, apela à torcida pelo apoio para manter a sequência positiva nesse jogo de seis pontos. A meta é colocar 30 mil pessoas no Barradão.

Vagner Mancini ainda está testando as diferentes possibilidades de formação. Wallace e Yago estão suspensos, e devem ser substituídos pelo garoto Bruno e por Patric. Uillian Correia está de volta da suspensão, ao passo que Geferson torceu o pé durante o treino de quarta-feira e também deverá desfalcar o time, assim como André Lima, que trata uma sinovite no joelho.

Provável escalação do Vitória: Fernando Miguel; Caíque Sá, Kanu, Bruno e Juninho; Ramon, Fillipe Souto e Patric; David, Neilton e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.

No Avaí, o técnico Claudinei Oliveira tem uma missão ousada no returno do Campeonato Brasileiro: anotar 7 pontos a cada 4 jogos. Ou seja, conquistar, em média, duas vitórias e um empate. O primeiro passo deverá ser dado contra o Vitória. Contudo, o Avaí mira o empate, que já seria suficiente para diminuir o ritmo dos baianos, e isso poderá ser fatal.

Além disso, vem de uma derrota devastadora — 5 a 0 para o Atlético-PR — e anotou apenas 10 gols no campeonato inteiro. Juan e Judson estão suspensos e não jogam. Joel se recupera de uma lesão.

Provável escalação do Avaí: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Luan, Wellington Simião, Pedro Castro e Willians; Rômulo e Júnior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira.

Palpite: Vitória.

 

Jogos da 20ª rodada do Brasileirão 2017:

Sábado, 12 de agosto

  • 16:00 – Atlético-GO x Coritiba, no Estádio Olímpico
  • 19:00 – Vitória x Avaí, no Barradão

Domingo, 13 de agosto

  • 11:00 – São Paulo x Cruzeiro, no Morumbi
  • 16:00 – Vasco x Palmeiras, no Raulino de Oliveira
  • 16:00 – Atlético-MG x Flamengo, no Independência
  • 16:00 – Sport x Ponte Preta, na Ilha do Retiro
  • 19:00 – Atlético-PR x Bahia, na Arena da Baixada
  • 19:00 – Botafogo x Grêmio, no Engenhão

Segunda-feira, 14 de agosto

  • 12:00 – Santos x Fluminense, no Pacaembu

Quarta-feira, 23 de agosto (Adiado)

  • 19:30 – Chapecoense x Corinthians (adiado devido ao jogo entre Chape e Barcelona)

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 47 – Libertadores
  2. Grêmio, 39 – Libertadores
  3. Santos, 35 – Libertadores
  4. Palmeiras, 32 – Libertadores
  5. Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
  6. Sport Recife, 28 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Atlético Paranaense, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  10. Coritiba, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Vasco da Gama, 24 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 23
  14. Ponte Preta, 23
  15. Atlético Mineiro, 23
  16. Chapecoense, 22
  17. São Paulo, 19 – Rebaixamento
  18. Vitória, 19 – Rebaixamento
  19. Avaí, 18 – Rebaixamento
  20. Atlético-GO, 12 – Rebaixamento