Brasileirão Série B

Jogos da 12ª rodada da Série B 2017: Enquanto Inter dá vexame, Juventude dá show

Foto: Arthur Dallegrave / E.C.Juventude

Crise colorada só aumenta, e o Verdão de Caxias se consolida como a boa surpresa do Brasil no momento

O Internacional aumentou a sua dificuldade e o Juventude ampliou sua lua-de-mel com a torcida depois da 12ª rodada da Série B, encerrada no último sábado (8). Que ninguém pense diferente: a Série B daqui até o fim do ano será cada vez mais gaúcha com o drama e o sucesso dessas duas equipes.

O Internacional segue sem dar confiança para a sua torcida de que vai realmente subir para a Série A. O drama da vez foi de novo no Beira-Rio, na noite de sábado, quando o Colorado apenas empatou por 1×1 com o Criciúma.

“Drama” é uma palavra que define bem a tarde em Porto Alegre. Comandado por um histórico ídolo colorado, o técnico Luiz Carlos Winck, o Criciúma logo saiu na frente – ainda aos 5 minutos do primeiro tempo, com o atacante Lucão – e instalou o pânico no Sul.

Nem é preciso acompanhar muito futebol para imaginar o medo e a raiva que tomaram conta da torcida do Internacional. Os 25.000 torcedores sequer haviam acabado de entrar no estádio e já estava 1×0 para o Criciúma.

O desequilíbrio assustou demais o Colorado, que contou com várias alterações em relação ao time que perdeu para o Boa Esporte. O cada vez mais questionado técnico Guto Ferreira promoveu o retorno de Victor Cuesta, Uendel, Felipe Gutiérrez, Edenílson, Nico López e William Pottker – e propiciou também a entrada do lateral-direito Cláudio Winck.

Parecia que a nova camisa, com listras pretas no peito, seria mesmo um presságio da dificuldade da tarde e da temporada do clube até aqui.

O Inter se deparou com tudo o que caracteriza os jogos da Série B: retranca e muitas faltas. O Colorado caiu fácil na trama do Criciúma, que controlava os ataques adversários e dava sinais de buscar inclusive o segundo gol, o que desataria uma real catástrofe na torcida. Tal catástrofe quase veio de campo mesmo, com o argentino Andrés D’Alessandro cada vez mais irritado, trocando ofensas com os companheiros por desatenções na defesa.

Depois de um segundo tempo de muito desespero e de muitas oportunidades perdidas, o Inter chegou ao empate apenas aos 48 minutos, em uma cabeçada do zagueiro Klaus, em cobrança de escanteio. A igualdade não aliviou o sofrimento colorado, e muitos torcedores depredaram a saída do Beira-Rio depois de mais uma tarde de extrema frustração com a equipe que agora ocupa apenas a sexta colocação da Série B.

O Inter soma 18 pontos em 12 rodadas, a dois pontos do “G4” que hoje conta com a seguinte ordem: Juventude (25 pontos), Guarani (22), América-MG (20) e Vila Nova-GO (20). O Ceará (18) é o quinto colocado.

   

JUVENTUDE OPERANTE

Se o Inter assusta sua torcida, o outro time gaúcho da ponta da tabela da Série B está cada vez mais feliz. Em uma difícil partida disputada em sua casa, na cidade de Caxias do Sul, o Juventude venceu o vice-líder Guarani e se isolou na ponta da tabela.

O Juventude agora soma 25 pontos, com incríveis sete vitórias, quatro empates e somente uma derrota. Está três pontos à frente do Guarani e com sete a mais que o Internacional – uma comparação que dói demais na torcida colorada.

Contando com um bom público de 15.000 pessoas no acanhado Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude saiu na frente logo aos dois minutos de jogo. Tiago Marques usou o corpo para superar a marcação e soltar uma bomba, sem defesa para o goleiro Leandro Santos.

O Juventude seguiu o enredo na segunda etapa, marcando o 2×0 também no comecinho: aos 5min, em cabeçada de Ruan, o time gaúcho deu números finais à partida que contou com investidas do Guarani, mas nenhuma suficiente para superar Matheus, o goleiro do time gaúcho.

   

E O QUE ESTÁ POR VIR?

Inter e Juventude terão adversários de níveis bem diferentes na 13ª rodada, que será disputada toda ela nesta terça-feira (11). O Colorado viaja ao Estádio Castelão, em Fortaleza, para enfrentar o Ceará, o atual quinto colocado. Trata-se de um confronto direto, pois o Ceará está em quinta e o Colorado, em sexto. A partida começa às 20h30.

Às 21h30, o Juventude também joga como visitante, mas contra um adversário muito mais acessível: o lanterninha Náutico, que soma apenas cinco pontos em 12 rodadas.

A rodada será toda apresentada pelo Ganhador, mas já antecipamos outro jogo para você colocar desde já na sua agenda: Guarani x Goiás, às 20h30, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). Será o duelo do vice-líder Guarani contra o desesperado (e hoje oitavo colocado) Goiás.