Liga Europa

Jogo do Manchester United e confronto entre Roma e Lyon são os destaques das oitavas da Liga Europa

Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Disputa do segundo título interclubes mais importante da Europa se restringe a 16 times; outro destaque da fase é o duelo de alemães entre Schalke 04 e Borussia Mönchengladbach.

Aos poucos, a Liga Europa vai se afunilando. Após começar com 188 participantes, a competição chega às oitavas de final, quando 16 times seguem vivos na disputa pelo segundo título mais importante, em nível interclubes, do Velho Continente. E uma equipe em especial já desponta como favorita a erguer o caneco: Manchester United. Aliás, trata-se da única taça relevante que falta à extensa coleção de troféus dos Diabos Vermelhos.

O principal adversário dos ingleses deve ser a Roma, que terá dois jogos duríssimos contra o Lyon, no caminho das quartas de final. Outro duelo interessante será o embate caseiro entre as equipes alemãs do Schalke 04 (levou o título em 1996-97) e Borussia Monchengladbach, que se sagrou campeão na temporada 1978-79, no tempo em que a disputa tinha o nome de Copa da UEFA.

 

ROSTOV X MANCHESTER UNITED

O Rostov faz uma boa campanha até o momento, quando eliminou o Sparta Praga sem sustos na fase anterior – placar agregado de 5 a 1. Mas eis que o destino colocou justamente o poderoso Manchester United no caminho dos russos, que farão a estreia nas oitavas de final em casa, na próxima quinta-feira (09), às 15h (horário de Brasília).

Missão das mais ingratas, pois o United, que conta com chances remotas de conquistar a Premier League, fará de tudo para terminar a temporada com o título da UEFA Europa League, ainda mais depois de realizar grandes investimentos, principalmente a milionária contratação do francês Paul Pogba (cerca de R$ 414 milhões).

Mas um veterano craque é que está dando as cartas no Old Trafford. Aos 35 anos, Zlatan Ibrahimović ainda é muito temido pelas defesas adversárias e mostra-se decisivo em seu primeiro ano em Manchester. O astro sueco tem tudo para ser o grande nome da campanha vitoriosa do United. Mas é importante evitar o deslumbramento na partida de ida, pois, apesar da pouca tradição, o Rostov é bastante competitivo e pode complicar a vida dos Diabos Vermelhos na abertura das oitavas de final.

Odds: Rostov (4.87), Manchester United (1.80), empate (3.56).

Palpite: se o United não for a equipe que tem teimado em tropeçar nas últimas rodadas do Campeonato Inglês, tem tudo para largar na frente. Confio na vitória dos comandados de José Mourinho por dois gols de vantagem.

 

LYON X ROMA

A 18 pontos do Monaco, que ocupa a liderança do Campeonato Francês, o Lyon sonha em chegar longe na Liga Europa. Nas oitavas de final, os franceses terão a Roma pela frente, atual vice-líder da Série A – com pouquíssimas chances de evitar o hexacampeonato da Juventus. Resumindo, temos duas equipes com baixas expectativas em nível nacional, mas que ainda podem beliscar um caneco de peso na atual temporada.

Como irá atuar em seus domínios, mais precisamente no estádio Gerland, às 17h05 (horário de Brasília) desta quinta-feira, o Olympique Lyonnais conta com uma ligeira vantagem para largar bem no mata-mata. Mas os giallorossi dispõem de uma equipe perigosa – cheia de jogadores experientes, como o interminável Francesco Totti, Edin Džeko, Daniele De Rossi e Radja Nainggolan – e podem surpreender fora de casa.

Odds: Lyon (2.48), Roma (2.85), empate (3.49).

 

SCHALKE 04 X BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH

Na Alemanha, mais precisamente na arena Aufschalke, em Gelsenkirchen, o Schalke 04 receberá o Borussia Mönchengladbach, em duelo marcado para as 17h05 (horário de Brasília) desta quinta-feira. No único jogo entre times do mesmo país, nas oitavas de final da Liga Europa, os donos da casa, que ocupam apenas a 13ª colocação na Bundesliga, terão na força da fanática torcida o diferencial para bater o Gladbach.

Agora, segue uma informação interessante. No último sábado (04), as duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Alemão. Em seus domínios, o Borussia levou a melhor por 4 a 2. Será que os Potros repetem a façanha na casa dos Azuis Reais?

Odds: Schalke 04 (2.26), Borussia Mönchengladbach (3.31), empate (3.37).

Palpite: quando muda a competição, parece que os jogadores viram a chave. Mordidos depois da derrota no último fim de semana, o Schalke vai com tudo e sairá do confronto de ida com a vantagem de um gol no marcador.

 

Confira os demais confrontos pelas oitavas de final da UEFA Europa League:

  • 09/03 – 15h: Apoel (2.77), Anderlecht (2.70), empate (3.20)
  • 09/03 – 15h: FC Copenhagen (2.48), Ajax (3.11), empate (3.16)
  • 09/03 – 17h05: Celta de Vigo (1.64), Krasnodar (5.97), empate (3.80)
  • 09/03 – 17h05: Gent (1.90), Genk (4.36), empate (3.49)
  • 09/03 – 17h05: Olympiakos (2.49), Besiktas (3.06), empate (3.18)