Brasileirão Série B

Jogando “em casa”, o Paraná deve por um ponto final na sequência de vitórias do Internacional na Série B

Foto: Divulgação/Paraná Clube

Como a Série A está nesta semana mais morta que a criatividade do meio-campo do Corinthians, meu editor decretou: tu vai cobrir o Internacional na Série B e explicar porque ele vai ganhar do Paraná na terça-feira. O que prova que ele não lê meus textos. Se lesse, saberia que minha esposa é gremista e defender o Inter está fora de questão se eu pretendo voltar a dormir na minha cama ainda neste século – sim, ela não me perdoou pelo prognóstico de Cruzeiro x Grêmio pela semifinal da Copa do Brasil. Esperto que sou, passei a bucha colorada para o colo de meu nêmesis, Miguel Gonzalez e defenderei, alegremente, as cores do Paraná (mesmo porque, nem em sonho eu imagino ser possível o Inter sair da Arena da Baixada com a vitória e depois de ganhar a final do “Porradabol” do Ganhador com o Cruzeiro, como podemos ver aqui e aqui, pretendo continuar no topo da onda).

 

Em casa, mando eu!

Dono da melhor campanha como mandante no Campeonato Brasileiro da Série B, o Paraná conquistou 28 dos 30 pontos possíveis em seus domínios (9 vitórias e 1 empate), nos últimos 10 jogos que disputou em casa – sendo 7 vitórias seguidas até aqui. Números que impressionam até mesmo meu adversário, Miguel, e que podem fazer toda a diferença no embate de hoje – ainda bem para mim, porque quando atua como visitante, o desempenho paranaense cai consideravelmente – nos últimos 15 jogos (somando todas as competições) como visitante, o time somou 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas.

Para deixar tudo ainda mais interessante, o Paraná é o time que menos sofreu gols como mandante nesta Série B. Legal, né?

Por outro lado, “casa” é como a torcida do Paraná chama o estádio Durival Britto e não a Arena da Baixada (palco do duelo de hoje). Não entendo porque a diretoria do clube mandou o jogo para a casa do Atlético-PR, mas juro que se eu perder o “Porradabol” por causa disso, culparei a cartolagem até o fim dos meus dias (não que isso vá tirar-lhes o sono…).

 

Em busca da Série A

Embora o duelo de hoje não seja de suma importância para o projeto do Paraná de voltar à Série A – atualmente ocupa a 3ª posição com 46 pontos (8 atrás do líder, Internacional) conquistados em 13 vitórias, 7 empates e 7 derrotas – conseguir os 3 pontos pode lhe colocar numa posição mais confortável em relação aos seus perseguidores mais imediatos (Oeste, Juventude, Ceará e Vila Nova). Além do mais, vencer o líder é sempre bom para aumentar o moral da tropa.

A partida também serve para mostrar a força do elenco paranaense. Sem poder contar com o lateral-direito Cristovam, um dos líderes de desarmes na Série B (suspenso), e nem com o volante Leandro Vilela (lesionou-se na última rodada), o técnico Matheus Carvalho faz algum suspense sobre a escalação da equipe e quebra a cabeça para não ver a força doméstica de seu time cair diante do líder.

 

Nosso prognóstico

O duelo de hoje coloca frente a frente o melhor mandante contra o melhor visitante da Série B (pois é, depois de um início vacilante, o Internacional se encontrou no campeonato e melhorou em muito os seus números). Como se isso não fosse o bastante para fazer deste um jogo equilibrado, o colorado tem o melhor ataque (43 gols) e a melhor defesa (19 gols sofridos), ao passo que o Paraná vem logo atrás, com 39 gols marcados e 20 sofridos.

Com números assim, jogando em casa com o apoio da torcida e tendo o retrospecto de melhor mandante, é claro que o Paraná coloca um fim à série de 4 vitórias seguidas do Internacional, fatura os 3 pontos e dá mais um importante passo rumo à Série A.

 

28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 – Série B

Terça-feira, 03 de outubro:

  • 19h15: Ceará x Vila Nova
  • 20h30: Paraná x Internacional
  • 21h30: Brasil de Pelotas x Juventude

Sexta-feira, 06 de outubro:

  • 19h15: Boa x Paysandu
  • 20h30: CRB x ABC
  • 21h30: Goiás x Náutico

Sábado, 07 de outubro:

  • 16h30: Criciúma x Londrina
  • 16h30: Oeste x Guarani
  • 19h00: Luverdense x Figueirense
  • 19h00: Santa Cruz x América-MG

Classificação da Série B de 2017

  1. Internacional, 54 – Campeão + Série A.
  2. América-MG, 48 – Série A.
  3. Paraná – 46, Série A.
  4. Vila Nova, 46 – Série A.
  5. Ceará, 45
  6. Juventude, 45
  7. Oeste, 44
  8. Criciúma, 39
  9. Londrina, 37
  10. Boa, 37
  11. Brasil de Pelotas, 34
  12. Guarani, 34
  13. Paysandu, 33
  14. CRB, 32
  15. Figueirense, 32
  16. Goiás, 31
  17. Luverdense, 31 – Série C.
  18. Santa Cruz, 29 – Série C.
  19. Náutico, 23 – Série C.
  20. ABC, 18 – Série C.