Copa do Brasil

Jogando em casa, Flamengo é favorito contra o Santos pela Copa do Brasil; veja nosso prognóstico para o duelo

Foto: Staff Images / Flamengo

Embalado pela invencibilidade de 5 jogos no Brasileirão e pelo reforço de nomes como Rodolpho e Everton Ribeiro, o Flamengo recebe o Santos no Ninho do Urubu, nesta quarta-feira, dia 28, à partir das 21:45, pelo duelo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil (com TV). O Peixe, que vem de uma derrota para o Sport no final de semana, espera conseguir um bom resultado fora – o que em bom português quer dizer “marcar pelo menos um gol” – para definir em casa sua vaga nas semi-finais.

 

Prognóstico para Flamengo x Santos

Tomando como base o índice de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, Flamengo e Santos são equipes com desempenhos bem semelhantes: enquanto que os cariocas têm 56.7% de aproveitamento na competição, a equipe do litoral paulista traz consigo 53.3% dos pontos disputados. A diferença é particamente uma derrota – a do Santos do final de semana diante do Sport.

FLAMENGO: Depois de passar por um momento mais turbulento no Brasileirão, o rubro-negro se reforçou, se organizou e engatou uma sequência de 5 jogos sem derrotas – foram 3 vitórias e 2 empates, com 11 gols marcados e 6 sofridos. Apesar disso, o futebol da equipe não encanta e mesmo com a vitória no último domingo – 1 a 0 contra o Bahia, na Fonte Nova – o técnico Zé Ricardo disse que não está satisfeito com o desempenho do time que, segundo ele, pode render muito mais (e pode mesmo).

De todo modo, o Flamengo é um adversário indigesto quando joga em casa – sofreu apenas 1 gol e marcou 7 nos últimos 3 duelos em seu estádio. Nada mal, nada mal mesmo.

SANTOS: O alvinegro da Vila Belmiro se reergueu no Campeonato Brasileiro pelas mãos de Elano e Levir Culpi. Mas, no final de semana, jogando pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, não conseguiu passar pelo bom bloqueio armado pelo Sport de Vanderlei Luxembrugo e acabou perdendo o duelo em casa por 1 a 0 – resultado que pôs fim à sequência de 4 jogos sem derrota (3 vitórias e 1 empate).

Mesmo assim, o resultado não deve afetar o desempenho geral do Santos – que parece não sentir diferenças jogando em casa ou fora: Nas últimas 10 partidas disputadas como visitante (somando todas as competições que disputa), o Santos ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. Um restrospecto bem razoável, ainda mais para uma competição de mata-mata como a Copa do Brasil.

PALPITE: Pelas características de cada time, não será um jogo de muitos gols. O empate não será um resultado absurdo, mas, pelo fator casa, o Flamengo leva uma ligeira vantagem e eu cravaria uma vitória rubro-negra por 1 a 0.

NA TV: Flamengo x Santos – GLOBO (RJ e parte da rede) e FOX SPORTS – 28/06/17 à partir das 21:45