Brasileirão Série B

Internacional conta os dias para confirmar sua volta à Série A

Inter Série B
Foto: Ricardo Duarte/SCI

Restam apenas oito rodadas para serem disputadas na segunda divisão.

Restam apenas oito rodadas para terminar a Série B de 2017. Até o momento, Internacional, América-MG, Ceará e Paraná estão dentro do elevador que leva ao andar superior, à elite do futebol nacional. Na outra ponta, Luverdense, Santa Cruz, Náutico e ABC estão descendo rumo à terceirona. Ainda é possível mudar o destino de cada participante, mas não há mais tempo a perder.

 

Contagem regressiva do Internacional

O Internacional caiu da Série A pela primeira vez em sua história ao final do de 2016. O calvário da segundona está chegando ao fim. Mesmo quando tem uma péssima atuação, caso de terça-feira contra o Boa, o Saci-Pererê consegue resistir e trazer um ponto para casa. Nesta mesma noite, viu o América-MG ficar no empate contra o Brasil, em Pelotas. Ou seja, a gordura que o Colorado tem se manteve intocada.

Neste sábado, o Criciúma é o rival do Gigante da Beira-Rio. Normalmente, as pelejas no Heriberto Hülse são complicadas. No entanto, desta vez, os de Porto Alegre não têm uma missão das mais difíceis. Isso porque o Tigre sonhava em ao menos brigar pelas quatro primeiras posições. O sonho nunca acompanhou a realidade e a derrota diante do Vila Nova foi a gota d’água. Os jogadores deixaram o campo decepcionados, abatidos e resignados em permanecer mais um ano no nível de prata.

Desmotivado desta maneira, o Carvoeiro não tem como fazer frente e, por isso, prevejo Internacional 2 a 0.

 

Jogão em Belo Horizonte

América-MG e Paraná fazem um jogo de gala no sábado à noite, no estádio Independência. No momento, o Coelho é o vice-líder e a Gralha Azul está em quarto. Ambos vêm de tropeços no meio de semana: o América-MG apenas empatou com o Xavante o Paraná perdeu o embate e a posição para o Ceará. Um revés pode jogar os mineiros para o quarto posto. No caso paranista, a derrota pode tirá-lo do G-4, desde que o Vila Nova supere o Oeste.

Com quadros fazendo excelentes campanhas, é difícil apontar um favorito. É claro que os americanos terão o incentivo entoado das arquibancadas. De qualquer maneira, fico em cima do muro e acredito no 1 a 1.

 

O Vovô está chegando

Leandro Carvalho fez o tento capital que deu os três pontos e a terceira posição ao Ceará contra o Paraná, na terça-feira. Humilde, ele disse que “fez pelo grupo”. Marcelo Chamusca comemorou o bom desempenho e a dedicação de seus comandados. A nação alvinegra reconhece o esforço e tem apoiado o grupo. No domingo, uma calorosa recepção foi armada no aeroporto de Fortaleza no desembarque da delegação. O Ceará está desde 2011 afastado da primeirona.

Seu adversário de amanhã à noite é o Figueirense, que não anda bem das pernas e que nunca deixou de estar ameaçado de descenso ao longo do ano. Com o Castelão lotado, acredito num 3 a 0 para os anfitriões.

 

A retomada das vitórias

O Vila Nova quebrou o jejum de três encontros sem vitória e derrotou o tradicional Criciúma no interior de Santa Catarina. O gol da vitória foi marcado por Alípio numa partida em que os goianos foram superiores o tempo todo.

Imediatamente após o resultado se confirmar, a diretoria lançou uma campanha nas redes sociais convocando os vilanovenses a lotarem o Serra Dourada contra o Oeste. Querem pelo menos 30 mil pessoas empurrando o Tigre em busca de mais três pontos.

Em quinto lugar na classificação, o Vila Nova ultrapassa o Paraná desde que vença seu duelo e que o Tricolor paranaense perca do América-MG.

Acho que o Vila Nova ganha do Rubrão por 1 a 0.

 

Sempre há esperança de melhorar

O que dizer para o torcedor bugrino depois que seu amado Guarani apenas empata com o ABC, lanterna da liga, em pleno Brinco de Ouro da Princesa? Fica difícil explicar o que acontece em Campinas. O resultado porém ajuda a entender porque o Índio Guerreiro está lá embaixo. É o primeiro fora da areia movediça. Qualquer empate pode colocá-lo dentro da zona perigosa.

Do outro lado temos o Juventude, que chegou a brigar de igual para igual para subir à Série A, mas que vem de três insucessos seguidos diante de Brasil de Pelotas, Londrina e Goiás. A representação da Serra Gaúcha caiu para a sétima posição, mas ainda tem possibilidades de ascender.

Creio em um empate em um gol.

 

Jogos da 31ª rodada da Série B

Sexta-feira, 20 de outubro:

  • 19h15: Guarani x Juventude – palpite: empate.
  • 20h30: Náutico x ABC – palpite: Náutico.
  • 20h30: CRB x Boa – palpite: CRB.
  • 21h30: Ceará x Figueirense – palpite: Ceará.

Sábado, 21 de outubro:

  • 16h30: Criciúma x Internacional – palpite: Internacional.
  • 17h30: Vila Nova x Oeste – palpite: Vila Nova.
  • 17h30: Brasil de Pelotas x Santa Cruz – palpite: empate.
  • 17h30: Londrina x Paysandu – palpite: empate.
  • 19h00: América-MG x Paraná – palpite: empate.
  • 21h00: Luverdense x Goiás – palpite: empate.

 

Classificação da Série B 2017

  1. Internacional, 58 – Campeão + Série A.
  2. América-MG, 55 – Série A.
  3. Ceará, 54 – Série A.
  4. Paraná, 52 – Série A.
  5. Vila Nova, 50
  6. Oeste, 48
  7. Juventude, 45
  8. Londrina, 43
  9. Criciúma, 42
  10. Goiás, 38
  11. Brasil de Pelotas, 38
  12. Paysandu, 38
  13. Boa, 38
  14. CRB, 37
  15. Figueirense, 35
  16. Guarani, 35
  17. Luverdense, 35 – Série C.
  18. Santa Cruz, 30 – Série C.
  19. Náutico, 27 – Série C.
  20. ABC, 22 – Série C.