Mundial Sub-20

Inédito: Inglaterra e Venezuela decidem a Copa do Mundo Sub-20

Foto: AP Photo/Lee Jin-man

Final acontecerá às 07h00 (de Brasília) no domingo.

Nunca antes na história do Mundial Sub-20 Inglaterra e Venezuela alcançaram a final da competição. Agora, eles terão que medir forças para descobrir quem ficará com o título inédito. A CONMEBOL tem onze taças (seis com o Brasil e cinco a Argentina), enquanto que a UEFA tem oito (Portugal e Sérvia têm duas, enquanto que Alemanha, Espanha, França e União Soviética têm uma cada).

 

Na final pela primeira vez desde 1966

A jovem equipe sub-20 masculina inglesa é a primeira representação da Terra da Rainha a alcançar uma final mundial de futebol desde aquele selecionado que levantou a Copa do Mundo de 1966, disputada em sua própria casa.

Ontem, a Inglaterra partiu para cima após a saída de bola e conseguiu o primeiro escanteio do embate. Na continuação, o juiz marcou toque de mão de Cook. Os italianos cobraram rápido e Orsolini recebeu livre para fazer 1 a 0. A Azzurra se retraiu, esperando os adversários chegarem para tentar puxar os contra-ataques. A pressão foi toda britânica. Ora seus atacantes erravam o alvo, ora a estrela do goleiro Zaccagno aparecia. A retranca funcionou até os 21’ do segundo tempo, quando Solanke deixou tudo igual. O gol saiu em cruzamento de Ojo. O mesmo atleta cruzou na área novamente aos 32’ para Lewin virar o placar. Os da Bota acusaram o golpe. Estavam desnorteados e rifavam a bola para frente em busca de uma milagrosa salvação. Foi quando Solanke arriscou de longe e o arqueiro da Terra da Pizza aceitou, dando números finais à peleja.

Após a semifinal, o técnico Paul Simpson pediu a seus jogadores que escrevam seus nomes no livro de história do Mundial. “Eu nasci em 1966 e é um sonho levar um time até a final da Copa do Mundo”.

A espinha dorsal do English Team começou a ser formada no Campeonato Europeu Sub-14 de 2014. Naquele grupo campeão, já despontavam nomes como Freddie Woodman, Jonjoe Kenny, o atual capitão Lewis Cook e Solanke. Esta mesma base perdeu o Europeu Sub-19 (classificatório para este Mundial) do ano passado.

 

Venezuela na final (quem diria!)

Se eu falasse mês passado que a Venezuela chegaria à final, ninguém acreditaria. Agora, podem se beliscar. O país da Terra de Hugo Chávez, Simón Bolívar e Nicolás Maduro terá a chance de revolucionar também o futebol e não apenas a política.

Os uruguaios saíram na frente. O gol foi de pênalti, convertido por Nico de la Cruz, aos 3′ do segundo tempo. O fato curioso é que o árbitro do videoteipe foi o responsável por confirmar a marcação da penalidade. Os Charrúas ainda tiveram duas oportunidades claras de ampliar o marcador.

Quem não faz, leva. Foi assim que Samuel Sosa cobrou uma falta magistralmente aos 46′.

A prorrogação foi monótona de se assistir, pois os 22 jogadores pareciam demasiados cansados para tentar alguma coisa. Somente aos 30′ foi que Hurtado chutou na trave uruguaia.

Nos pênaltis, a Celeste errou duas cobranças e a Vinotinto apenas uma.

 

Como chegaram à final?

O Europeu sub-19 classificava cinco quadros para o Mundial. Os ingleses caíram nas semifinais e foi o suficiente para se garantirem. No Extremo Oriente, os de branco bateram a Argentina por 3 a 0 e empataram com o Guiné, em Jeonju. Fecharam o Grupo A em primeiro lugar ao superar os anfitriões por 1 a 0, em Suwon. Nas oitavas de final, ganharam da Costa Rica por 2 a 1, em Jeonju. Nas quartas, passaram pelo México por 1 a 0, em Cheonan. Ontem, bateram a Itália por 3 a 1, em Jeonju.

A Venezuela terminou o Sul-Americano Su-20 em terceiro lugar. O certame carimbava os passaportes dos quatro primeiros para a Coréia do Sul. Na primeira fase da Copa do Mundo, a Vinotinto deu show! Em Daejeon, atropelou a Alemanha por 2 a 0 e o Vanuatu por 7 a 0. Em Suwon, manteve os 100% de aproveitamento ao fazer 1 a0 no México. Na segunda fase, eliminou o Japão por 1 a 0 na prorrogação, em Daejeon. Na terceira etapa, empatou em 1 a 1 com os Estados Unidos, em Jeonju. Na prorrogação, ganhou por 1 a 0. Ontem, em Daejeon, os venezuelanos precisaram de nova prorrogação e dos pênaltis para despachar o Uruguai.

 

Quem vence?

A sólida defesa venezuelana e o rápido e experiente ataque inglês duelarão no domingo. Trata-se de uma peleja tão inesperada, que é difícil apontar um favorito. Enquanto que a maioria dos sul-americanos atua na cena doméstica, que é uma das mais fracas da América do Sul, se não for a pior, os ingleses já fazem parte dos planteis da Premier League, Championship e League 1, que talvez seja a liga mais forte do planeta, com atletas do mundo todo. Talvez este ritmo de jogo possa se tornar o fator determinante para um possível triunfo dos representantes de Londres e companhia.

Outro duelo duro será a definição do medalhista de bronze. Uruguai e Itália farão a preliminar a partir das 03h30 da manhã (de Brasília).

 

Horários dos jogos finais da Copa do Mundo Sub-20:

Uruguai x Itália (disputa do 3º lugar)
Domingo, 11 de junho, às 03h30.

Venezuela x Inglaterra (final)
Domingo, 11 de junho, às 07h00.

 

Os Campeões:

Campeonato Mundial de Juniores da FIFA:

  • 1977 – União Soviética
  • 1979 – Argentina
  • 1981 – Alemanha Ocidental
  • 1983 – Brasil
  • 1985 – Brasil
  • 1987 – Iugoslávia
  • 1989 – Portugal
  • 1991 – Portugal
  • 1993 – Brasil
  • 1995 – Argentina
  • 1997 – Argentina
  • 1999 – Espanha
  • 2001 – Argentina
  • 2003 – Brasil
  • 2005 – Argentina

Copa do Mundo Sub-20 da FIFA:

  • 2007 – Argentina
  • 2009 – Gana
  • 2011 – Brasil
  • 2013 – França
  • 2015 – Sérvia