Brasileirão Série A

Grêmio x Coritiba: promessa de jogão!

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Grêmio busca liderança e Coritiba tenta se firmar no G-4. Confira os palpites para o jogo da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Bola rola a partir das 21h00 na Arena do Grêmio. O Tricolor está na vice-liderança e pode até dormir na ponta dependendo do resultado do jogo do Corinthians. Já o Coritiba chegou à esta rodada como terceiro colocado. Se ganhar os três pontos, se firmará na zona de classificação à Libertadores e também na briga pelo título nacional.

 

Como chegam para o embate?

Na terça-feira, o Grêmio desembarcou na capital do Rio Grande do Sul e os atletas foram todos tietados pelos torcedores e curiosos que estavam no aeroporto. O carinho dos tricolores é um contraste em relação ao tratamento que os fãs do Colorado têm dado ao Internacional. Os gremistas tiveram a oportunidade de sair de Belo Horizonte com os três pontos. Mesmo com o empate, a delegação estava otimista e repetiu diversas vezes que a liderança será uma questão de tempo.

O técnico Renato Gaúcho não poderá contar com Ramiro, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e com Kannemann, que sentiu o músculo. Maicon, conversou com o “professor” e pediu para ficar no banco até estar em sua plena forma física. Os demais titulares imploraram para não serem poupados mesmo com todos os compromissos por diversas taças que terão pela frente.

A diretoria acertou com o ABC um troca-troca. Jhonata chegará e Lucas Coelho foi emprestado aos potiguares. Já Arthur teve 60% de seu passe adquirido pelos cartolas.

O Coritiba tem a melhor defesa do certame mas a comissão técnica sente falta de fazer gols. Por isso, os paranaenses trabalharam conclusões e jogadas ensaiadas na área ao longo da semana. O plantel acredita que o quadro possa manter a pegada e brigar pelas primeiras posições da Série A.

O departamento jurídico do Coxa tentar um efeito suspensivo para que Kleber possa jogar. Por enquanto, ele está suspenso e não poderá sequer sentar no banco.

 

As prováveis escalações das equipes

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Lucas Barrios e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Bolaños, Luan e Pedro Rocha; Everton. Técnico: Renato Gaúcho.

Coritiba: Wilson; Dodô, Marcio, Werley e William Matheus; Jonas, Alan Santos e Matheus Galdezani; Rildo, Henrique Almeida e Alecsandro. Técnico: Pachequinho.

 

Palpite

Em 47 partidas pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio derrotou os alviverdes 22 vezes, tivemos dez empates e os curitibanos ganharam em 15 oportunidades.

Os gaúchos chegaram a esta jornada com o melhor ataque da competição, com 21 gols. Os paranaenses, por outro lado, têm a melhor defesa e só concederam quatro tentos.

Tanto Grêmio, quanto Coritiba, têm jogado muito. São duas das três agremiações (a outra é o Corinthians) que estão destoando do pelotão intermediário e se posicionam efetivamente como postulantes ao título. Para o encontro de logo mais, o diferencial a favor dos gaúchos é o fator casa. A Arena do Grêmio estará cheia para assistir o que promete ser um belo espetáculo de futebol. Esta massa deverá empurrar o seu time em busca dos três pontos. Há outra coisa além disso: quem tem o melhor ataque, tem chance de marcar gols. Quem tem a melhor defesa pode não sofrer nenhum, mas não quer dizer que vencerá. Ou seja, nisso também os porto-alegrenses levam vantagem.

    

Fique atento

Hoje mais cedo, às 19h30, o Corinthians tem tudo para se manter como a melhor agremiação do Brasil até o momento. Em sua arena, o Timão dará as boas-vindas ao Bahia, que não vive um bom momento, desde que conquistou o Nordestão.

No mesmo horário, só que no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a Ponte Preta será a anfitriã do Cruzeiro. Ambos acumulam 11 pontos e chegaram a esta rodada na zona de classificação à Sul-Americana. Acredito num duelo bastante equilibrado.

Às 21h00, Flamengo e Chapecoense se encaram no Rio de Janeiro, mais precisamente na Ilha do Urubu, casa arrendada pelo clube junto à simpática Portuguesa. O Mengão não deve tomar conhecimento dos visitantes, somar os três pontos e ganhar algumas posições.

 

Resultados dos jogos de ontem na 9ª rodada

Com dois gols de Copete, o Santos passou pelo Vitória em Salvador e chegou aos 16 pontos.

No clássico carioca, o Botafogo chegou a abrir três gols de vantagem e fechou o enfrentamento contra o Vasco em 3 a 1. Os tentos foram de Roger (dois) e Victor Luis para o Glorioso e Caio Monteiro para o Gigante da Colina.

Borja voltou ao Palmeiras em grande estilo. Foi dele o gol que deu os três pontos do Verdão sobre o Atlético-GO.

O Fluminense foi aquele visitante que abre a porta da geladeira, põe o pé em cima do sofá e vai ao banheiro de porta aberta. O tricolor trucidou o Avaí por 3 a 0, em Florianópolis. Mascarenhas, Henrique Dourado e Maicon contra fizeram a alegria da galera.

Wanderson deu a vitória do Atlético-PR sobre o São Paulo na Arena da Baixada. O resultado tirou o rubro-negro da zona de descenso e o colocou no G-12, classificatório à Copa Sul-Americana.

Mais uma vez, o Galo não conseguiu cantar no Independência. Osvaldo colocou o Sport na frente aos 16′ mas Felipe Santana empatou aos 21′. Fred virou o jogo aos 39′. Diego Souza deixou tudo igual cobrando pênalti aos 18′ do segundo período.

    

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

Quarta-feira, 21 de junho:

  • Vitória 0x2 Santos
  • Botafogo 3×1 Vasco da Gama
  • Palmeiras 1×0 Atlético-GO
  • Atlético-MG 2×2 Sport
  • Atlético-PR 1×0 São Paulo
  • Avaí 0x3 Fluminense

Quinta-feira, 22 de junho:

  • 19h30: Corinthians x Bahia
  • 19h30: Ponte Preta x Cruzeiro
  • 21h00: Flamengo x Chapecoense
  • 21h00: Grêmio x Coritiba

       

Classificação:

  1. Corinthians – 20 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Grêmio – 19 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Santos – 16 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Coritiba – 15 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Botafogo – 15 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  6. Fluminense – 14 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  7. Palmeiras – 13 – Copa Sul-Americana.
  8. Chapecoense – 13 – Copa Sul-Americana.
  9. Vasco da Gama – 12 – Copa Sul-Americana.
  10. Cruzeiro – 11 – Copa Sul-Americana.
  11. Ponte Preta – 11 – Copa Sul-Americana.
  12. Atlético-PR – 11 – Copa Sul-Americana.
  13. Flamengo – 11
  14. Bahia – 10
  15. São Paulo – 10
  16. Atlético-MG – 10
  17. Sport – 9 – Série B.
  18. Vitória – 8 – Série B.
  19. Atlético-GO – 6 – Série B.
  20. Avaí – 5 – Série B.