Copa Libertadores

Grêmio quer vencer bem o Lanús e garantir a vantagem no jogo de volta da final da Copa Libertadores 2017

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

“Concentrado” desde a última quarta-feira para o jogo de amanhã, o tricolor gaúcho quer abrir uma boa vantagem contra o Lanús no caminho para o título.

O ano do Grêmio se resume aos jogos de amanhã e do próximo dia 29 contra o Lanús pelas finais da Copa Libertadores da América 2017. Eliminado em todos os mata-mata que disputou neste ano e “abandonando” precocemente o Campeonato Brasileiro, o time comandado por Renato Gaúcho precisa do título continental para mostrar aos críticos que o planejamento para 2017, afinal de contas, foi feito de forma correta.

 

A preparação

O Grêmio levou a campo sua formação titular pela última vez no dia 15 de novembro, contra o São Paulo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro – vitória gaúcha por 1 a 0. No final de semana, contra o Santos pela 36ª rodada, os gaúchos foram representados pelo time reserva – que caiu diante do Peixe na Vila Belmiro. Mas a verdade é que em Porto Alegre ninguém deu a menor atenção para o jogo.

Dando ao elenco uma semana livre para treinar, se recuperar e aprimorar a forma física – sem perder o ritmo de jogo – Renato Gaúcho acredita ter em mãos uma equipe mais preparada que a do Lanús para levar o título de campeão. Resta comprovar isso na prática.

A título e informação, o Lanús também vem para o primeiro duelo das finais da Libertadores depois de uma derrota por 3 a 0 para o Defensa y Justicia fora de casa. Jogar fora, aliás, não é o forte da equipe argentina.

 

Desempenho

O Lanús não costuma ir bem em seus jogos fora de casa. Nas últimas 6 partidas que disputou como visitante pela Copa Libertadores ganhou 2, empatou 2 e perdeu 2. Em seus últimos 30 jogos (global), os argentinos tiveram 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitantes, contra 12 vitórias e 3 derrotas como mandantes. Números que mostram um desempenho muito diferente quando o time atua longe de seus domínios.

O Grêmio, por sua vez, mantém um rendimento mais constante tanto fora quanto dentro de casa. Em seus últimos 30 jogos (global), o time gaúcho conseguiu 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas como mandante. Pela Copa Libertadores, os números são mais favoráveis ainda: nos últimos 6 jogos em casa foram 5 vitórias e 1 derrota. Esta superioridade pode ser o fator que penderá a balança das propabilidades à favor do tricolor se ele fizer sua “lição de casa” e conquistar a vitória amanhã.

 

Histórico

Grêmio e Lanús nunca se enfrentaram antes. As duas partidas pelas finais da Copa Libertadores de 2017 serão as primeiras entre os dois clubes na história.

 

Mais alguns números

O quadro abaixo mostra em números o desempenho geral de Grêmio a Lanús até aqui na Libertadores.

Na frieza dos números (fonte: Globoesporte.com), o Grêmio tem uma ligeira vantagem sobre seu adversário argentino. Mas isto de nada adiantará se não for colocado em campo.

 

Nosso prognóstico

Há semanas o Grêmio vem se preparando para o jogo de amanhã. Renato Gaúcho montou um time seguro, que sabe o que quer com a bola nos pés e que chegou até esta final sem passar por nenhum susto digno de nota. O Lanús, por sua vez, contou com a sorte – e com a incompetência da cartolagem da Chapecoense – para segur adiante no torneio. Tem números de respeito, sim, e um ataque perigosíssimo. Mas mesmo jogando bem coletivamente e com bons talentos individuais, o Lanús não deverá ser forte o bastante para impedir uma vitória do tricolor amanhã em Porto Alegre. Resta saber se esta vitória será por um placar tranquilo o suficiente para garantir ao Grêmio uma jornada tranquila no jogo de volta, semana que vem, na Argentina.

 

Ficha

  • Grêmio x Lanús – Copa Libertadores da América – Final (ida)
  • 22 de novembro de 2017 – 21:45 – Arena do Grêmio
  • Na TV: Globo, SportTV e FoxSports