Brasileirão Série A

Grêmio e Corinthians decidem a liderança do Brasileirão na 10ª rodada; veja o prognóstico deste jogo imperdível

Foto: Agência Corinthians

A “final antecipada” do Brasileirão – ou como bem disse Casagrande na Rádio Globo durante a transmissão de Corinthians e Bahia, “a final deste momento do campeonato” –, acontece neste domingo, 25, na Arena Grêmio. Estarão frente a frente o time que, neste ponto da competição, joga o melhor futebol do Brasil, contra o “azarão” sem grandes nomes, dirigido por um técnico “estreante” e que, alicercado por um esquema tático que prioriza a solidez defensiva, chega para a décima rodada como o único invicto do torneio. Não é pouca coisa, tanto de um lado, como de outro.

O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, colocará em campo sua filosofia de jogo ofensivo (até agora, o melhor ataque do Brasileiro) contra a obsessão defensiva e disciplina tática do Corinthians de Fábio Craille – não por acaso, a melhor defesa do campeonato.

Sem dúvida, é o jogo da rodada. Esqueçam todos as outras partidas do final de semana e guardem a cerveja e os snacks para o duelo que pode deixar o Timão com 4 pontos na liderança, ou levar o Grêmio ao ponto mais alto da tabela, com 2 pontos de vantagem (ou deixar tudo na mesma com um empate broxante).

 

Grêmio: uma máquina de fazer gols

Dono do ataque mais positivo do Brasileirão, o Grêmio é uma verdadeira máquina de fazer gols: marcou pelo menos 1 em cada um dos últimos 9 jogos, acumulando um total de 23 gols marcados e um saldo de 10 – a defesa foi vazada em 13 oportunidades. Jogando em casa, o tricolor também não perdeu nesta edição do Campeonato Brasileiro: foram 4 partidas e 4 vitórias.

Apostando em “pratas da casa” como Arthur, Luan e Everton e mesclando a juventude com jogadores mais experientes como o atacante Barrios (em grande fase) e os laterais Edilson e Bruno Cortez, o Grêmio vem mostrando um futebol envolvente, com muitas trocas de posições e um apetite insaciável pelo gol. Só não é líder do Brasileiro por decisão do técnico Renato Gaúcho que poupou os titulares no duelo contra o Sport pela 3ª rodada – única derrota do tricolor até aqui na competição que lhe custa, exatamente, o posto ocupado hoje pelo Corinthians. Mas o confronto direto pode mudar tudo.

 

Corinthians vai de quarta força à líder

Chamado de “quarta força do futebol paulista” durante a disputa do Campeonato Estadual – onde sagrou-se campeão –, o time dirigido por Fábio Carille veio para o Brasileirão cercado de dúvidas e da máxima que diz: “estadual não significa nada”. Ainda mais depois da eliminação para o Inter, em casa, pela Copa do Brasil. Mas o “time de operários” – marca do clube desde os tempos de Tite –, veio derrubando os adversários um a um e com 7 vitórias e 2 empates assumiu a ponta isolada da competição e passou a ser levado à sério como “candidato ao título”.

Conhecido por ser um time que gosta de jogar fora de casa – prefere ser atacado para aproveitar-se do contra-ataque – o alvinegro enfrentará, pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, um time cuja principal vocação é o ataque – o saldo tricolor dá a exata noção disso. Como se portará este Grêmio muito ofensivo frente ao contra-golpe rápido de Romero, Rodriguinho e Jô? Particularmente, estou louco para ver.

É claro que é muito cedo para se decretar um campeão da temporada, mas é óbvio que o jogo deste domingo dirá muito sobre o que almejarão Corinthians e Grêmio à partir da 11ª rodada.

 

Prognóstico

O melhor ataque contra a melhor defesa. Parada duríssima. Mas o Grêmio não é só ataque. Pedro Geromel e Marcelo Grohe comandam uma defesa que, se não está entre as melhores do Brasileiro, não está, obviamente entre as piores. Joga sério e tem condições de bloquear as ações ofensivas do Corinthians que, mesmo eficientes, estão ficando um pouco óbvias.

Se o atacante Romero conseguir “se criar” pra cima do inconstante lateral-direito Edilson (ex-Corinthians), o Timão até pode ter chances de voltar pra casa com os 3 pontos e a liderança isolada. Mas, pra ser bem honesto, este jogo tem tudo pra os apresentar o Grêmio como o novo líder do Brasileirão – com uma vitória apertada, mas ainda assim, vitória.

 

Caneladas ao Vivo

Acompanhe neste domingo, pelo Twitter do Ganhador, minhas Caneladas ao Vivo para este jogão de bola, à partir das 16 horas.

 

Ficha técnica

Grêmio x Corinthians

25/05/2017 – Arena Grêmio – 16:00

Na TV: Globo e Premiere