Copa do Brasil

Grêmio confirma sua classificação para a semifinal da Copa do Brasil hoje

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Atlético-PR depende de milagre para seguir adiante na competição.

Nesta quinta-feira, às 21h45, na Arena da Baixada, o Atlético-PR recebe o Grêmio pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2017. Na partida de ida, em Porto Alegre, o Tricolor não tomou conhecimento do rubro-negro e goleou por 4 a 0. Agora, o Furacão precisa fazer quatro para levar para a disputa de pênaltis ou cinco para se classificar no tempo normal. Não precisa ser um grande entendedor de futebol para perceber que o Atlético-PR está por um fio na competição.

 

Histórico

Além de ter goleado o Atlético-PR no duelo de ida, o Grêmio também passou pelo mesmo adversário no Brasileirão: êxito de 2 a 0, em Curitiba. Considerando apenas cruzamentos pela Copa do Brasil, os gaúchos também lideram: classificaram-se em dois dos três mata-matas.

 

Atlético-PR tem problemas para montar sua formação

Quem dera o único problema do Atlético-PR fosse marcar os quatro gols que precisa para seguir vivo na Copa do Brasil! São tantos desfalques que o técnico Fabiano Soares montou ou está tentando resolver um enorme quebra-cabeça. Bruno Guimarães, Esteban Pavez, Guilherme, Ederson e Ribamar não foram inscritos no torneio; Nikão, expulso em Porto Alegre, cumpre suspensão; Jonathan e Thiago Heleno estão machucados.

O comandante, já muito pressionado pela falta de resultados, deseja ganhar os três pontos mesmo que perca a vaga na semifinal. O triunfo amenizaria o clima ruim, quebraria um jejum de oito encontros só de empates e derrotas e mostraria que a Arena da Baixada, que foi um caldeirão no passado, ainda tem sua força.

Para os próximos compromissos um alento: a diretoria renovou o contrato de Otávio e conseguiu trazer Lucas Fernandes por empréstimo junto ao Fluminense.

O Grêmio fez um treino leve e descontraído na capital do Paraná. O momento cômico foi quando Luan deu um balãozinho no técnico, que brincou: “está demitido por justa causa”. Os jogadores têm consciência que a vaga não está garantida e não querem ficar segurando o resultado lá atrás. É possível que alguns titulares sejam poupados por conta do desgaste da maratona de compromissos.

 

As prováveis escalações

Atlético-PR: Weverton; Cascardo, Paulo André, Wanderson e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto e Lucho González; Douglas Coutinho, Eduardo da Silva e Pablo. Técnico: Fabiano Soares.

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Maicon e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Gaúcho.

Serviço

Os ingressos para Atlético-PR x Grêmio começaram a ser vendidos segunda-feira online. Desde ontem, as bilheterias físicas estão abertas. Os preços variam entre R$ 50,00 e R$ 350,00.

 

Palpite

Depois do Corinthians, o Grêmio é quem tem o time mais certinho do futebol nacional desde o início do ano. O Tricolor desbancou o trio apontado como favorito para brilhar em 2017 (Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras) e se colocou como grande rival do alvinegro paulista. Apesar de ter perdido o Campeonato Gaúcho, persegue os paulistas na Série A, está vivo na Primeira Liga e tem boas possibilidades de avançar tanto na Copa do Brasil, quanto na Taça Libertadores da América.

O sucesso do técnico Renato Gaúcho foi o de apostar numa espinha dorsal que joga junto desde 2015: Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Ramiro, Luan, Pedro Rocha e Maicon. Os reforços que vieram deram mais competitividade ao Mosqueteiro.

No primeiro embate, nem parecia que o Atlético-PR é um dos representantes do país do futebol na principal competição interclubes da América do Sul. Os gaúchos fizeram o que quiseram. Os autores dos gols foram Lucas Barrios (dois), Kannemann e Everton. Foi pouco. A goleada poderia ter sido maior.

O revés sofrido na primeira peleja foi apenas mais uma no difícil segundo semestre da agremiação rubro-negra. O clube está prestes de ser eliminado da Taça Libertadores da América e o novo treinador ainda não achou uma solução. O grande momento do ano atleticano parece ter sido mesmo chegar em segundo no grupo da morte da competição internacional. De lá para cá, as decepções vieram em sequência e, se não tomar cuidado, pode acabar adentrando o Z-4 da primeira divisão.

Prevejo uma vitória do Grêmio por 1 a 0, devido à falta de motivação do pessoal do sul, pois a faca e o queijo da classificação já estão na mão. Pode até acontecer do Furacão vencer a peleja ou segurar uma igualdade. Mesmo assim, o Grêmio representará o Rio Grande do Sul numa das semifinais, contra o Cruzeiro.

Jogos de volta das quartas de final da Copa do Brasil

Quarta-feira, 26 de julho

  • Botafogo 3×0 Atlético-MG
  • Cruzeiro 1×1 Palmeiras
  • Santos 4×2 Flamengo

Quinta-feira, 27 de julho

  • 21h45: Atlético-PR x Grêmio – palpite: Grêmio.