NBA

Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers: Como Kevin Durant virou a grande estrela da final

Foto: Ezra Shaw/Pool Photo via AP

Quem esperava duelo apenas entre LeBron James e Stephen Curry está cansando de aplaudir o genial Durant

A terceira decisão seguida entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers na NBA precisava mesmo de um novo personagem. E ele está fazendo de tudo para roubar a cena. E com todos os méritos. Pois o que Kevin Durant está deixando para a história do basquete depois dos Jogos 1 e 2 dessas finais é algo realmente para lembrar por muito tempo.

   

DURANT É O MELHOR?

Foi Scottie Pippen na semana passada que já alertava: enquanto todos esperavam um novo embate entre LeBron James e Stephen Curry, valia a pena analisar o que Kevin Durant poderia trazer para a série com o seus 28 anos e 2,06 metros.

Pippen tem bagagem para falar sobre basquete em qualquer lugar e com qualquer um. Grande parceiro de Michael Jordan em seus melhores dias, ele antecipou com precisão a verdadeira explosão de Durant nessas finais.

Kevin deixou para trás o ostracismo da complicada temporada regular com lesões e certa falta de capacidade de se adaptar ao sistema suicida do Golden State. E agora ele é um enorme candidato a MVP dessas finais.

Outro que não mediu palavras ao analisar a atual decisão da NBA foi Paul Pierce, ex-Boston Celtics, Los Angeles Clippers e diversos times em uma carreira de enorme brilho entre 1998 e 2013.

“Durant é hoje o melhor jogador do mundo. Não precisamos ir muito longe e nem muito atrás. Basta ver o que ele está fazendo em todos os setores da quadra tanto no Jogo 1 como no Jogo 2. Dizem que a defesa de Cleveland é forte, mas se isso for verdade, como permitir que alguém marque mais de 30 pontos em dois jogos seguidos?”, cutucou o ex-armador.

Muitos notaram em seu discurso uma certa alfinetada em LeBron James, seu desafeto declarado.

Se esta foi a intenção de Pierce, ele nem precisaria falar nada. Os números de Durant nesta decisão são os melhores de um jogador na decisão da NBA desde a final de 2015, quando LeBron James abriu a série com incríveis 44 e 39 pontos nas duas primeiras partidas.

Nesta decisão, Durant anotou impressionantes 38 pontos no Jogo 1. No Jogo 2, contribuiu com mais 33. Seu desempenho está tão destoante dos demais que LeBron James sequer passou dos 30 pontos em alguma das partidas. E Stephen Curry, seu parceiro de Golden State, só superou a casa dos 30 pontos na partida 2, com 32.

   

UM GRANDE PERIGO À VISTA PARA OS WARRIORS

Que o Golden State se encaminha para um título de certa forma fácil ninguém discorda. Mas muitos também já farejaram o risco agregado que a tal fase brilhante de Kevin Durant pode trazer.

Ele e Stephen Curry são parceiros, mas extremamente competitivos, como é inerente à maioria absoluta dos atletas de ponta. E uma eventual briga entre os dois para ver quem fica com o MVP das Finais é a única chance que o Cleveland tem de reabrir a série.

Se Curry e Durant passarem a disputar entre si – e não ambos juntos, e contra LeBron, Kyrie Irving e Kevin Love – , as chances de uma reviravolta parecida com a do ano passado passam a existir.

Esta também é uma das táticas do Golden State para não perder o foco na decisão deste ano. A dor da derrota do ano passado está muito fresca para todos os que a viveram, quando o 3-1 tranquilo e favorável virou o 4-3 que talvez nem os Cavs contassem que fosse possível.

Mas mesmo este histórico precisa ser olhado com aumento de perspectiva se quiser fazer sentido.

Kevin Durant não estava na final perdida do ano passado. Apenas na de 2012, quando o Oklahoma foi derrotado por 4-1 pelo Miami Heat de LeBron. Por enquanto não está sendo apenas bom: tem sido ótimo. Mas convém esperar. Na NBA, toda atenção é pouca. Estão aí as partidas e as séries decididas depois do estouro do cronômetro para comprovar.

Os astros comprovam. A gente só aproveita.

   

CONFIRA COMO ESTÃO AS FINAIS DA NBA:

Placar atual: Golden State Warriors 2-0 Cleveland Cavaliers

  • Jogo 1 – Golden State Warriors 113×91 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 2 – Golden State Warriors 132×113 Cleveland Cavaliers

Próximos jogos:

  • Jogo 3 – QUARTA (7) –  22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 4 – SEXTA (9) – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 5 * – SEGUNDA (12) – 22h – Golden  State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • Jogo 6 * – 15/06 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden  State Warriors
  • Jogo 7 * – 18/06 – 22h – Golden  State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários