NBA

Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers fazem o Jogo 1 da final da NBA

Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Partida que abre a decisão será às 22h (de Brasília) em Oakland, na quadra do Golden State

E o grande dia finalmente chegou! Agora é só ver o que acontece no Jogo 1 da final da NBA entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers. O primeiro dos prováveis sete jogos desta decisão será na Oracle Arena, em Oakland, casa do Golden State, às 22h (de Brasília).

E o que esperar desta primeira partida?

Para saber, nada melhor do que olharmos para as duas finais anteriores entre essas duas equipes e os duelos entre ambas, inclusive nas temporadas regulares.

Começamos pelos dois confrontos entre as duas grandes franquias do momento na atual temporada. O mais recente deles, disputado também na Oracle Arena, terminou 126×91 para o Golden State, que contou com o verdadeiro desinteresse dos Cavs naquele jogo realizado em 17 de janeiro.

Um pouco antes, na noite de Natal, o confronto que as franquias fizeram foi realmente digno do clássico do basquete que todos aguardam. O Cleveland venceu por apenas um ponto, 109×108, em uma partida que estava com todo o jeito de prorrogação na quadra dos Cavs.

Prorrogação, aliás, é algo que o fã do basquete deve se acostumar como possibilidade na série que começa hoje.

Basta lembrar os dois primeiros jogos da decisão de 2015, quando Warriors e Cavs precisaram de tempos-extras nas duas primeiras partidas. No Jogo 1, 108×100 para o Golden State; no 2, 95×93 para o Cleveland, em uma situação de vitória fora de casa plenamente comum nesta decisão.

    

EM CASA MANDO EU?

Este é outro ponto bem importante na análise da final que começa hoje. Tanto Warriors quanto Cavs são times que dão 1000% diante de sua torcida – em partidas finais, ainda mais.

Mas somando as decisões de 2015 e 2016, temos 13 jogos para capturar. E o mando de quadra foi respeitado apenas em 7 desses 13 confrontos, uma taxa minúscula de vitórias de somente 53,8%.

Warriors e Cavs têm aproveitamentos parecidos. Na Oracle Arena, o Golden State ganhou quatro das sete partidas realizadas contra os Cavaliers somando as duas finais. Já a Quicken Loans Arena, casa dos Cavs, viu vitória de LeBron James e companhia em três das seis ocasiões.

Olhando para as finais dos últimos anos, podemos ver também grandes atuações do Golden State no Jogo 1 – e ambas as aberturas das decisões foram exatamente em Oakland.

Em 2015, como citamos, foi necessária uma prorrogação, mas o Golden State venceu por 108×100 e contou com 26 pontos de Stephen Curry, que acabaram plenamente ofuscado pelos impressionantes 44 anotados por LeBron.

No ano seguinte, 2016, aí a história não teve a menor discussão. Os Warriors atropelaram os Cavs por 104×89, com 20 pontos do reserva Shaun Livingston. Nem Curry nem LeBron brilharam naquele Jogo 1, marcando só 11 e 23 pontos, respectivamente.

A expectativa para a partida desta noite é enorme, mas nós, do Ganhador, insistimos desde o começo da semana que as chances do Golden State são bem maiores que as de 2016, quando abriram 3-1 na série e vacilaram ao levar a virada do Cleveland.

A final deste ano, 2017, será mesmo no melhor estilo “homem contra a máquina”.

O homem é LeBron James, um jogador com superpoderes, mas que não encontra em sua escolta alguém que possa fazer o jogo coletivo prevalecer mais que a sua atuação individual. Kevin Love e Kyrie Irving são excelentes, claro, mas nem o mais fanático torcedor dos Cavs vai colocá-los em espaço maior que eles ocupam.

O contrário ocorre com o Golden State, que atua no melhor estilo “máquina” – de fazer cestas, neste caso.

Curry, Kevin Durant e Klay Thompson estão entre os maiores arremessadores de todos os tempos – da atualidade, então, é algo que nem vale discussão. O jogo da equipe beira a perfeição quando este trio se junta à competência silenciosa de Draymond Green e Andre Igoudala, jogadores que seriam destaques em qualquer outra franquia (Igoudala foi, no Philadelphia). Mas que aceitaram com tranquilidade o papel de coadjuvantes para fazer um Golden State letal no ataque e difícil de transpor na defesa.

O Jogo 1 está com cara de vitória sem sustos dos Warriors – ali pela casa dos 12 pontos. Este é o nosso palpite. E o de vocês?

(E o dia 1º finalmente chegou!)

   

AS DATAS DAS FINAIS DA NBA SÃO:

  • HOJE – Jogo 1 – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • DOMINGO – Jogo 2 – 21h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • QUARTA – Jogo 3 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • 09/06 – Jogo 4 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden  State Warriors
  • 12/06 – Jogo 5 * – 22h – Golden  State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • 15/06 – Jogo 6 * – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden  State Warriors
  • 18/06 – Jogo 7 * – 22h – Golden  State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários