Paulista A1

Genialidade de Dudu lidera Palmeiras para mais uma grande vitória em clássico contra São Paulo no Paulistão

Foto: AP Photo/Andre Penner

Camisa 7 do Verdão fez um gol quase do meio de campo que entrará para a história do confronto e abriu caminho para mais um triunfo tranquilo por 3 a 0 no Allianz Parque.

O fim de semana do futebol paulista ficou marcado pela figura de um atleta em especial: Dudu. O meia-atacante do Palmeiras fez um gol espetacular no Allianz Parque que abriu o caminho para o triunfo dos donos da casa diante do São Paulo no principal clássico da 8ª rodada do Campeonato Paulista. No fim, o time de Eduardo Baptista acabou superando o de Rogério Ceni com um tranquilo 3 a 0 e disparou de vez na liderança do Grupo C da competição. De quebra, ajudou a colocar pressão na campanha do rival, que ainda detém a ponta do Grupo B, mas tem apenas um ponto a mais que o Linense, segundo colocado.

Com alguns atletas considerados titulares, como Jean e Felipe Melo, do lado de fora, o Palmeiras chegou ao clássico em um momento delicado em sua temporada. Tudo porque havia acabado de fazer a estreia na Taça Libertadores da América com um empate em 1 a 1 contra o Altético Tucumán e também pelo fato de que ainda terá pela frente na sequência outro jogo do torneio continental e o Santos, na Vila Belmiro. Do outro lado, a pressão do lado tricolor era um pouco menor, já que o time de Rogério Ceni cumpriu sua parte no meio de semana e bateu o ABC por 3 a 1 em jogo válido pela Copa do Brasil.

Acontece que o elenco tricolor sentiu muita falta do meia Cueva. Com um edema na coxa, o peruano não conseguiu se recuperar a tempo de estar disponível para atuar no Choque-Rei e teve que assistir ao confronto do lado de fora. Thiago Mendes, seu substituto, não deu a mesma cara ao tricolor e foi inofensivo ao bem postado setor defensivo palmeirense, onde Thiago Santos supriu muito bem a ausência de Felipe Melo.

Com essas variantes e levando em consideração o excelente retrospecto alviverde em se tratando de clássico contra o São Paulo no Allianz, era seguro dizer que a equipe de Eduardo Baptista tinha favoritismo para o confronto antes do jogo. Com a vitória desse sábado, o Palmeiras tem quatro triunfos em quatro jogos disputados contra o tricolor dentro do seu novo estádio. São simplesmente 12 gols marcados e apenas um sofrido.

Mas o jogo de sábado vinha caminhando para uma história diferente até os minutos finais da primeira etapa. Em um confronto de pouca criatividade, sobrou genialidade para Dudu enxergar Denis adiantado e acertar um lindo chute praticamente do meio de campo e o Palmeiras ir para o intervalo com a vantagem. Na volta, o que se viu foi o Verdão bem mais preparado para vencer, e o triunfo veio com outro belo gol de Tchê Tchê e o primeiro tento do meia Guerra com a camisa alviverde.

 

Corinthians arranca empate

O time de Fábio Carille foi a Campinas e ficou apenas no empate por 1 a 1 com a Ponte Preta. Quem saiu na frente foi a Macaca, com gol de falta do ex-corintiano Lucca. Na saída para o intervalo, o goleiro Cássio não escondeu a irritação com os companheiros que estavam na barreira e, segundo ele, não fizeram o combinado para evitar que a bola chegasse ao seu gol – depois, no entanto, o arqueiro admitiu que falhou no lance. A igualdade veio apenas aos 31 anos da segunda etapa, com Léo Santos.

De fato, encarar a Ponte no Miosés Lucarelli não é das tarefas mais fáceis, portanto, o empate não era dos resultados menos previsíveis. O placar manteve o Timão com uma larga vantagem na liderança do Grupo A, com 19 pontos. A Macaca também é a primeira colocada do Grupo D. São 15 pontos contra 13 do Santos, que agora passou o Mirassol no saldo de gols e voltou a figurar na zona de classificação para a próxima fase.

 

Santos goleia no ABC

Bruno Henrique foi o nome do jogo em São Bernardo. Jogando com o time reserva diante dos donos da casa, o Santos surpreendeu com o bom futebol apresentado, goleou por 4 a 1 e voltou a figurar entre as equipes que farão parte do mata-mata do Paulistão. O atacante camisa número 27 marcou três gols.

O resultado dá um pouco mais de tranquilidade para o técnico Dorival Junior poder pensar na Taça Libertadores da América, onde o Peixe encara o The Strongest na quinta.