Brasileirão Série A

Fora de São Januário, Vasco encara o Santos pela 14ª rodada do Brasileirão; veja o prognóstico

Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Depois de vencerem seus jogos no meio de semana, Vasco e Santos se enfrentam no domingo pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe luta para manter o embalo e continuar no G-4 enquanto que o cruzmaltino tenta entrar no G-6 e ficar mais próximo de uma vaga para a Libertadores 2018.

 

Longe de São Januário

Depois do incidente após o jogo contra o Flamengo, no último domingo, o Vasco perdeu o direito de mandar seus jogos em São Januário e agora precisa mostrar que consegue manter o rendimento como mandante mesmo jogando fora de sua casa. Uma tarefa um tanto quanto difícil se olharmos o desempenho do time longe de seu estádio: até aqui foram 4 derrotas, 1 empate e apenas 1 triunfo, contra o Vitória na última quarta-feira (4 a 1 no Barradão).

Com uma campanha irregular – apenas 48,7% de aproveitamento – o Vasco figura hoje na parte de cima da tabela mais em função do fraco desempenho de outras equipes do que por suas próprias forças. O jogo deste domingo pode significar uma guinada no desempenho da equipe – para o bem ou para o mal – afinal de contas, tomar pontos dos adversários no alto da tabela é a melhor forma de se aproximar do G-6 e da tão sonhada vaga para a Libertadores 2018.

Sem grandes dúvidas para escalar o time, o técnico Milton Mendes deve ter seus principais nomes à disposição para o duelo no Engenhão.

 

Subindo de rendimento

Com um aproveitamento de 59% até aqui, o Santos vem de duas importantes vitórias nas últimas rodadas do Brasileirão: 3 a 2 pra cima do São Paulo (casa) – com uma exibição magnífica do atacante Copete – e 1 a 0 diante do Atlético-MG (fora). Com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 5 jogos pelo Brasileiro, o time do técnico Levir Culpi joga para se manter no G-4 e evitar que o Corinthians aumente ainda mais a distância entre eles – está em 12 pontos hoje.

Uma das principais armas santistas para voltar do Rio com os três pontos é o goleiro Vanderlei – que foi observado durante esta semana pelo preparador de goleiros da Seleção Brasileira, Tafarel, e deverá estar (ao lado de Cássio) em uma das próximas convocações de Tite. A dúvida é se ele terá condições de jogo. Atuando no sacrifício na parte final do jogo contra o Atlético-MG depois de levar uma pancada forte no glúteo – Culpi já havia feito as três substituições –, o atleta passará por exames para atestar se poderá ou não ir para o jogo. Em campo, será um grande reforço para o Peixe que tem sofrido com alguns desfalques.

 

Prognósticos

Mesmo estando fora de São Januário, o Vasco jogará diante de sua torcida e usará isso a seu favor. Embora venha somando pontos, contra o São Paulo, o Santos abriu 3 gols de vantagem, tomou 2 em seguida e poderia ter levado o empate no final; e, contra o Atlético-MG o gol saiu apenas aos 47 minutos do segundo tempo em uma cobrança de falta pefeita de Daniel Guedes. Que o torcedor santista não se iluda: o Peixe vem tendo sérias dificuldades para fazer os resultados que lhe interessam.

Meu palpite é de que o Vasco ganha por 1 a 0 e acaba de vez com esta história de que só joga em São Januário (onde, aliás, perdeu do Flamengo e foi goleado pelo Corinthians).

 

A Rodada e a programação da TV

Confira agora todos os jogos e os horários da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado, 15 de julho

19:00

  • Corinthians x Atlético-PR (Premiere)

Domingo, 16 de julho

11:00

  • Palmeiras x Vitória (Premiere)

16:00

  • Vasco x Santos (Globo, Premiere)
  • Cruzeiro x Flamengo (Globo, Premiere)
  • Grêmio x Ponte Preta (Premiere)
  • Atlético-GO x Atlético-MG (Premiere)
  • Chapecoense x São Paulo (Globo, Premiere)

19:00

  • Coritiba x Fluminense (SporTV, Premiere)
  • Bahia x Avaí (Premiere)

Segunda-feira, 17 de julho

20:00

  • Botafogo x Sport (SporTV, Premiere)