Brasileirão Série A

Fluminense e Cruzeiro se enfrentam pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, de olho no G-6

FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Separados por apenas um ponto na tabela de classificação do Brasileirão 2017, o Fluminense (20 pontos, 10º colocado), recebe, a partir das 19:30 desta quinta-feira, 20, no estádio Giulite Coutinho, o Cruzeiro (21 pontos, 7º colocado) em um jogo que, dependendo da combinação de resultados das outras partidas, pode colocar uma das duas equipes no G-6 – e na luta direta por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Definitivamente, o empate amanhã não interessa a ninguém.

 

Um time de problemas para Abel Braga

Com uma campanha apenas mediana – 5 vitórias, 5 empates e 4 derrotas –, o Fluminense voltou a vencer na última rodada e agora está, novamente, na parte superior da tabela. E no momento – em função do combo “cofres vazios + necessidade de vender jogadores + contusões” – a 10ª posição está ótima para o tricolor, que terá mais um caminhão de problemas para enfrentar o Cruzeiro amanhã.

Wellington Silva – que pertence ao Arsenal – está de malas prontas e se apresenta ao Bordeaux, da França, nos próximos dias e não joga mais pelo tricolor. O lateral Léo é outro que deve partir a qualquer momento – está sendo negociado com um clube italiano – caminho que deverá ser tomado também pelo meia Marquinhos Calazans. Além deles (que podem ou não atuar amanhã), Abel Braga não poderá contar com os zagueiros Reginaldo, Nogueira, Gum e Renato Chaves, todos entregues ao departamento médico onde fazem companhia ao atacante Henrique Dourado. Para o duelo desta quinta, o técnico terá apenas os zagueiros Henrique – de volta após cumprir suspensão – e o jovem Frazan para colocar na defesa do time. Se um dos dois tiver a infelicidade de se contundir ou precisar de substituição, Abelão terá que improvisar – talvez recuando o volante Orejuela como já havia feito na partida contra o Coritiba.

O fato é que, dadas as circunstâncias, é um milagre o Fluminense não estar (de novo) batendo ponto no Z-4.

 

A falta de ambição cruzeirense

O Cruzeiro faz amanhã sua segunda partida seguida contra um grande do Rio de Janeiro. No primeiro jogo, pela 14ª rodada no último domingo, recebeu o Flamengo no Mineirão, tomou o 1 a 0, buscou o empate e foi incompetente (ou acomodado) demais para virar a partida – porque o rubro-negro pediu pra tomar a virada, ah como pediu! A sensação que se tem, ao ouvir o técnico Mano Menezes em suas entrevistas depois de jogos como este contra o Flamengo é que, para ele – e, por tabela, seus comandados – o empate é sempre um bom resultado. Não importa se foi em casa ou fora: se empatou, tá ótimo. O Mengão, agradecido, segue no G-4.

Sem sofrer dos problemas crônicos de falta de elenco e departamento médico superlotado do Fluminense, o Cruzeiro não deverá ter problemas para escalar o time para o jogo de amanhã. Muito provavelmente, apesar dos retornos próximos de Arrascaeta, Manoel, Raniel e Ezequiel, a única mudança para a equipe que empatou no domingo deverá ser a entrada de Sassá no lugar de Rafael Sóbis – suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Se tivermos sorte, entra em campo também um pouco da boa e velha vontade de vencer e conquistar 3 pontos.

 

Nosso palpite

Por força das circunstâncias, ao Fluminense não resta outra opção que não seja jogar de modo defensivo. É o que Abel Braga consegue fazer com o material humano que tem à sua disposição. Vai ter que jogar fechadinho atrás tentando definir o jogo em um contra-ataque preciso – coisa que os times de Mano Menezes fazem com certa competência. Desta vez, porém, o Cruzeiro não poderá contar com Rafael Sóbis, peça fundamental no esquema de jogo da Raposa e responsável pela velocidade do time à frente.

Diante deste cenário, minha melhor aposta é um empate – que, muito provavelmente, será comemorado como vitória por Mano Menezes, mesmo sendo um resultado ruim para os dois times em sua busca pelo G-6.

 

Jogos da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Quarta-feira, 19 de julho

  • 19:30 – Vitória x Grêmio (Premiere, SporTV)
  • 19:30 – Santos x Chapecoense (Premiere)
  • 21:00 – Avaí x Corinthians (Premiere)
  • 21:00 – Ponte Preta x Coritiba (Premiere)
  • 21:45 – Flamengo x Palmeiras (Globo, Premiere)
  • 21:45 – São Paulo x Vasco (Globo, Premiere)
  • 21:45 – Atlético-MG x Bahia (Globo, Premiere)

Quinta-feira, 20 de julho

  • 19:30 – Fluminense x Cruzeiro (Premiere)
  • 20:00 – Sport x Atlético-GO (Premiere)
  • 21:00 – Atlético-PR x Botafogo (Premiere, SporTV)