Brasileirão Série A

Flamengo vai até Itaquera querendo acabar com a invencibilidade do Corinthians na 17ª rodada do Brasileirão

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Invicto há 31 jogos, o Corinthians recebe o Flamengo na Arena Itaquera neste domingo, a partir das 16 horas em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a equipe rubro-negra aquela que, finalmente, tomará 3 pontos do Timão e seguirá viva na briga pelo título de Campeão Brasileiro?

 

“Campeão” do primeiro turno

Depois de fazer um “treino de luxo” contra o Patriotas da Colômbia pela Copa Sul-Americana na última quarta-feira, o Corinthias vai a campo no domingo com força máxima para encarar o Flamengo dentro de casa. E, se tudo correr bem, confirmar o título simbólico de “campeão do primeiro turno” com duas rodadas de antecipação. Rodriguinho, Jô, Romero e Fágner, poupados do jogo no meio da semana em função de desgaste físico, estão confirmados. Jadson e Pablo, por outro lado, seguem fora e continuarão sendo substituídos por, respectivamente, Marquinhos Gabriel e Pedro Henrique. Giovanni Augusto, que atuou na quarta-feira, será opção no banco de reservas assim como o garoto Pedrinho, autor do segundo gol contra o Patriotas.

A casa estará cheia e a Fiel prepara a festa do “título” do primeiro turno.

 

Caçando o líder

Vencer o Corinthians neste domingo significa, para o Flamengo, diminuir de 12 para 9 pontos a diferença entre os dois times – o que seria ótimo para a equipe rubro-negra que, no início do Campeonato Brasileiro era, ao lado de Palmeiras e Atético-MG, candidato com folgas ao título.

A série de resultados ruins – o mais recente foi a derrota por 4 a 2 para o Santos na última quarta-feira pela Copa do Brasil – tem tirado o sossego do técnico Zé Ricardo. O Flamengo avançou às semifinais da Copa do Brasil, mesmo perdendo para o Santos, graças ao resultado do jogo de ida (2 a 0). Reconduzido ao gol do Mengão nesta partida, no lugar do hesitante Thiago, Muralha voltou a falhar em 2 dos 4 gols do Peixe. É praticamente certo que neste domingo o recém-contratado Diego Alves faça sua estreia e reforce a defesa do time que deverá ter Juan e Réver como titulares no miolo de zaga – Rodolpho segue fora tratando de uma lesão.

O reforço no gol ajuda, mas não resolve.

Campeão de empates no Brasileirão 2017 (foram 7 até o momento), o Flamengo pegará pela frente a melhor defesa da competição, precisando vencer e – obviamente – fazer gols. Uma tarefa bastante complicada que poderá ser simplificada com a presença em campo do meia Geuvânio e do atacante Thiago Ribeiro.

De todo modo, é chegado o momento do técnico Zé Ricardo parar de se apegar aos resultados medianos e a uma forma um pouco “engessada” de atuar e colocar o Flamengo para jogar com todo o seu potencial. Talvez isso não baste para vencer o Corinthians, mas sem dúvida ajudará em todos os demais jogos da equipe daqui pra frente.

 

Nosso palpite

Os dois times jogam de modo muito semelhante. O Flamengo tem muito mais talento individual do que o Corinthians que, por sua vez, faz do conjunto sua maior virtude. Apesar da provável estreia do goleiro Diego Alves, a defesa do Flamengo segue sendo seu maior problema: foram 13 gols sofridos até agora e a maioria nascida em erros de posicionamento e/ou recomposição – algo fatal quando se enfrenta um time que tem um contra-golpe eficiente como é o caso do Corinthians.

É evidente que o Timão ainda vai perder. Mas não acredito que será neste domingo. Muito provavelmente o duelo terminará empatado – para alegria do Grêmio, que terá a chance de buscar os 2 pontos de diferença perdidos na segunda-feira. Mas, não se surpreenda, porém, se o Corinthians terminar o jogo com uma sonora goleada por 1 a 0.

 

Caneladas ao vivo

Acompanhe, neste domingo, pelo twitter do Ganhador nossas Caneladas ao Vivo para este jogão entre Corinthians e Flamengo, à partir das 16 horas.

 

Jogos e a programação da TV para a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado – 29/07/2017

  • 16:00 – Botafogo x São Paulo – Engenhão (Premiere) – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Palmeiras x Avaí – Allianz Parque (Premiere) – Palpite: Palmeiras

Domingo – 30/07/2017

  • 11:00 – Chapecoense x Atlético-GO – Arena Condá (Premiere) – Palpite: Chapecoense
  • 16:00 – Corinthians x Flamengo – Arena Itaquera (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Coritiba x Atlético-MG – Couto Pereira (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Bahia x Sport – Arena Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: Sport
  • 16:00 – Ponte Preta x Fluminense – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Cruzeiro x Vitória – Mineirão (Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Grêmio x Santos – Arena do Grêmio (Premiere, SporTV) – Palpite: Grêmio

Segunda-feira – 31/07/2017

  • 20:00 – Vasco x Atlético-PR – Raulino de Oliveira (Premiere, SporTV) – Palpite: Vasco