Copa do Brasil

Flamengo tem tudo para abrir vantagem sobre o Cruzeiro na final da Copa do Brasil

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Chegou a hora! Tão importante quanto a taça em disputa está a possibilidade de salvar o ano de 2017. Esperava-se muito do elenco milionário do Flamengo que abocanhou apenas o desprestigiado Campeonato Carioca. O Cruzeiro nem o Estadual levou e fracassou nos demais torneios.  Que me desculpe o Flávio Soares, mas há mais motivos para se confiar nos meninos da Gávea do que nos da Toca da Raposa. Confira abaixo palpite, estatísticas e prognóstico.

 

Histórico

Este clássico nacional já foi disputado 90 vezes. A Raposa leva vantagem sobre o Urubu: 35 a 31, além de 24 empates.

Pela Copa do Brasil, foram oito embates, com duas vitórias para cada lado e quatro igualdades.

Os mineiros ostentam quatro troféus da competição em seu museu: 1993, 1996, 2000 e 2003. Os cariocas têm três: 1990, 2006 e 2013. Vale lembrar que a final de 2003 foi uma batalha entre os dois finalistas deste ano e o Cruzeiro prevaleceu: 1 a 1 e 3 a 1. Ambos foram vice-campeões em duas ocasiões.

 

Como chegaram até aqui?

O Cruzeiro debutou batendo o Volta Redonda por 2 a 1, no sul-fluminense. Na segunda fase, foi impiedoso com o São Francisco-PA: 6 a 0, no Mineirão. Na terceira eliminatória, os cruzeirenses ganharam do Murici duas vezes: 2 a 0 e 3 a 0. O desafio seguinte foi contra o São Paulo: 2 a 0 no Morumbi e perda da invencibilidade na capital mineira: 1 a 2. Nas oitavas de final, a Raposa resistiu à Chapecoense: 1 a 0 e 0 a 0. Nas quartas, o Azul foi melhor que o Verde: 3 a 3 e 1 a 1 com o Palmeiras. Nas semifinais, o Grêmio ficou pelo caminho: 0 a 1, 1 a 0 (3 a 2 nos pênaltis).

Por ter participado da Taça Libertadores da América, o Flamengo só estreou nas oitavas: 0 a 0 e 2 a 1 sobre o Atlético-GO. Depois, veio a suada vaga contra o Santos: 2 a 0 e 2 a 4. Na sequência, precisou ser melhor que o Botafogo: 0 a 0 e 1 a 0.

 

Isso aqui é Flamengo

Meeeeeeengôôôôôôôôôôôôôôôôôô!!!!!!! O Maracanã estará lotado. Se o Flávio estiver nas arquibancadas do outrora maior do mundo ficará com medo da força da torcida flamenguista, que foi capaz em muitos momentos históricos de levar planteis nem tão bons assim a grandes conquistas. Imagina quando temos um quadro bom! Serão mais de 60 mil vozes rubro-negras empurrando o Mengão.

O atacante da seleção peruana Guerrero está suspenso por causa do acúmulo de cartões amarelos. O treinador Reinaldo Rueda faz mistério na forma de como o ataque jogará. Quem será o substituto? Lucas Paquetá, Romulo ou Vinícius Junior? Mano Menezes deve estar confuso.

Focado na grande decisão em vez de perder tempo encarando o Londrina, da segunda divisão, a diretoria da Gávea conseguiu colocar Cuéllar, da seleção colombiana, no mesmo voo do escrete brasileiro para voltar correndo de Barranquilla, a fim de entrar em campo logo mais.

O departamento médico também foi eficiente e recuperou Willian Arão a tempo do primeiro capítulo da grande final.

Além de perder tempo com a Primeira Liga no domingo, sabe com o que o Cruzeiro se preocupa? Com as eleições de 02 de outubro! Os candidatos estão em plena campanha junto à torcida, sócios, atletas profissionais laureados e amadores. E o que dizer do craque Thiago Neves? Provando que tem “amor” na hora que beija o escudo da camisa, chegou à Cidade Maravilhosa antes dos companheiros para uma audiência na justiça do trabalho para cobrar direito de arena de 2013 do Flamengo, seu antigo empregador.

 

As possíveis escalações

Flamengo: Thiago; Rodinei, Réver, Juan e Pará; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Berrío, Romulo e Everton. Técnico: Reinaldo Rueda.

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson e Robinho; Élber, Thiago Neves e Alisson. Técnico: Mano Menezes.

 

Serviço

Não há mais ingressos disponíveis para a torcida rubro-negra. Todos os 49.090 foram adquiridos nos últimos dias. Deve ter entrado uma boa grana nos cofres da Gávea, já que os preços variavam entre R$ 80,00 e R$ 645,00.

A torcida do Cruzeiro ainda pode comprar os cerca de cinco mil destinados a ela.

A carga total de bilhetes é de 67.931, incluindo as 13.829 entradas gratuitas.

 

Palpite

O Flamengo abre vantagem nestes primeiros 90 minutos: Mengão 2 a 0 e a nação rubro-negra terá que conter a ansiedade por algumas semanas antes do título se concretizar. Torço para o Flávio não entrar em desespero. Afinal, é só uma partida…

 

Final da Copa do Brasil de 2017, jogo de ida

Quinta-feira, 07 de setembro

  • 21h45: Flamengo x Cruzeiro – palpite: Flamengo.