Brasileirão Série A

Flamengo recebe o Grêmio em duelo que vale a vice-liderança do Brasileirão 2017; veja nosso prognóstico para o duelo!

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

A Ilha do Urubu receberá amanhã, dia 13, a partir das 19:30, o duelo pela 13ª rodada que definirá quem seguirá o líder do Campeonato Brasileiro mais de perto. Com 32 pontos conquistados até agora, o Corinthians olha para o “retrovisor” e vê, neste momento, o Flamengo (23 pontos) e o Grêmio (22 pontos) em seu encalço.

Os cariocas estão passando por um momento melhor, com 4 vitórias seguidas pelo Brasileirão, enquanto que o time gaúcho oscilou para baixo e acumula 3 derrotas em série.

Precisando da vitória para não permitirem que o Corinthians dispare (ainda mais) na liderança, os dois gigantes do futebol nacional devem fazer um duelo memorável.

 

Flamengo forte em casa

Depois de 6 vitórias, 5 empates e 1 derrota, o Flamengo chega à 13ª rodada do Campeonato Brasileiro ocupando a vice-liderança, 9 pontos atrás do líder (que joga contra o Palmeiras logo mais, às 21:45, no Allianz Parque). Precisando do resultado para não ver a distância para o Corinthians ampliar, o rubro-negro aposta em seu recente bom retrospecto na Ilha do Urubu para garantir os 3 pontos: nos últimos 5 jogos como mandante foram 3 vitórias e 2 empates (11 pontos em 15 possíveis). Com um ataque que subiu de produção – e marcou gols em 8 dos últimos 10 jogos –, o Flamengo irá completo para a partida, exceto pela ausência do zagueiro Rodolpho que se lesionou no clássico contra o Vasco na rodada anterior. No mais, o time seguirá o mesmo, com Diego e Evérton Ribeiro cada vez mais entrosados – um perigo para a defesa do Grêmio que deu bobeira nas últimas 3 rodadas do Brasileirão.

 

Grêmio em queda?

O tricolor gaúcho vem mantendo seu bom rendimento na Copa do Brasil e na Libertadores, mas, nas últimas 3 rodadas do Campeonato Brasileiro, vacilou e não somou nenhum ponto. A queda de rendimento custou caro e uma diferença que era de apenas 1 ponto para o líder, chegou a 10 e lhe custou a vice-liderança da competição. Mais do que isso, a sequência ruim já começa a gerar a tradicional insatisfação e questionamentos sobre o (ótimo) trabalho do técnico Renato Gaúcho.

Como visitante, o Grêmio não possui um desempenho memorável: com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas fora de casa, a equipe somou apenas 10 pontos em 18 possíveis – uma média ruim. O ataque tem um desempenho semelhante ao do Flamengo, tendo marcado gols em 7 dos últimos 10 jogos disputados. A diferença é que a equipe gaúcha tem o melhor ataque do Brasileirão, com 23 gols marcados – os cariocas estão em terceiro com 19.

Dividindo sua atenção com a Copa do Brasil e a Libertadores – suas prioridades no ano – o Grêmio tem consciência de que uma derrota amanhã praticamente o coloca fora da briga pelo título e, certamente, irá para o duelo buscando apenas a vitória.

 

Prognóstico

Não será um jogo fácil para nenhum dos dois lados. Grêmio e Flamengo estão bem equilibrados em termos de desempenho e números. No papel, o Flamengo tem um time melhor e vem subindo de rendimento, mas, apesar de seguir conseguindo as vitórias que precisa, não mostra um futebol à altura de seu elenco. O Grêmio, por outro lado, com um plantel menos “estrelado” vinha jogando melhor até emendar esta série de 3 derrotas. Por saber da importância do jogo de amanhã, o tricolor deverá atuar com força máxima  e concentração total.

Pelos números dos dois times, o empate – com gols – é o resultado mais provável; mas se tiver que escolher e arriscar em um vencedor, o Grêmio tem mais chances de conseguir os 3 pontos.

NA TV: Premiere a partir das 21:45 (13/07/2017)