Copa do Brasil

Flamengo precisa de nova vitória sobre o Atlético-GO para se classificar na Copa do Brasil; confira o prognóstico

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

No último sábado (20), Rubro-Negro carioca goleou o Dragão pela segunda rodada do Brasileirão no mesmo palco do duelo desta quarta-feira; o jogo de ida, no Rio, terminou empatado em 0 a 0.

É hora de o Flamengo virar a chave mais uma vez. Depois de dar adeus à Libertadores, o Rubro-Negro da Gávea dispõe de três possibilidades de voltar à competição: conseguir a vaga via campeonato Brasileiro, onde os seis primeiros garantem classificação, ou com a conquista da Copa Sul-Americana ou da Copa do Brasil, competição em que os cariocas têm compromisso nesta quarta-feira (24), diante do Atlético-GO. Trata-se do duelo de volta pelas oitavas de final, que será realizado no estádio Serra Dourada, às 21h45 (horário de Brasília). Na primeira partida, disputada no Maracanã, as duas equipes ficaram no 0 a 0.

 

ATLÉTICO-GO X FLAMENGO

O futebol é um esporte surpreendente em que a lógica tem seus momentos de ausência. É inevitável citar que, hoje, poderemos ter uma reprise do que aconteceu no último sábado (20), quando as duas equipes mediram forças no mesmo estádio, em jogo do Campeonato Brasileiro, e o Fla goleou os donos da casa por 3 a 0, com gols de Leandro Damião, Everton e Rodinei. Mesmo local, quase os mesmos jogadores. Tudo leva a crer que os cariocas vencerão de novo, certo?

É impossível não atribuir o favoritismo aos comandados de Zé Ricardo. O Flamengo tem um ótimo elenco, um time que já vem entrosado desde o ano passado, quando lutou pelo título brasileiro até as últimas rodadas e, este ano, sagrou-se campeão carioca diante do Fluminense, atual líder da Série A do Brasileirão. Mas, mesmo com tanta pompa e circunstância, o Rubro-Negro consegue dar suas escorregadas – para a inconformidade de sua enorme torcida.

No ano passado, o time da Gávea foi eliminado da mesma Copa do Brasil, ainda na segunda fase, pelo Fortaleza, que disputaria a Série C do Campeonato Brasileiro naquele ano. Ainda em 2016, o clube carioca repetiu a dose em seu repertório de zebras inusitadas ao cair na Copa Sul-Americana diante do modesto Palestino do Chile. Já em 2017, veio a terceira desclassificação seguida na fase de grupos da Libertadores. Portanto, é sempre bom ficar atento quando o Fla tem grande favoritismo em competições de mata-mata, pois, em muitos casos, o improvável se faz presente.

 

FLAMENGO TEM PROBLEMAS PARA ESCALAR O TIME

Os cariocas vão em busca de mais uma vitória no Serra Dourada, mas encontram problemas de ordem médica. Com uma fratura na costela, o meia Gabriel está fora, assim como Everton, que apresenta um inchaço no tornozelo. O lateral-direito Rodinei, que está em grande fase, deve iniciar a partida no lugar do camisa 22. Já para a vaga de Gabriel, são duas as possibilidades que o técnico Zé Ricardo estuda: começar com Renê na lateral-esquerda e deslocar o peruano Trauco para o meio, ou a troca direta por Matheus Sávio ou Mancuello. A boa notícia é o retorno do artilheiro Paolo Guerrero, que se livrou das dores na coxa direita e tem escalação garantida hoje à noite.

Em relação ao Dragão, as baixas confirmadas são o volante André Castro e o centroavante Walter, que já defenderam outros times na Copa do Brasil – o meia Walterson e o atacante Júnior Viçosa serão os substitutos.

 

O QUE cada time precisa para se classificar

Como a primeira partida terminou empatada sem gols, qualquer um dos clubes que vença o duelo de logo mais ratifica a classificação para as quartas de final. Mas como não levou gols em casa, o Flamengo fica com a vaga em qualquer marcador igualado acima de 1 a 1.

 

ATLÉTICO-GO X FLAMENGO-RJ – Ficha técnica

Local: Estádio Serra Dourada – Goiânia (GO)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

ATLÉTICO-GO: Felipe, Eduardo, Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Marcão, Igor, Everaldo, Jorginho e Walterson; Júnior Viçosa.
Técnico: Marcelo Cabo

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco (Renê); Márcio Araújo, Willian Arão, Matheus Sávio (Mancuello), Ederson e Rodinei; Paolo Guerrero.
Técnico: Zé Ricardo

 

Palpite

O Flamengo tem tudo para confirmar a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Agora, resta saber se a pressão por evitar mais um vexame será motivadora ou negativa para o Rubro-Negro. Pois, sim, apesar de não existir uma crise no departamento de futebol, a diretoria do clube sabe que uma segunda eliminação seguida, e de forma precoce, em uma competição importante, pode causar um abalo no planejamento para 2017. Apesar dos temores, o Fla conseguirá passar pelo Atlético-GO.

 

Jogos da Copa do Brasil desta semana:

  • Quarta-feira, 24 de maio, 21:45 – Atlético-GO x Flamengo
  • Quarta-feira, 24 de maio, 21:45 – Paraná x Atlético-MG – Prognóstico aqui