Copa Sul-Americana

Flamengo entra em campo pela Sul-Americana para vencer a Chapecoense e superar vexames

Foto: AP Photo/Liliana Michelena

Rubro-negro tem grande chance apagar fiascos recentes

A Copa Sul-Americana define os últimos classificados para as quartas de final nesta semana e um dos destaques é confronto brasileiro entre Flamengo e Chapecoense. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15, direto da Ilha do Urubu. Como empataram na ida em 0 a 0, quem vencer este segundo jogo por qualquer placar avançará. O empate com gols classifica o time catarinense.

 

Vai ter que ser com medo mesmo

Se o torcedor do Flamengo estivesse dentro do filme “It: A coisa” certamente o palhaço Pennywise estaria fantasiado de torneio internacional. Para quem não sabe a história, o personagem criado por Stephen King se transforma no que as pessoas mais têm medo. A analogia funciona porque você pode ter certeza que 9 em cada 10 rubro-negros sentem calafrios toda vez que escutam que tem jogo da Copa Libertadores ou Sul-Americana.

Isso porque desde 2001, quando perdeu a final para o San Lorenzo, pela Mercosul, o time carioca coleciona fracassos. Foram 12 participações em competições continentais desde então e o máximo que conseguiu foi chegar nas quartas de final em duas ocasiões – sendo que a última há sete anos.

O problema é que as eliminações costumam ser de maneiras terríveis, como perder por 3 a 0 no Maracanã, levar a virada do Palestino ou até mesmo cair com gols nos acréscimos, como aconteceu na Libertadores deste ano.

Time mais forte

Deixando de lado os pesadelos e indo para o campo, não resta dúvidas da superioridade do Flamengo. Existe um abismo muito grande entre as duas equipes e isso foi visto no duelo do primeiro turno, quando o rubro-negro goleou por 5 a 1.

Além disso, os cariocas contam com muito mais opções para resolverem a partida no segundo tempo, mesmo sem Everton, lesionado. Tanto que o técnico Reinaldo Rueda pode se dar ao luxo de ter dúvidas de quem escalar na frente, se será Everton Ribeiro, Lucas Paquetá ou Vinicius Júnior.

A equipe entrará em campo mais tranquila também após a atuação segura contra o Sport, que encerrou a sequência de quatro jogos sem vencer. O triunfo por 2 a 0 marcou também o reencontro de Guerrero com as redes, pois não marcava desde 26 de julho, na derrota por 4 a 2 para o Santos.

Desta forma, por mais que o número de vexames seja considerável, o rubro-negro chega motivado e tem boas chances de fazer bonito desta vez e avançar para as quartas de final.

Vitória para dar moral

Apesar de ser uma zebra nesta quarta-feira, a Chapecoense entra em campo sabendo que o que conseguir no duelo será lucro. Com uma equipe montada com muita dificuldade, o clube não tem projeto de ser campeão nesta temporada, mas pode ganhar moral se conseguir avançar.

O triunfo para cima de um adversário forte faria não só com que os catarinenses ficassem a poucos jogos de um título como também poderia servir para empurrar o time na luta contra o rebaixamento pelo Brasileirão.

No entanto, para conseguir este feito, a Chape teria que estar em um dia muito inspirado na defesa, além de aproveitar bem os contra-ataques, o que não conseguiu em Santa Catarina.

Retrospecto de Flamengo x Chapecoense

As duas equipes se enfrentaram oito vezes ao longo da história. No geral, a vantagem é toda do clube rubro-negro, que ganhou cinco, empatou duas e perdeu apenas uma partida. Além disso, este único revés foi apenas no primeiro encontro, em agosto de 2014.

Prováveis escalações

A Chapecoense não contará com Reinaldo, que está suspenso, enquanto o Flamengo não terá Everton, lesionado.

Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan e Pará; Willian Arão, Cuéllar e Diego; Berrío, Everton Ribeiro e Guerrero

Chapecoense: Jandrei; Apodi, Douglas Grolli, Fabrício Bruno e Diego Renan; Canteros, Moisés e Seijas; Arthur, Wellington Paulista e Túlio de Melo.

 

Palpite

Mesmo diante de um passado recente de muitos vexames, é pouco provável que o Flamengo seja surpreendido pela Chapecoense em casa. Com uma defesa bem montada com o técnico Reinaldo Rueda, o rubro-negro deve vencer e avançar para a próxima fase.

Jogos da Sul-Americana 2017

Quarta-feira, 20 de setembro

  • 19:15 – Flamengo x Chapecoense. Palpite: Flamengo vence por 2 a 0
  • 19:15– Ponte Preta x Sport Recife. Palpite: Ponte Preta vence por 2 a 1
  • 16:00 – Racing x Corinthians. Palpite: Racing vence por 2 a 0

Quinta-feira, 21 de setembro

  • 19:15 – LDU de Quito x Fluminense. Palpite: LDU de Quito vence por 3 a 0