Copa Libertadores

Flamengo encara o San Lorenzo, valendo a liderança do Grupo 4 da Libertadores

foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Flamengo e San Lorenzo vão a campo nesta quarta-feira pela Copa Libertadores da América 2017. O duelo contra a equipe argentina, encerra a participação rubro-negra na fase de grupos. Em disputa, estão a liderança do grupo 4 e o privilégio de jogar em casa a partida de volta do mata-mata.

Na primeira rodada, o Flamengo goleou o time do Papa por 4 a 0 no Maracanã – e espera sair da casa do adversário com os três pontos e a liderança garantida. Mas não será fácil.

 

Flamengo

No último sábado, o Flamengo estreou no Campeonato Brasileiro enfrentando o Atlético Mineiro, no Maracanã, em um jogo bastante movimentado – digno de dois candidatos ao título. Os donos da casa saíram na frente ainda no primeiro tempo (gol de Matheus Sávio), mas cederam o empate no segundo tempo (gol de Elias após boa jogada de Fred).

Sem muito tempo para descanso depois do eletrizante embate, o time comandado pelo técnico Zé Ricardo já está na Argentina e realiza, na manhã desta quarta, o treino de reconhecimento do gramado no estádio Nuevo Gasómetro. A equipe, que faz uma campanha regular na Libertadores – com três vitórias e duas derrotas – chega à casa do adversário precisando apenas de um empate para se garantir na próxima fase da competição. A vitória lhe assegura o primeiro lugar do grupo. A derrota, por outro lado, deixará o Flamengo na espera de um resultado negativo do Atlético-PR. Já a vitória rubro-negra deixará o time paranaense precisando apenas de um empate contra a Universidad Catolica-CHI – que foi o “saco de pancadas” do grupo com apenas uma vitória (contra o Flamengo), dois empates e duas derrotas.

O rubro negro carioca depende apenas de si – e ainda pode ajudar a selar o destino do outro brasileiro no grupo. A equipe vai confiante para o jogo – muito em função da boa estréia no Brasileirão.

A grande novidade no Flamengo será a entrada do lateral-direito Rodinei no lugar do titular Pará, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Romulo, Gabriel e Mancuello, que não efrentaram o Atlético, voltam a ficar à disposição do treinador. Vinicius Júnior ainda não está inscrito na competição e fica fora da equipe, assim como Diego e Donatti que seguem aprimorando a parte física.

 

San Lorenzo

A equipe do San Lorenzo vem numa crescente tanto no Campeonato Argentino como na Libertadores. Mas, para o jogo de amanhã, o técnico Diego Aguirre poderá ficar sem dois de seus titulares: o volante Néstor Ortigoza (capitão do time) e o meio campo Bautista Merlini (destaque no último jogo contra o Atlético-PR). Ambos apresentaram problemas físicos e passarão por uma reavalição antes do jogo. Aguirre ainda não adiantou os prováveis substitutos, caso os dois titulares não possam ir à campo.

 

Prognóstico

As duas equipes vêm de boas atuações. O San Lorenzo está na segunda colocação do Campeonato Argentino e vem de uma vitória por 1 a 0 no clássico contra o Huracán, enquanto que o Flamengo empatou, em um jogo disputadíssimo, na abertura do Campeonato Brasileiro.

É correto afirmar que esta equipe do San Lorenzo é muito diferente daquela que perdeu por 4 a 0 para o Flamengo, na abertura do grupo. Dependendo apenas de si para seguir na competição, o time joga em casa e conta com o apoio da torcida para fazer o resultado que lhe favorece.

Meu palpite: San Lorenzo 1 x 0 Flamengo.