Brasileirão Série A

Flamengo e Ponte Preta querem e precisam dar a volta por cima! Confira o palpite para a 26ª rodada do Brasileirão

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Em jogo que fecha a 26ª rodada do Brasileirão 2017, Ponte Preta x Flamengo acontece na segunda-feira, às 20h00, no Majestoso.

Ponte Preta e Flamengo se enfrentam querendo dar respostas às suas torcidas, à imprensa, às diretorias e a si mesmos. O rubro-negro perdeu a Copa do Brasil nos pênaltis para o Cruzeiro, mas seu desempenho já vem caindo antes mesmo da decisão. Os alvinegros também sofrem com a instabilidade e adentraram na zona maldita. Quem vencer, ameniza a crise. Quem perder pode começar a inventar as desculpas. Confira abaixo estatísticas, palpites e prognósticos.

 

Histórico

Entre 1970 e 2017, aconteceram 26 encontros entre Ponte Preta e Flamengo reconhecidos pela CBF pela primeira divisão do Brasileirão. Ambos venceram sete vezes e tivemos doze empates. A vantagem paulista se dá no número de gols marcados: 26 a 22.

No turno, os flamenguistas prevaleceram: 2 a 0.

 

Ponte protesta contra violência da torcida

A Ponte Preta voltou do revés sofrido em Chapecó e desembarcou no aeroporto internacional de Viracopos sob forte e violento protesto de seus torcedores, o que gerou o repúdio por parte da comissão técnica, atletas e diretoria da agremiação. Essa insatisfação pode ser manifestada novamente hoje à noite, caso a equipe não demonstre raça e não parta para cima do Flamengo.

Foi a primeira semana de trabalho de Eduardo Baptista em seu novo escritório, pois ele havia chegado à Campinas às vésperas da viagem para o oeste de Santa Catarina. O profissional atacou de psicólogo e conversou muito com seus comandados, especialmente com Lucca, um dos alvos preferidos da massa.

Taticamente, ele ajustou o time, que passa a atuar no 4-1-4-1. Danilo Barcelos joga no meio, Emerson Sheik aberto pela direita e Lucca fica centralizado. O novo “ponta-direita” está totalmente recuperado da lesão na coxa esquerda e ele disse não pensar em sua saída conturbada do Flamengo. Será que a “lei do ex” vai valer daqui a pouco?

Com a redução no preço dos ingressos, todos esperam casa cheia para pressionar os visitantes.

 

Flamengo busca sacudir a poeira

Quanto investimento o Flamengo fez em 2017! Quantos fracassos! E agora? Os títulos da Taça Libertadores da América, do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Primeira Liga já eram. Sobrou apenas a pouco prestigiada Copa Sul-Americana. O objetivo na Série A é garantir presença na Libertadores da próxima temporada, pois seis vagas são distribuídas através da liga. Será que o Urubu consegue? Por enquanto se agarra ao G-7 na sétima posição.

Para encarar a Ponte Preta, os da Gávea foram obrigados a liberar o colombiano Cuéllar e os peruanos Trauco e Guerrero, convocados por suas seleções. Em contrapartida, Diego Alves, Éverton Ribeiro, Geuvânio e Rhodolfo devem ganhar uma maior sequência de jogos, pois não vinham se apresentando seguidamente, pois não estavam inscritos na Copa do Brasil. Dois deles precisam mostrar serviço se quiserem ser lembrados por Tite novamente: Diego Alves e Éverton Ribeiro.

Os cartolas atenderam um pedido de Reinaldo Rueda e não liberaram Vinícius Júnior para a Copa do Mundo sub-17. O treinador irá com sua força máxima em busca não apenas do triunfo, mas também de calma, recuperação de autoestima e de espantar a crise. Mesmo assim, a nação se pergunta: como o Mengão reagirá após a perda da Copa do Brasil na quarta-feira?

 

Prováveis escalações

Ponte Preta: Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Jeferson; Elton; Emerson Sheik, Jádson, Wendel e Danilo Barcelos; Lucca. Técnico: Eduardo Baptista.

Flamengo: Diego Alves, Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Everton, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá. Técnico: Reinaldo Rueda.

 

Ingressos para o jogo

O preço dos ingressos reflete a encrenca na qual a Ponte Preta se meteu. Eles custam entre R$ 5,00 e R$ 10,00 e começaram a ser vendidos ontem.

 

Palpite

Acredito que ambos os quadros estejam motivados para melhorar os ambientes nos centros de treinamento esta semana. Será uma longa pausa até os compromissos seguintes por causa da data FIFA. Quem quer passar dez dias vivendo num ambiente ruim? Analisando peça por peça, a esquadra carioca é superior tecnicamente à campineira. Por isso, creio que Diego e companhia abocanham os três pontos: 2 a 0.

 

Resultados da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Sábado, 30 de setembro:

  • 16h00: Vasco da Gama 1×1 Chapecoense
  • 16h00: Bahia 1×1 Coritiba
  • 19h00: Palmeiras 0x1 Santos

Domingo, 01 de outubro:

  • 16h00: Botafogo 2×3 Vitória
  • 16h00: São Paulo 1×0 Sport
  • 16h00: Cruzeiro 1×1 Corinthians
  • 16h00: Grêmio 1×0 Fluminense
  • 16h00: Avaí 0x2 Atlético-GO
  • 19h00: Atlético-PR 0x2 Atlético-MG

Segunda-feira, 02 de outubro:

  • 20h00: Ponte Preta x Flamengo – palpite: Flamengo

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 55 – Campeão + Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Santos, 47 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Grêmio, 46 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Palmeiras, 43 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Cruzeiro, 41 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  6. Botafogo, 40 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  7. Flamengo, 39 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  8. Atlético-PR, 34 – Copa Sul-Americana.
  9. Atlético-MG, 34 – Copa Sul-Americana.
  10. Vasco da Gama, 33 – Copa Sul-Americana.
  11. Vitória, 32 – Copa Sul-Americana.
  12. Chapecoense, 32 – Copa Sul-Americana.
  13. Bahia, 31 – Copa Sul-Americana.
  14. São Paulo, 31
  15. Fluminense, 31
  16. Sport Recife, 30
  17. Avaí, 30 – Série B.
  18. Ponte Preta, 28 – Série B.
  19. Coritiba, 28 – Série B.
  20. Atlético-GO, 25 – Série B.