Brasileirão Série A

Flamengo acredita que pode alcançar o Corinthians

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Rubro-negro tem elenco para ir longe em todas as competições.

A eliminação na Taça Libertadores da América foi dolorida. Nada melhor para curar a dor que a ação do tempo. O Flamengo se reinventou, trouxe novos jogadores, montou um grupo fortíssimo e vai com tudo para conquistar a Copa Sul-Americana, a Copa do Brasil, a Primeira Liga e, se o Corinthians der mole, o Brasileirão.

 

Nove pontos atrás na Série A

A queda na Libertadores trouxe sérias consequências ao departamento de futebol do Flamengo. A primeira delas foi a inédita conversa séria com o novato técnico Zé Ricardo. Se os resultados não aparecessem no Brasileirão, ele teria que sair.

A segunda das medidas foi consequência da venda milionária do jovem Vinícius Júnior para o Real Madrid. Com o cofre cheio, o rubro-negro conseguiu viabilizar as contratações de Rhodolfo, Éverton Ribeiro e Geuvânio. Desses, apenas o último ainda não estreou. Com as curas das lesões de Diego e Conca, o plantel rubro-negro passou a contar com muitos craques capazes de decidir um duelo. Além deles, o Mengão conta com o ótimo momento físico e técnico de Guerrero, Réver e Trauco. O problema no gol foi estancado com a barração de Muralha. O juvenil Thiago assumiu a camisa um.

A terceira foi a conclusão das obras de ampliação do estádio Luso-Brasileiro, que pertence à simpática Associação Atlética Portuguesa. A arena arrendada pela agremiação da Gávea tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas e se transformou num grande aliado do time na arrancada após o trauma da Libertadores. É na Ilha do Governador que o Flamengo tem 100% de aproveitamento e já venceu grandes oponentes, como Santos e São Paulo.

A nação rubro-negra deve se perguntar se tudo isso não foi feito tardiamente, já que o Corinthians abriu nove pontos de margem no certame. Os flamenguistas mais pessimistas dirão que sim. Os mais otimistas dirão que não. Teremos ainda dois confrontos diretos entre as duas maiores torcidas do Brasil. Se os cariocas ganharem as duas, terão tirado dois terços desta boa vantagem paulista. Além do mais, é improvável que o Timão vença todos os demais concorrentes do Brasileirão até o final. Suspensões por cartões amarelos e vermelhos, a administração do desgaste físico com outras competições e não perder ninguém machucado poderão ser decisivos. O Campeonato Brasileiro é longo e restam ainda 26 rodadas (78 pontos) para serem disputadas.

 

Classificação bem encaminhada na Copa Sul-Americana

Depois de golear o Palestino por 5 a 2 em Santiago, tudo indica que o Flamengo se classificará para a terceira fase do torneio continental. A nação rubro-negra ainda pode ficar com um pé atrás depois dos últimos desastres nas competições internacionais, inclusive o revés de 2016 diante do mesmo quadro chileno. Mas será que o Urubu perderá por 4 a 0 no Luso-Brasileiro? Acho que não. Passando, o próximo rival sairá do cruzamento entre Defensa y Justicia e Chapecoense.

 

Em vantagem na Copa do Brasil

Em casa, o Flamengo bateu o Santos por 2 a 0 e abriu uma boa margem de gols para avançar às semifinais da Copa do Brasil. Caso, se classifique, o Mengão encarará Atlético-MG ou Botafogo nas semifinais. Porém, não se pode comemorar antecipadamente, pois a partida de volta está confirmada para o alçapão da Vila Belmiro, onde dificilmente o rubro-negro se sai bem. O elenco do Santos é bom e ocupa o quarto lugar da Série A. Se os cariocas marcarem um gol na estrada, forçará o Peixe a fazer quatro.

 

Flamengo Encara Paraná na Primeira Liga

Pouca gente lembra, outros nem se importam, mas o Flamengo disputará contra o Paraná uma vaga nas semifinais da Primeira Liga, competição que foi desvalorizada pelos participantes que abusaram de escalar seus reservas. Na primeira fase, o Urubu ficou em primeiro na chave que tinha América-MG, Ceará e Grêmio. O mata-mata contra os paranistas ainda não têm data nem local definidos. Se passar, o rival da semifinal será Cruzeiro ou Grêmio.

 

Futuro garantido

O Flamengo arrendou seu prédio localizado no Morro da Viúva à RJZ Cyrela. Com este dinheiro, a instituição decidiu investir na segunda etapa de construção do Centro de Treinamento Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Os profissionais e a base terão mais conforto para treinar lá e possivelmente, novos talentos serão lapidados e conservados de maneira mais satisfatória.

    

Basquete forte

O carro-chefe dos esportes olímpicos continuará a ser o basquetebol masculino adulto. A diretoria manteve para 2017/18 Humberto, JP Baptista, Marcelinho, Marquinhos, Olivinha e o dominicano Ronald Ramón, além do técnico José Neto. Despediram-se do mais querido Rafael Mineiro (foi para o Franca), Ricardo Fischer (acertou com o Bilbao) e o americano Hakeem Rollins. Em contrapartida, chegaram Arthur Pecos (ex-Paulistano) e o venezuelano David Cubillán (ex-Trotamundos).

Em outra frente, a Liga de Basquete Feminino convidou formalmente o Flamengo a integrar à entidade e participar da próxima LBF.